Coisas que nerds precisam para amar seu emprego

60 respostas
D

Segue o link para todos lerem :slight_smile:

http://renata.org/post/coisas-que-nerds-precisam-para-amar-seu-emprego/

[]'s

60 Respostas

renatosilva

Quando eu sou contratada por uma empresa, eu não vou para lá simplesmente pelo dinheiro, eu quero fazer algo produtivo, algo de bom, quero fazer a diferença - e por isso eu nunca prestei concurso público, já que o perfil do funcionalismo público costuma ser bem diferente disso. Eu amo meus empregos e me orgulho disso.

Coitada, ela se orgulha de encher o bolso de algum gordo idiota que come a secretária, mas não acredita ser produtivo/bom/diferente trabalhar para a sociedade…

fsquadro

Muito bom o post dela,

Concordo que muitos dos pontos que ela coloca ali. Sobre o serviço público, não posso opinar se é melhor ou não do que trabalhar em empresa privada, pois não sou funcionário público.

Mas com certeza, para ser totalmente feliz, temos que amar o que fazemos, não importa se no setor público ou privado.

Luca

Olá

Gastei minha vida toda trabalhando com paixão e por paixão ou amizade. Larguei trabalhos bem remunerados por falta de paixão e fiquei em outros bem fraquinhos por que tinha paixão e amizade.

Se eu tivesse sido mais pragmático e pensasse do jeito da sua frase, hoje com certeza estaria melhor de vida. Mas precisava ter nascido assim descrente nas pessoas. Como acredito nelas, agir assim seria difícil para mim.

[]s
Luca

dreamspeaker

Não vi nada de “coitada” no post… meio utópico, um pouco exagerado, mas uma coisa ou outra eu me encaixo muito bem, como a questão do horário ou de trabalhar ouvindo musica.

Java_Vinicius_Machin

Ideologia… :roll: só.

Luca

Olá

Isto é ruim ou é bom?

O Cazuza já dizia: “Ideologia, Eu quero uma pra viver”

Eu acho que a gente na vida tem que ter o que acreditar. Entre minha ilusões está a de trabalhar por prazer naquilo que gosto. E eu acredito na moça.

[]s
Luca

Zeed01

Acho que todos nós queríamos poder acordar as 10 e chegar no trampo as 11 num dia, no outro, não… chegar as 8 e sair mais cedo, afinal é sexta !

Até o motorista de onibus gostaria disso !
Ops… se o motorista de onibus fizer isso na sexta, como vou chegar no trampo as 8 pra poder sair mais cedo ?!

Vocês notaram como todos os que opinaram no blog se auto-denominam “nerds” ?

Sinto informá-los, mas os sistemas funcionam também antes das 10, e portanto dão pau antes das 10… e tem que ter gente pra trabalhar nesse horário.

Todo mundo adora novos desafios !
Qual é ?! Quem gosta de ficar sempre com o mesmo sistema, saber o nome de todos os zilhões de campos de um BD, todas as classes de um sistema ?
No começo é legal… depois é um saco !
Mas alguém tem que fazer… opa, mas não eu ! Eu sou um nerd !
Eu sou como um oraculo… só me incomodem com questões de vida ou morte.

Bem vindos ao mundo real, nerds.

Rubem_Azenha

Zeed01:
Acho que todos nós queríamos poder acordar as 10 e chegar no trampo as 11 num dia, no outro, não… chegar as 8 e sair mais cedo, afinal é sexta !

Ops… se o motorista de onibus fizer isso na sexta, como vou chegar no trampo as 8 pra poder sair mais cedo ?!

Sinto informá-los, mas os sistemas funcionam também antes das 10, e portanto dão pau antes das 10… e tem que ter gente pra trabalhar nesse horário.

Qual é ?! Quem gosta de ficar sempre com o mesmo sistema, saber o nome de todos os zilhões de campos de um BD, todas as classes de um sistema ?

Bem vindos ao mundo real, nerds.

Pois é. Já vi uma critica dessa em um outro Blog. A maioria desses pontos se aplicam a qualquer tipo de profissional :slight_smile:

Zeed01

Todos querem ir pro céu, mas ninguém quer morrer.

dreamspeaker

Então ninguém pode querer mais nada de melhor na vida profissional, é isso?

