***** Coisas Que Você Precisa Saber Sobre PJ *****

50 respostas
K

Olá pessoal !
Eu estava pesquisando sobre o profissional PJ e, como a muitos, surgiram muitas dúvidas.
Resolvi criar este tópico para que possamos juntar informações úteis ou até mesmo curiosidades sobre PJ em um mesmo tópico. Torço pra que este tópico vá pra frente !!!

Eu tenho algumas dúvidas… Alíás, sou totalmente leigo no assunto e possa ser que alguma pergunta seja idiota d+. :oops:

As primeiras dúvidas são:

1 - Quais os impostos que o PJ paga durante os meses e o anual?
2 - É obrigado ter um contador ? Não podemos fazer o papel dele ? (curiosidade)
3 - Em que banco vc abriu sua conta empresa ? Está gostando ?
4 - É vantagem manter o dinheiro ganho na conta da empresa ou em uma conta pessoal ? Porque ?

Pessoal eu tenho muitas outras dúvidas, mas aos poucos vou postando e respondendo as que eu for descobrindo as respostas.

Espero que gostem do Tópico e me ajudem a mante-lo. :lol: :lol:

Conto com o apoio e ajuda de vcs !! :thumbup:

Postem suas dúvidas !!!

Obrigado !!

50 Respostas

richardpeder

Respondendo:

1 - Normalmente vc abre a empresa com lucro presumido, e os impostos são uma facada:

IR - 1,5%
CSLL - 4,65%
ISSQN - depende da cidade onde vc presta serviço/abriu a empresa

Estes são os mensais

Trimestralmente tem mais CSLL e IR…não lembro os valores agora…bom, estes são os que eu pago.

2 - Pelo que entendo vc é obrigado sim a ter um contador. Ele é o responsável legal juntamente com vc pela empresa. Mas nem pense em não ter um , caso pudesse…vc tem coisa mais interessante pra fazer do que ficar atras da sua empresa. :wink:

3 - Abri no BB. Estou gostando muito.

4 - Pergunta dificil. O unico problema de manter só uma conta juridica é que cheque de PJ ninguém aceita…:)…mas é interessante vc ter uma conta PF sim…precisa ter.

ate mais…

italo.vendrameto

Bom perfil de empresa que tenho aqui muda um pouco, sou sócio de uma emresa com outros 4 consultores a empresa não está no simples estamos na modalidade de “lucro presumido”

Para simplificar nós fazemos todos os recolhimento mensalmente para facilitar o calculo e no fim vc tem que recolher mesmo, são recolhidos 12,07% de impostos sendo eles:
IR - 1,5
PIS - 0,65
Cofins - 3,00
CSLL - 2,88
ISS - 0,74(* de acordo com a cidade)
IRPJ - 3,30
Anualmente pago Alvará e Sindical Patronal os dois deve dar 150 reais (por ano) a tem o contador cada sócio banca 94 reais de honorários mensais

Tem muitas pessoas mudando as empresas de lucro presumido para o simples pq reduz o imposto para 6% se não estou enganado, é uma boa opção se a empresa para qual vc for prestar serviço aceitar, digo isso pq tem empresas que não aceitam…

Marcio_Nogueira

Também sou pj, e pago 27,5% de imposto de renda. Este ano minha empresa etá cadastrada no super simples que unifica vários impostos.

richardpeder

Problema da opção SIMPLES é que não existe CNAE para profissões regulamentadas da nossa área…a atividade economica regulamentada para nosso caso de TI está fora do SIMPLES e, empresa que aceita SIMPLES quando o cara presta serviço de desenvolvimento de software e afins está agindo ilegalmente pois a lei diz que é necessário profissão regulamentada pra tal atividade.

Aqui em SP mesmo é dificil (eu nunca vi) empresas aceitarem SIMPLES…mas enfim, deve sempre haver.

ate mais…

rubinelli

Até onde eu me informei, pela nova lei, quem criar software fora do estabelecimento do cliente pode se enquadrar no Simples. Só me parece que o INSS ficou meio pesado, uns 11 a 14% nesse caso.

leandrokjava

hum… muito interessante este topico.

marciosantri

Creio que seja possível sim você abrir a empresa no Simples.
Até porque empresa de tecnologia não atende apenas desenvolvimento
de software e não representa uma “profissão”.
Dependendo do faturamento, os impostos são de 6% mais algumas taxas
anuais da prefeitura e sindicato.

