Senhores, eis a MP que recebi do JavaDreams
Aí eu pergunto: Corrigir respostas erradas é um problema? Indicar que algum comentário não se encaixa no contexto, é errado?
A gente já tem um monte de trolls e de pessoas que sequer se preocupam em fazer uma busca no google, imagina se deixarmos as respostas erradas e os comentários sem sentido passarem em branco.
Humildade é algo que, para mim, tem um sentido muito mais amplo e, inclui ficar calado quando não se vai responder corretamente e ter a ciência que se eu não sei, não irei responder. Apenas lerei, pesquisarei e aprenderei para, no futuro, responder com conhecimento de causa.
“Ah, drsmachado, é pecado não saber?” Não. Eu não manjo nada de vRaptor, mas nem por isso eu vou sair respondendo perguntas relacionadas a este assunto. Se eu não sei, fico na minha.
“Cada um é cada um”, sim. E por isso eu decidi expor esta mp.
Não gosto de frases feitas, frases de efeito, mas eu sou obrigado a colcar uma aqui para explanar o que quero dizer
De boas intenções, o inferno está cheio. E está.
Lembro quando eu comecei a responder no guj, via um tópico que considerava capaz, ia atrás de informação, pesquisava e, depois de testar, respondia. Errei algumas respostas? Com certeza. Dentro do processo científico, errar é parte do processo (DDD e TDD também tem o erro como parte do processo, não?).
Meu objetivo não é intimidar ninguém ao comentar “você errou”, nem colocar na fogueira com as bruxas. É alertar, é dizer “olha, isso aqui está errado”. Mas eu não serei um bonachão. Se eu quisesse ser cortes e cordial, seria político ou vendedor e não analista de sistemas (e teria nascido no Rio de Janeiro e não em Curitiba).
Quando um usuário demonstra falta de interesse em pesquisar eu sou, por vezes, irritadiço e até boçal demais. Eu sou de uma época em que pesquisar significava ir até a biblioteca, procurar por livros, ler os livros e interpretar o que o autor expunha ali. Hoje você encontra qualquer coisa fazendo uma busca na internet. E sem esforço. Basta ter vontade.
Quando um usuário fornece código pronto, respostas prontas, penso que essa pessoa não pretende ajudar. “Não de um peixe ao pescador, ensine-o a pescar”. Ensine a pensar, ensine o caminho para programar. Acrescente algo à alguém. Dê o caminho, não carregue alguém nas costas.
E se for comentar, coloque algo útil, que agregue. Não apenas “leia o livro tal” e, pior, não diga para baixar o pdf na internet. Há leis que regem isso. Sugira a compra do mesmo. É mais digno.
Então, senhores, é isto. Isto me incomoda muito no fórum. Isso é o que me desanima. E, por vezes, me pergunto, o que é que eu ainda faço aqui? Pois é, ainda não descobri.