Vamos todos nos conformar com nossas vidinhas, mesmo que só mais ou menos né, porque aí for a coisa tá dificil, não é verdade?

Bah… :?

Zeed01

Ninguem falou em se conformar.

Falei em encarar responsabilidades e descer do pedestal.

Tente montar uma empresa e contratar só pessoas como as que acharam o artigo maravilhoso, quanto tempo acha que vai durar ?

Não estou falando que discordo de tudo, acho que muita coisa ali é viavel sim ! Mais que viavel, é saudavel.

Mas tudo tem que ter limites.

Como disse, minha intenção não é criar atrito com ninguém, só não vi uma justificativa plausível para a maioria das coisas que foram ditas.

Na maioria das vezes as tais coisas melhores da vida só se consegue com muito suor, muito trabalho.

Sucesso é composto de 10% de inspiração e 90% de transpiração.

Mas parece que ninguem esta muito a fim de transpirar… afinal “por favor deixem o ar condicionado regulado para 22º”.

Java_Vinicius_Machin

Luca:
Olá

Isto é ruim ou é bom?

Ora, depende. :smiley: A subjacente acho plausível, apesar dos pesares.

ViniGodoy

Zeed01:
Ninguem falou em se conformar.
Falei em encarar responsabilidades e descer do pedestal.

Tente montar uma empresa e contratar só pessoas como as que acharam o artigo maravilhoso, quanto tempo acha que vai durar ?

Não estou falando que discordo de tudo, acho que muita coisa ali é viavel sim ! Mais que viavel, é saudavel.

Mas tudo tem que ter limites.

Como disse, minha intenção não é criar atrito com ninguém, só não vi uma justificativa plausível para a maioria das coisas que foram ditas.

Na maioria das vezes as tais coisas melhores da vida só se consegue com muito suor, muito trabalho.

Mas parece que ninguem esta muito a fim de transpirar… afinal “por favor deixem o ar condicionado regulado para 22º”.

Acho que você não captou o ponto. Ela está falando de Nerds, que gostam muito do que fazem, fazem bem e trabalham muito. Que não descansam enquanto não superam desafios. Ela não está falando de um time qualquer, de funcionários quaisquer.

Acho que times assim são extremamente produtivos, quando reconhecidos e valorizados. Mas, lógico, devem ser tratados a parte.

Eu sempre busquei meus empregos pelo gosto que tenho pela informática e pelo desafio. Dificilmente minha principal preocupação foi a remuneração e posso afirmar que uma boa remuneração virá por conseqüência.

Não achei nada do que ela postou utópico demais. Claro, um horário nucleo numa empresa vai ter sempre que existir e você nunca poderá ter um time só de pessoas isoladas no canto da sala, afinal uma equipe é sinérgica e pode produzir mais do que a soma dos indivíduos.

Mas o post dizia especialmente para respeitar as diferenças e valorizar o funcionário que ama o seu trabalho.

Agora, de onde você tirou com isso que ela não quer encarar responsabilidades? E que ela se pos num pedestal? Ou ainda, que pelo falo dela querer um ar-condicionado, ela não quer suar a camisa? Com os nerds, é justamente o contrário… Ponha um desafio nas mãos deles e eles vão resolve-lo. Vão pesquisar, vão correr atrás e não vão descansar enquanto isso não estiver pronto. Se as condições de trabalho para isso forem ideais, melhor.

Luca

Olá

Cara, cada dia gosto mais dos seus posts. E agora vejo que temos este atributo em comum.

[]s
Luca

josenaldo

Já trabalhei por causa de dinheiro, sem curti muito o trabalho. Foi o pior período de minha vida!

Aprendi a mesma lição que o Vinny: trabalhe com paixão e amor que dinheiro é consequência. E ainda bem que aprendi isso antes dos 30.

Não acho que ela seja uma coitada. Muito pelo contrário! Essa visão “todo patrão é um sugador/fdp/só-quer-dinheiro-nada-mais e eu tenho que trabalhar o mínimo possível para guanhar o meu salário” é um tanto antiquada. Pra não dizer que hoje é um tiro no próprio pé.

Quer crescer na vida e ganhar tanto dinheiro quanto seu patrão-gordo? Trabalhe tanto quanto ele trabalhou pra chegar onde chegou! Se esforce! Duvido que ele ficava só reclamando do chefe dele. Se chegou onde chegou, FEZ para mostrar que mereceu.