Se você for prestar serviços em várias cidades, é recomendável que abra uma
conta em bancos mais populares, como Caixa, Banco do Brasil, Itaú e Bradesco.
Isto para não ter que ficar utilizando contas pessoais para recebimento.

Se você for apenas uma “eupresa”, acho que tanto faz. Abra uma conta
onde seu “cliente” (empresa para quem presta serviço) tem conta.

A questão de empresas não aceitarem prestadores de serviço no Simples
eu realmente nunca vi. Já vi muito isso para empresas que comercializam
produtos, onde comprar de uma empresa optante do Simples não dá direito
à crédito de ICMS.

richardpeder

Ai em Goias e no DF é mais tranquilo a aceitação do SIMPLES…aqui em SP isso não existe.

ate mais…

richardpeder

A tendencia é que todas as consultorias peçam este tipo de atividade…é a correta pro nosso caso/área.

ate mais…

K

Olá Pessoal !!
Agradeço todas as respostas !!

Acho q assuntos deste tipo precisam ser mais debatidos…

Para quem está começando como PJ (q é o meu caso) ter no mínimo uma idéia dos valores destes impostos é imprescindível para discutirmos, com o cliente, o salário.
Infelizmente eu não possuo muitas informações sobre PJ para ajudar…

Peço q coloquem suas dúvidas e dicas para ajudarmos uns aos outros.

Muito Obrigado !!! :wink:

Andre_Brito

Nossa! Com tanto imposto ainda dizem que o PJ ganha mais que o CLT.
É verdade isso?

Dieval_Guizelini

dedejava :
Nossa! Com tanto imposto ainda dizem que o PJ ganha mais que o CLT.
É verdade isso?

Sim, na maioria dos casos, mas é um ganho que tem seus custos…

Não existe 13o e férias por exemplo. Você que deve recolher o inss e é bom ter uma previdência privada adicional.

Desculpe a curiosidade, mas em qual das cidades metropolitanas está registrada a sua empresa? Em Curitiba eu pago 5%(±), o o valor total de impostos que tenho na nota chega a 17.6%.

Márcio, converse com seu contador, eu só recolho o IR na nota e não chega a esse valor, os impostos todos juntos chegam a 17.6% em Curitiba. Tiro salário mínimo por mês e no final do ano fiscal eu faço a divisão dos lucros (isento de IR).

fw

K

E aeee Galeraa !!!

Seguinte,

qt custa pra abrir uma empresa simples, ou seja, apenas para prestar serviços como PJ ?

Sei q depende do estado e tal, mas cada um pode falar do seu caso…

Obrigado !!

richardpeder

Realmente muito depende…quando fui abrir a minha ouvi preços desde 800 reais até 400 reais…em média…que foi o que eu paguei…nao é tão cara as tarifas pra abrir…problema é quanto o contador vai cobrar de vc pra abrir.

ate mais…

F_io_Henrique

Pessoal, para abrir a empresa, na nossa profissão é necessário o Alvará?

T

http://www.universia.com.br/empreendedorismo/tutoriais/03_abrir_empresa/07.htm

Nem sabia que existia tal obrigatoriedade. De qualquer maneira, como é de graça em São Paulo, o meu contador deve ter se encarregado disso e feito pela Internet.

josue_carrecon

[quote=richardpeder]Problema da opção SIMPLES é que não existe CNAE para profissões regulamentadas da nossa área…a atividade economica regulamentada para nosso caso de TI está fora do SIMPLES e, empresa que aceita SIMPLES quando o cara presta serviço de desenvolvimento de software e afins está agindo ilegalmente pois a lei diz que é necessário profissão regulamentada pra tal atividade.

Aqui em SP mesmo é dificil (eu nunca vi) empresas aceitarem SIMPLES…mas enfim, deve sempre haver.

