Código sem sql

Boa tarde,

http://www.guj.com.br/article.show.logic?id=115

Eu estava dando uma olhada nesse artigo citado acima e resolvi implementa no meu código.
Porém estou com algumas dúvidas relacionadas ao arquivo *.txt.

Como seria esse arquivo??

Pelo que eu entendi eu usaria isso

clientes.selectByPhone=select * from clientes where telefone = ?

E para utilizar esse statement no meu código eu preciso usar uma constante.
Porém aonde declaro essa constante? Seria na minha classe de conexão?
Como essa eu seto o valor dessa constante para a statement citada acima?

Se alguém puder ajudar agradeço.

Você poderia usar um ENUM para isso. Não sei se essa é a melhor solução para remover SQL do seu código, mas se é isso que vc busca eu recomendo o seguinte.

Crie uma classe responsável por importar e manter em memória o arquivo .txt (dica o arquivo deveria se chamar *.properties e não *.txt)

Com essa classe em mãos vc pode criar um enum com se seguinte estrutura:


public enum SystemSqlEnum {

    SELECT_USER("SELECT_USER", getProperty("select_user"));

}

na sua classe vc só previsaria chamar esse enum e ele te retornaria a string com o seu SQL.

[quote=Giulliano]Você poderia usar um ENUM para isso. Não sei se essa é a melhor solução para remover SQL do seu código, mas se é isso que vc busca eu recomendo o seguinte.

Crie uma classe responsável por importar e manter em memória o arquivo .txt (dica o arquivo deveria se chamar *.properties e não *.txt)

Com essa classe em mãos vc pode criar um enum com se seguinte estrutura:


public enum SystemSqlEnum {

    SELECT_USER("SELECT_USER", getProperty("select_user"));

}

na sua classe vc só previsaria chamar esse enum e ele te retornaria a string com o seu SQL.
[/quote]

Vamos ver se eu entendi, já que nunca mexi com enum e não fazia a minima ideia do que era.
Google deu uma ajuda. Mas tenho minhas dúvidas.

A parte de criar a classe para gerenciar o arquivo é tranquilo. Nesse arquivo eu colocaria minhas PreparedStatements. Certo?
Crio o enum, e uma constante para cada statement que eu tenho no arquivo?

Na verdade eu estava pensando que no enum vc iria criar uma constante para cada instrução SQL que vc tiver.

Dessa maneira vc poderia até ter alguns Enuns de acordo com a tabela tipo EnunSqlUsuario, EnunSqlProduto, etc… cada qual com o seus respectivos selects, inserts, updates, deletes.

fiz um exemplo rápido do que eu sugeri pra vc.

Blz… valeu!!

Vou da uma estudada nisso ai. mas valeu mesmo a ajuda.