Problema para a empresa que lida com geeks não é o cara chegar tarde. É o cara não querer ir embora. Já trabalhei com muitos assim. Eu mesmo sou assim… QUando o cara é geek, se pudesse, teria acesso à empresa 24x7!

Amigo, pra ser geek, o cara tem que AMAR encarar novas responsabilidades…

O Google ainda tá durando e crescendo muito!

Geek trabalha muito. Mais que a maioria. Não é a toa que ganham fama de não ter vida social…

E o ar condicionado é só pra resfriar quem está a 110%… rsrsrs

Eu sou dessas pessoas que buscam o trabalho pelo amor e paixão que tenho por ele. Claro que quero comer. E quero conforto. Mas quero mais que isso! Quero sim, poder fazer alfgo de útil, de novo, de bom. Qu3ero poder trabalhar sempre que quiser, mesmo que isso signifique uma jornada de 40 horas de trabalho initerrupta (de vez em quando q não sou de ferro :P). Amo o que faço. E mesmo não ganhando tão bem (ainda!), sou muito feliz.

Conforto e grana sobrando? Isso qualquer um pode ganhar. Fazer o que gosta e ainda ganhar bem? Não é pra todo mundo não… Portanto, agradeçam a Deus caros colegas. Somos um grupo de abençoados.

renatosilva

Compre batom, compre batom, compre batom…

paulovittor23

Concordo com o post, pequenas mudanças de atitude da empresa podem trazer grandes benefícios para ela mesma. Eu particularmente não consigo trabalhar sem escutar música, mesmo pq o barulho dos telefones tocando tira o seu foco facilmente.

Quanto a discussão da remuneração:

Não é o $$ que estimula vc a ficar remoendo e buscando a solução de um problema depois de um dia massante de trabalho e faculdade, mas sim a paixão pelo que vc faz e pelo desafio que isto te proporciona. Não conheço ninguém que seje realmente bom no que faz além daqueles que trabalham por amor ao que fazem.

[]s

cassio

Eu DEFINITAVAMENTE acredito que dinheiro deve ficar em segundo plano na hora de arrumar um emprego. Isso pode parecer hipocrisia ou falso moralismo para muita gente, mas é assim que eu enxergo.
Até 2003 trabalhei como técnico em eletroeletrônica, mais precisamente metrologia nesta área. Ganhava bem, sim senhor. Mas eu simplesmente odiava fazer aquilo. No começo era legal, mas depois se tornou um verdadeiro saco. Pior que isso era ter que ficar viajando e nunca ter hora pra chegar em casa. Resultado: Tive que trancar minha faculdade no inicio do segundo ano, adeus aulas de programação e tudo mais… E era a faculdade o que eu mais gostava, era programar que eu queria.
A solução? Simples: “Posso viver com metade do que ganho hoje?”
Resposta: “Sim, pode”.
Chutei o trabalho, arrumei outra coisa onde realmente ganhava a metade mas consegui voltar pra faculdade. Foi a melhor coisa que fiz na vida. Pouco tempo depois larguei esse trabalho também para conseguir trabalhar como programador. E aqui estou eu. Não fico mais contando os minutos para ir embora. Não xingo a mãe de quem-inventou-essa-porcaria toda vez que preciso trabalhar. Consigo unir meu trabalho com as coisas que leio por prazer e como resultado me torno um profissional melhor a cada dia. E o dinheiro nesta história toda, onde fica? Bom, posso dizer que atualmente ganho beeemm mais do que ganhava quando mudei para aquele “emprego que me pagava a metade…”
Sucesso é você quem faz. Ninguém consegue ter todo sucesso que almeja sem fazer aquilo que gosta. Pelo menos não sem alcançar também trocentos problemas de saúde e se torna um traste de pessoa, completamente frustrado.
Prefiro ser feliz.

Bani

Estou passando por um momento da minha vida de decidir o que vou fazer a seguir (de novo) e gostaria da opinião de vocês:

Vocês trabalhariam com algo que gostam usando uma tecnologia que não gostam?