O problema eh que infelizmente a nossa profissão ainda não eh regulamentada, e pelo projetos que andam no congresso ainda vai demorar muithio pra isso aconteça.

ambrozio

Pessoal, em relação ao enquadramento no simples de empresa de desenvolvimento, desde que o governo alterou a legislação do simples eh perfeitamente possivel e eh ateh necessario o enquadramento (questao de sobrevivencia), com relação aos clientes não aceitarem empresas enquadradas no simples eh devido ah apropriação de credito, mas no caso das empresas de desenvolvimento não existe credito nenhum que pode ser aproriado, então se um cliente seu diz que não aceita empresa enquadrada no simples eh desculpa, pois não nenhum beneficio a ele, e se a empresa esta enquadrada no simples, a mesma estah em dia com as obrigações tributarias, pois caso contrario no final no ano a receita a elimina rapidinho, rapidinho do simples. Isso eh atribuição de contador mas, por sugestão la vai, o CNAE e o 62.03-1-00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis, 62.02-3-00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, e pra inteirar mais um mucadim o link do simples eh https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/sobre/perguntas.asp

Leozin

Nossa, mas como tu conseguiu essa façanha de pagar imposto de clt?

A minha empresa é LTDA, tem sócio e tudo. Esse lance de simples é meio burrada pelo que sei e, além do mais, tem várias empresas que não aceitam empresas optantes pelo simples.

Cuidado.

boaglio

Na verdade as grandes empresas evitam contratar serviços de PJ Simples para diminuir a evidência de vínculo empregatício.

Se for trabalhar em SP, não abra empresa PJ Simples, pois são raros os locais que aceitam.

Marcio_Nogueira

Quando abri a minha (no final de 2006) paguei R$ 1.500,00. :wink:

Marcio_Nogueira

Nao vejo vantagem em ser pj, nao ha certeza de que o projeto no qual vc está alocado terá continuidade, que o faturamento da empresa continuará nos próximos 3 meses, etc. Voltei a ser clt e estou feliz desta forma. PJ no Brasil é sinonimo de intabilidade e incerteza. :wink:

T

tenho conta no itau, muito bom o banco para pj, pago todas minhas contas pela conta PJ e passo no maximo 1400 para conta PF, para nao pagar ainda mais impostos (uso a conta pf pq ninguem aceita cheque PJ, cartao de credito PJ, etc)

Quanto aos impostos, se voce ganha menos de 5000,00 /mes, nao paga CSSL retido na fonte, se ganha de 5000 para cima, paga CSSL retido na fonte

Leozin

Ufa, graças a deus que comigo PJ foi sinônimo de ganhar bem e ótimas experiências. Nos lugares onde fui PJ, eu só não fiquei mais porque não quis. Esse lance de “estabilidade” (leia-se: estou dizendo “estabilidade” mesmo, não estou dizendo “CLT”) pra mim é uma merda, porque é a situação que tu ou sempre faz a mesma coisa ou não faz nada, mas continua recebendo. Tem gente que gosta de ser inútil pra empresa e ganhar dinheiro, cada um é cada um.

A incerteza só acontece se tu é um mal profissional e não consegue alocação. Só lembro de uma situação que “PJs” tiveram que ser mandados embora: porque a empresa estava, de fato, mal das pernas, sem projetos nenhum. Provavelmente se eles fossem CLT, a empresa teria quebrado.

Mas sei lá, tem gente que gosta de fazer concursos do governo por causa da “estabilidade”, acha isso o máximo, então é naquelas: Cada um com a sua opinião :stuck_out_tongue: gostaria de deixar claro que não quero gerar nenhum flamewar aqui, só estou postando a minha opinião e a minha vivência no mercado que me fez tirar essas conclusões.

danieldestro

http://vocesa.abril.uol.com.br/edicoes/0129/aberto/materia/mt_427055.shtml

felipeguerra

Eu li a matéria e concluo o seguinte: pessoas como eu, não muito regradas na vida financeira, é melhor ser CLT. Entretanto o barco vai navegando como PJ!

Particularmente, destaco alguns pontos que tento seguir para ajudar na vida como PJ:

1 - Cuide da sua saúde, ela é tudo que uma pessoa tem e, trabalhando como PJ, não se pode descuidar nem por 1 segundo (afinal, se não trabalha, não ganha). Ou seja, faça exercícios físicos regularmente, mas cuide também da saúde mental pois muitos problemas são advindos daí!

2 - Cultive seu network intensamente.

3 - Procure se estabelecer num ambiente de trabalho saudável, competição constante e estresse intenso vai ferrar com a sua saúde físico-mental.

4 - Não arrume confusão: não entre em atrito com as pessoas do seu trabalho, as portas sempre devem estar abertas.