Por exemplo, no meu caso, eu gosto de recuperação de informação, mas as oportunidades que vão surgindo não são com Java, e sim com Perl, C++… Quanto a Perl eu ainda estou na dúvida se gosto ou não, mas C++ a cada dia que passa eu gosto menos…

Então se a idéia da coisa a ser programada é legal, mas a ferramenta usada um saco, vale a pena?

ViniGodoy

Só se não tivesse outra alternativa… e não pararia de olhar emprego por causa disso.

Engraçado que comigo ocorre justamente o contrario… quanto mais eu conheço o C++, mais eu gosto dele. Estou me conçando para comprar o Effective C++.

cassio

ViniGodoy:
Só se não tivesse outra alternativa… e não pararia de olhar emprego por causa disso.

Engraçado que comigo ocorre justamente o contrario… quanto mais eu conheço o C++, mais eu gosto dele. Estou me conçando para comprar o Effective C++.

Eu atualmente programo bastante em C++, mas usando Qt (que é legal) e fazendo cadastros (que nao é muito legal…) Queria poder usar C++ em coisas mais divertidas, gosto bastante da linguagem. Na verdade, aprendi C++ antes de aprender Java.

Luca

Olá

É natural que a área de recuperação de informações use Perl até mesmo pelo nome da linguagem. Já C++ acredito ser devido a ser um tema melhor desenvolvido no ambiente acadêmico onde o C++ tem muitos e bons adeptos.

É difícil aconselhar neste caso. Mas chutando alto eu diria para você se concentrar nos algoritmos. Programe-os em qualquer linguagem como prova de conceito e depois transponha para Java para se integrar a outros domínios mais comuns nas empresas.

Ruby também não seria uma boa opção para recuperação de informações?

[]s
Luca

ViniGodoy

Eu estou usando para programar jogos com a SDL, o que é muito legal. Mas a uns tempos atrás já estava vendo coisas sobre a STL, Smart Pointers e outras coisas interessantes.

Eu também programei C++ por dois anos antes de vir para o Java. Mas agora estou consciente de que eu programa C++ no estilo do C, e deixava de lado ótimos recursos como o static_cast, uso (e abuso) de const (no lugar de define), const (para métodos que não devem alterar o estado do objeto), const (para valores de retorno) e const (para atributos imutáveis). :smiley:

Bani

O problema maior não são os algoritmos. Esses realmente tanto faz fazer em Java ou C++. O problema é que se eu for trabalhar na área terei que fazer mais do que algoritmos. Vou ter que fazer sistemas inteiros em que o algoritmo é só um pequeno pedacinho… E aí o que acontece é que vou depender das libs dessas outras linguagens. E, na minha opinião, as libs de C++ são tristes… no momento estou aqui programando usando libcurl pra pegar as páginas e pthread para ficar multithread e estou ficando com muita saudade de Java, javadoc, etc…

Rubem_Azenha

Bani:
Estou passando por um momento da minha vida de decidir o que vou fazer a seguir (de novo) e gostaria da opinião de vocês:

Vocês trabalhariam com algo que gostam usando uma tecnologia que não gostam?

Por exemplo, no meu caso, eu gosto de recuperação de informação, mas as oportunidades que vão surgindo não são com Java, e sim com Perl, C++… Quanto a Perl eu ainda estou na dúvida se gosto ou não, mas C++ a cada dia que passa eu gosto menos…

Então se a idéia da coisa a ser programada é legal, mas a ferramenta usada um saco, vale a pena?

Do que você mais gosta, do tipo de sistema que esta fazendo ou de Java? :slight_smile:

Bani

microfilo:

Do que você mais gosta, do tipo de sistema que esta fazendo ou de Java? :)

Do tipo, sem dúdiva, mas a questão é que as libs de C++ são um desgosto total que anulam meu gosto pelo o que estou fazendo.

L

Quem leu a frase e não conseguiu lembrar da voz do cazuza no refrão?

L

cassio:
Eu DEFINITAVAMENTE acredito que dinheiro deve ficar em segundo plano na hora de arrumar um emprego.
Isso pode parecer hipocrisia ou falso moralismo para muita gente, mas é assim que eu enxergo.

Arranje um trabalho voluntário então, de preferência, vá da aula a pessoas carentes, que precisam de inclusão digital.

L

Só para fechar, divida por idade, tipo 0 a 2 anos de área, 2 a 4 anos de área, 5 a 10 anos de área.
E veja o que as pessoas pensam em trocar de emprego.
Trabalho numa empresa (não vou citar nome, mas tem cara que venderia seu corpo para falar que trabalha aqui), e foi feito uma pesquisa na ginástica laboral e perguntaram que profissão vc queria ter. Ninguém respondeu TI…

ViniGodoy

Segundo plano não significa último plano… Eu concordo com ele, satisfação em primeiro lugar, dinheiro em segundo.

dreamspeaker

O que eu lembrei foi das vozes malditas daqueles bichinhos malditos que sua assinatura fazem referência! Se eu encontrar um dublador desses na frente eu não respondo por mim!!! :stuck_out_tongue:

(coisa de quem convive com criancinha que já viu muito, mas MUITO backyardigans)

Quanto a pergunta da Vanessa, eu daria preferência a a área que eu gosto, mesmo a tecnologia sendo chata.

Kenobi

Bom, acho que precisamos tentar concliliar prazer com remuneração, afinal o mercado está com muitas possibilidades.

Trabalhar em projetos interessantes, como Web 2.0 (para mim), poderia ser motivação adicional ao trabalhar com aplicações para o mercado financeiro, mas se a diferença for muito alta, não dá pra apenas me satisfazer.

A realidade é mais dura, há contas, padrão de vida, em fim responsabilidades !!

Acho que os nerds como nós precisam aprender é negociar o seu valor, pois há muitas empresas que nos contratam com baixa remuneração exatamente por essa falha da grande maioria e isso não tem haver com paixão-motivação.

cassio

Eu estou usando para programar jogos com a SDL, o que é muito legal. Mas a uns tempos atrás já estava vendo coisas sobre a STL, Smart Pointers e outras coisas interessantes.

Eu também programei C++ por dois anos antes de vir para o Java. Mas agora estou consciente de que eu programa C++ no estilo do C, e deixava de lado ótimos recursos como o static_cast, uso (e abuso) de const (no lugar de define), const (para métodos que não devem alterar o estado do objeto), const (para valores de retorno) e const (para atributos imutáveis). :D

Eu comecei a ver STL até que cedo mas onde mais usei foi pra ficar resolvendo problemas da maratona de programação… hehe
Smart Pointers nunca usei.
Eu acho que também programava errado em C++, não usava OO pra valer, acho que isso eu só entendi direito depois do Java mesmo. Agora quando programo algo em C++ sai muito melhor do que antes do Java…
Eu acho que vou começar a programar jogos também, atualmente é um dos poucos lugares que vejo que dá para aplicar algoritmos mais complexos ao invés de ficar só aprendendo framework…

cassio

luidhi:
cassio:
Eu DEFINITAVAMENTE acredito que dinheiro deve ficar em segundo plano na hora de arrumar um emprego.
Isso pode parecer hipocrisia ou falso moralismo para muita gente, mas é assim que eu enxergo.

Arranje um trabalho voluntário então, de preferência, vá da aula a pessoas carentes, que precisam de inclusão digital.

Já fiz muito isso. Só não faço mais agora porque tenho que ficar viajando para trabalhar e não sobra tempo nem pra faculdade.
Não quis dizer que não gosto de dinheiro, disse apenas que posso equilibrar as coisas. Definitivamente não quero ter que falar que não quero trabalhar mais com computação como o pessoal do seu trabalho… De que adianta a empresa ser tão bem vista quanto você diz que é se as pessoas parecem que não felizes fazendo o que fazem? Esse é o típico problema de inversão de valores…

ViniGodoy

cassio:

Eu comecei a ver STL até que cedo mas onde mais usei foi pra ficar resolvendo problemas da maratona de programação… hehe

Eu estava falando de SDL, com “D”. Não sei se você achou que era um erro tipográfico, mas não era. É a Simple DirectMedia Layer. É uma framework simples para manipulação de mídia e imagens no C++. :slight_smile:

É com ela que estou fazendo os primeiros jogos, em 2D.

cassio:

Eu acho que vou começar a programar jogos também, atualmente é um dos poucos lugares que vejo que dá para aplicar algoritmos mais complexos ao invés de ficar só aprendendo framework…

Que legal! Teremos mais um desenvolvedor de jogos no GUJ! Aqui em Curitiba tem uma pós no assunto, que é a que estou fazendo. Se você realmente quiser seguir carreira, dá uma olhada no site do Unicenp, que é a faculdade que promove a pós. :slight_smile:

O que você falou é real. Embora existam frameworks como a Ogre, boa parte do trabalho ainda é do programador. E tem muita matemática e física envolvida também. Se você gosta desse tipo de coisa, vá fundo! Se você gosta de algoritmos de altíssima performance, vai se interessar pela parte do vídeo, onde só o C++ mesmo para atingir performances até o último bit da máquina.