5 - Estude com moderação: se for com muita sede ao pote, em 3 ou 4 anos pode ficar cansado da tecnologia e desiludido com aquela empresa que ainda trabalha com Struts 1.X e EJB 2.

Valeu, abraço!

D

Qual o passo a passo inicial para quem quer abrir uma “Eupresa” como disseram aí?

Tipo, os 3 primeiros passos por exemplo, que tipo de profissional ou empresa devo procurar, primeiras providências, etc…

Grato

Giulliano

Daniel_MV:
Qual o passo a passo inicial para quem quer abrir uma “Eupresa” como disseram aí?

Tipo, os 3 primeiros passos por exemplo, que tipo de profissional ou empresa devo procurar, primeiras providências, etc…

Grato

A primeira e única coisa é achar um contador…ele vai fazer tudo o que for preciso e te pedir o que for necessário.

wandersonxs

Em SP tem consultorias que aceitam simples sim… são poucas mas que tem , tem…

Conheço 3 … Detalhe, huahauhaua são as que melhor $$$$ pagam… pelo menos são as que obtive melhores salarios. E olha que acho que ja recebi proposta de quase todas as consultorias de SP.

Meu contador cobra 100 pilas e para abrir empresa na casa dos 500 reais… são contadores excelentes… 2 anos e nunca tive problemas.
Se desejarem passo o contato deles e vcs ligam para conversar com eles (é um casal).

Prefiro ser PJ do que CLT!

Mas isto é de pessoa para pessoa… E olha que já trabalhei de CLT para banco e uma grande empresa de TI recentemente… mas sai… não gostei!

Abraços
Wanderson

D

wandersonxs:
Em SP tem consultorias que aceitam simples sim… são poucas mas que tem , tem…

Conheço 3 … Detalhe, huahauhaua são as que melhor $$$$ pagam… pelo menos são as que obtive melhores salarios. E olha que acho que ja recebi proposta de quase todas as consultorias de SP.

Meu contador cobra 100 pilas e para abrir empresa na casa dos 500 reais… são contadores excelentes… 2 anos e nunca tive problemas.
Se desejarem passo o contato deles e vcs ligam para conversar com eles (é um casal).

Prefiro ser PJ do que CLT!

Mas isto é de pessoa para pessoa… E olha que já trabalhei de CLT para banco e uma grande empresa de TI recentemente… mas sai… não gostei!

Abraços
Wanderson

Me passa o contato amigo por favor.

[email removido]

Grato

wandersonxs

Daniel_MV:

Me passa o contato amigo por favor.
Grato

Ok. Quando chegar em casa, posto o contato deles.

Abraços
Wanderson

WRYEL

Eu li a matéria e concluo o seguinte: pessoas como eu, não muito regradas na vida financeira, é melhor ser CLT. Entretanto o barco vai navegando como PJ!

Particularmente, destaco alguns pontos que tento seguir para ajudar na vida como PJ:

1 - Cuide da sua saúde, ela é tudo que uma pessoa tem e, trabalhando como PJ, não se pode descuidar nem por 1 segundo (afinal, se não trabalha, não ganha). Ou seja, faça exercícios físicos regularmente, mas cuide também da saúde mental pois muitos problemas são advindos daí!

2 - Cultive seu network intensamente.

3 - Procure se estabelecer num ambiente de trabalho saudável, competição constante e estresse intenso vai ferrar com a sua saúde físico-mental.

4 - Não arrume confusão: não entre em atrito com as pessoas do seu trabalho, as portas sempre devem estar abertas.

5 - Estude com moderação: se for com muita sede ao pote, em 3 ou 4 anos pode ficar cansado da tecnologia e desiludido com aquela empresa que ainda trabalha com Struts 1.X e EJB 2.

Valeu, abraço!

suas dicas são bastantes reais e interessantes :smiley:

pena que ja vi pj fazendo exatamente ao contrário HAHAHAHA sorte que eu era clt e não fiquei muito amigo desse cara 8)

Rafael_Nunes

Algum PJ aí tem empresa no regime de tributação ‘Lucro Real’ ao invés de ‘Lucro Presumido’(que é o que eu vejo a grande maioria?