A pós cobre, entre outras coisas, a linguagem de script LUA, que é usado nos jogos da Lucasarts e é desenvolvida no Brasil.

cassio

ViniGodoy:
cassio:

Eu estava falando de SDL, com “D”. Não sei se você achou que era um erro tipográfico, mas não era. É a Simple DirectMedia Layer. É uma framework simples para manipulação de mídia e imagens no C++. :slight_smile:

É com ela que estou fazendo os primeiros jogos, em 2D.

cassio:

Que legal! Teremos mais um desenvolvedor de jogos no GUJ! Aqui em Curitiba tem uma pós no assunto, que é a que estou fazendo. Se você realmente quiser seguir carreira, dá uma olhada no site do Unicenp, que é a faculdade que promove a pós. :slight_smile:

O que você falou é real. Embora existam frameworks como a Ogre, boa parte do trabalho ainda é do programador. E tem muita matemática e física envolvida também. Se você gosta desse tipo de coisa, vá fundo! Se você gosta de algoritmos de altíssima performance, vai se interessar pela parte do vídeo, onde só o C++ mesmo para atingir performances até o último bit da máquina.

A pós cobre, entre outras coisas, a linguagem de script LUA, que é usado nos jogos da Lucasarts e é desenvolvida no Brasil.

Olá Vinicius,

Na verdade não achei que fosse um erro tipográfico, o problema foi a pressa ao ler e o fato de não conhecer a SDL. Resultado: Realmetne pensei ter lido STL. Me desculpe!

O SDL roda em que plataforma? Pergunto porque sei que em C++ sempre existem “alguns” problemas de portabilidade…
Eu gosto bastante de matemática e física, acho que só assim mesmo para aguentar o curso de Computação Científica, onde vejo 70% de matemática e 30 % de computação…

Realmente acho a área de jogos bastante atraente. O que me falta é tempo mesmo. Vamos ver se terminando esse ano e meu TCC passa a me sobrar mais tempo.

De qualquer forma muito obrigado pelas dicas! Vou dar uma olhada no site da Unicenf :slight_smile:

ViniGodoy

A SDL roda em diversas plataformas, entre elas o Windows e Linux. Dá uma conferida no site:
http://www.libsdl.org/

Nem estresse quanto à confusão, no começo eu também lia errado. Além do que, os Smart Pointers que comentei ali em cima são assuntos da STL, não da SDL.

O site do Unicenp é:
http://www.unicenp.edu.br/

O curso da pós chama-se Desenvolvimento de Jogos de Computadores e tem duração de um ano e meio. As aulas são a cada 14 dias, aos sábados, o dia inteiro. Dessa forma, fica próximo para quem mora longe (tenho colegas de Ribeirão Preto).

O legal é que não é uma daquelas pós matadas. Tem bastante trabalho. Afinal, só assim que se aprende.

clodoaldoaleixo

Quanta besteira, por isso quando vou a entrevistas de emprego, choram para me pagar 40 reais a hora.

Tem gente que trabalha quase de graça pq ama Programar(fala sério quem ama programar???)…isso só “FODE” com os profissionais, que se matam para se especializar.

OBS.: Não sou “Nerd”, sou um profissional de Informática.

cassio

clodoaldoaleixo:
Quanta besteira, por isso quando vou a entrevistas de emprego, choram para me pagar 40 reais a hora.

Tem gente que trabalha quase de graça pq ama Programar(fala sério quem ama programar???)…isso só “FODE” com os profissionais, que se matam para se especializar.

Na moral cara, pouco me “F**O” para quanto choram para te pagar. Sim eu gosto de programar. E aposto que amando programar e trabalhando com isso, devo ser MUITO mais feliz que você :slight_smile:

dreamspeaker

Pois é, talvez eles (os empregadores) tenham razão…

ViniGodoy

clodoaldoaleixo:

Eu amo programar.
E por isso, me especializo. Pessoas que gostam do que fazem procuram se informar, se especializar e sabem o quanto valem. Um nerd pode não priorizar o salário, mas ninguém inteligente o suficiente também vai querer ganhar pouco. E, quando se opta por um emprego que paga menos, é por melhores condições de trabalho que, embora não seja em dinheiro, também representam um investimento.

Acho mais provável que quem desvalorize a área seja quem não é lá muito fã da profissão e trabalha por dinheiro, unica e exclusivamente. Pode parecer um paradoxo, mas esse cara, no aperto, não está interessado se o emprego é bom ou não. Só quer garantir o pão de cada dia e pronto. Esse profissional não encara nenhum tipo de curso de extensão. muitas vezes se desatualiza e continua lá, inchando o mercado, se dizendo com “x anos de experiência” e, por consequencia, permanece fazendo um serviço ruim e cobrando o que vale: pouco.

Outro fator que derruba nosso salário é a falta de consciência que um pequeno administrador tem na hora de contratar um profissional, ou na hora de tentar mante-lo. Talvez isso até seja por nossa própria culpa.

Agora, os testes de seleção de grandes empresas, por mais que apresentem falhas, tentam encontrar profissionais motivados, que gostem da profissão e cuja qualidade não se meça apenas pelos anos que ele diz ter de experiência. Inclusive, um dos itens da avaliação de desempenho daqui é esse. Se você tem projetos pessoais e trabalha em casa neles, ponto para você. Não é o único item, mas mostra que a empresa valoriza o profissional que ama o que faz.

Luca

Olá

Só para marcar posição…

Sempre que eu entrevistava um candidato, se percebia que buscava vaga na empresa para trabalhar gostando do que faz, ele já ganhava ponto comigo.

Quando eu desconfiava que o cara era do tipo “Profissional” como foi dito anteriormente, eu já descartava o candidato imediatamente. Acho até erro tático alguém confessar publicamente em um forum de mais de 20 mil pessoas que pensa assim.

Fazendo um paralelo, eu não acho que o jogador de futebol deva beijar o escudo do time. Mas tem que jogar com amor pelo que faz.

Nem por isto acho que não deva ser bem remunerado. Acho que as relações devem ser bem profissionais. Se cara trabalha com prazer, ele além de fazer seu serviço, provavelmente melhora o ambiente da empresa.

[]s
Luca

pcalcado

Este fórum é público e da última vez que consultei este era um país livre, então vamos tentar argumentar em vez de desdenhar os comentários dos colegas. Você tem o direito de argumentar o que quiser, desde que com respeito pelos colegas e suas opiniões.

Considere esse um aviso da moderação.

F

Um tanto quanto contraditório… Se vc se especializa, não quer programar e só quer ganhar, ainda bem que tem gente que não liga se não ganhar muito, só quer programar e não se especializa, aí só deve sobrar as “vagas boas” para vc…

L

O que eu lembrei foi das vozes malditas daqueles bichinhos malditos que sua assinatura fazem referência! Se eu encontrar um dublador desses na frente eu não respondo por mim!!! :stuck_out_tongue:

(coisa de quem convive com criancinha que já viu muito, mas MUITO backyardigans)

Quanto a pergunta da Vanessa, eu daria preferência a a área que eu gosto, mesmo a tecnologia sendo chata.

Temos o mesmo problema… fluuuutuuuuuaaaarrrr !!! hahahahaha…

Luiz_Aguiar

http://renata.org/sobre/:

Odeio cerveja, Ice Tea de pêssego, PESSOAS, ASP, Windows, arroz, Motorola, chocolate branco, meia-calça e salto anabela.

Isso explica muita coisa.

R

Agora fiquei curioso, como se chama essa casa de tolerância ? (já que tem quem venda o corpo pra trabalhar lá)

:lol:

E

Acho complicado demais esse tópico.

Eu gosto de trabalhar + também gosto de dinheiro, não gosto de regras, sigo as regras porque preciso de dinheiro, mais gostaria de trabalhar sem seguir as regras… Enfim… muito complicado…

O fato, e que existem pessoas sendo treinadas para tirar proveito de cada duvida de temos nesse sentido, trabalhar por gosto ou por dinheiro? Dinheiro e realmente é importante? Quem aqui já não ouviu (você esta entrando em uma grande empresa, usamos as melhores tecnologias e somos os melhores).

Isso não e a toa, parte eles pagam com dinheiro, outra parte com ego, seja lá qual for o caso, se isso for importante pra você blz.

A pergunta que devemos fazer é:
neste momento da minha vida, o que eu mais preciso de ego? Ou de dinheiro? Faça as contas e pegue o emprego que se encaixa com o seu perfil atual.

De um lado temos a sociedade dizendo compre, compre, compre, pra comprar precisamos de dinheiro…

De outro temos as empresas, ame o seu trabalho, ame a empresa e seja “ético”.

Todos os dias eu me pergunto, qual o equilíbrio? Como fazer as coisas por amor e não ser explorado, quando pedir mais? Quando pedir menos?

Bom, por isso, um dia de cada vez, cada situação e um novo desafio…

D

A intenção do post foi apenas descontrair um pouco, mas eu havia esquecido que tem pessoas que levam a ferro e fogo o que se posta aqui e procuram sempre se apegar em detalhes do tipo eu trabalho por dinheiro ou eu trabalho por paixão e começam com lições de moral para defender o ponto de vista de seu mundinho.

Li quase todos os posts e gostei dos posts do Luca, ViniGody e luidhi. Mas também gostei de um post do clodoaldoaleixo onde ele falou sobre a paixão e aceitar salários baixos.

Eu realmente gostaria de saber até onde vai essa ‘verdade’ toda que o pessoal daqui defende…

Luiz_Aguiar

Agora fiquei curioso, como se chama essa casa de tolerância ? (já que tem quem venda o corpo pra trabalhar lá)
Ele trabalha numa consultoria que tem muitas programadoras aqui em sampa, chama Bahamas.

L

Porque não revisa o texto???

L

Ele trabalha numa consultoria que tem muitas programadoras aqui em sampa, chama Bahamas.
É mais ou menos isso… As pessoas trabalham por dinheiro, tem que ouvir besteira do cliente que só quer te f… e ainda dar sorriso, quando atende um cliente já vem outro desesperado e ainda querem que você tenha boa aparência…

L

Como acreditar em uma pessoa que não gosta de cerveja :expressionless:
hehe brincadeira :slight_smile:

L

better:
hehe brincadeira :)

Não gosta de cerveja, sangra 4 dias por mês e ainda continua viva…
Realmente não dá para acreditar…

Luiz_Aguiar

luidhi:
better:

e demora 5hs no shopping pra comprar uma blusinha de 10 reais que vende em qualquer esquina. rsrs :smiley:

Bani

tsc, tsc

L

Luiz Aguiar:
luidhi:
better:

e demora 5hs no shopping pra comprar uma blusinha de 10 reais que vende em qualquer esquina. rsrs :smiley:

falando nisso e aproveitando o surto de segunda feira pré feriado e eu trabalhando, o preço de camisetas subiram na lua. Não consigo comprar uma camiseta decente por menos de 25 reais. Isso é um hering básica, que junto com as havaianas, foram com o preço lá na lua.
Lisarb é f…
[]'s

deniswsrosa

uhahahhahauhau… que trocadalho do carilho!!!

Paulo_Silveira

99% das pessoas, geeks ou nao, vao dizer que se encaixam no perfil que ela descreveu. tem alguem que nao quer ouvir musica no trabalho? nao quer internet para produtividade? nao quer ir de calca jeans.

e hoje em dia muitas empresas ja adotam tudo isso, nao so as de TI. Pra falar a verdade isso se encaixa mais como um rant na decada de 90.

vance

Este fórum é público e da última vez que consultei este era um país livre, então vamos tentar argumentar em vez de desdenhar os comentários dos colegas. Você tem o direito de argumentar o que quiser, desde que com respeito pelos colegas e suas opiniões.

Considere esse um aviso da moderação.

Cade o link pra dar cinco estrelas pra este post?

Criado 25 de abril de 2007
Ultima resposta 27 de abr. de 2007
Respostas 60
Participantes 25