Li algo sobre isso e achei interessante.

soaresinfo

Vou colocar mais um ponto a favor do PJ: o dinheiro que vai pro fgts quando trabalha como CLT, rende menos que a poupança, é um empréstimo obrigatório que você faz para o governo e sai perdendo. Como PJ você pode investir num CDB por exemplo e ganhar ótimos lucros com a mesma segurança.

D

Estou ressuscitando esse tópico pq é muito interessante, deveria ser fixo.

Como estão no mercado os PJ’s atualmente, algum PJ reveu seu ponto de vista, algum CLT migrou, quais as impressões dos amigos nesse 2010?

abraço

aconstantino

ambrozio:
Pessoal, em relação ao enquadramento no simples de empresa de desenvolvimento, desde que o governo alterou a legislação do simples eh perfeitamente possivel e eh ateh necessario o enquadramento (questao de sobrevivencia), com relação aos clientes não aceitarem empresas enquadradas no simples eh devido ah apropriação de credito, mas no caso das empresas de desenvolvimento não existe credito nenhum que pode ser aproriado, então se um cliente seu diz que não aceita empresa enquadrada no simples eh desculpa, pois não nenhum beneficio a ele, e se a empresa esta enquadrada no simples, a mesma estah em dia com as obrigações tributarias, pois caso contrario no final no ano a receita a elimina rapidinho, rapidinho do simples. Isso eh atribuição de contador mas, por sugestão la vai, o CNAE e o 62.03-1-00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis, 62.02-3-00 - Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis, e pra inteirar mais um mucadim o link do simples eh https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/sobre/perguntas.asp

A principio estas duas atividades não estao bem definidas pela receita federal, o que pode ocorrer um grande risco de ser desenquadrada pelo simples nacional.

62.02-3 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis * Atividade elencada dentre as atividades concomitantes, conforme anexo II da Resolução CGSN nº 06 de 2007 e Resolução CGSN nº 50 de 2008 ANEXO V

62.03-1 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis * Atividade elencada dentre as atividades concomitantes, conforme anexo II da Resolução CGSN nº 06 de 2007 e Resolução CGSN nº 50 de 2008 ANEXO V

pcalvesjr

aconstantino:
ambrozio:

A principio estas duas atividades não estao bem definidas pela receita federal, o que pode ocorrer um grande risco de ser desenquadrada pelo simples nacional.

62.02-3 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis
6202-3/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador customizáveis * Atividade elencada dentre as atividades concomitantes, conforme anexo II da Resolução CGSN nº 06 de 2007 e Resolução CGSN nº 50 de 2008 ANEXO V

62.03-1 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis
6203-1/00 Desenvolvimento e licenciamento de programas de computador não-customizáveis * Atividade elencada dentre as atividades concomitantes, conforme anexo II da Resolução CGSN nº 06 de 2007 e Resolução CGSN nº 50 de 2008 ANEXO V

Prezados,
Concordo com o colega, é necessário ter muito cuidado em relação a adoção do simples… Verifique, realmente, se a ‘atividade econômica’ é aceita e compatível para se adotar o Simples. Creio, infelizmente, que a parte referente a desenvolvimento de software e consultoria de TI (análise de TI/SI, SQA, etc…), como são atividades tipicamente intelectuais, não são enquadradas para opção ao Simples. Se for adotado, erroneamente, além de criar problemas para si mesmo (fornecedor), você criará para o seu cliente, também. Veja abaixo…

Não podem adotar ao Simples (Lei Complementar nº 123, de 14.12.2006, Seção II, Art. 17.):
"XI - que tenha por finalidade a prestação de serviços decorrentes do exercício de atividade intelectual, de natureza técnica, científica, desportiva, artística ou cultural, que constitua profissão regulamentada ou não, bem como a que preste serviços de instrutor, de corretor, de despachante ou de qualquer tipo de intermediação de negócios; "
“XIII - que realize atividade de consultoria;”

Leia:  http://www.receita.fazenda.gov.br/Legislacao/LeisComplementares/2006/leicp123.htm
  Leia:  https://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/sobre/perguntas.asp

Veja a lei citada pelo Constantino, também:  http://www.receita.fazenda.gov.br/legislacao/Resolucao/2007/CGSN/Resol06.htm e suas atualizações. 

Entretanto, consulte um contador de sua confiança.

Abraços,

adriano_si

Uma dica que me serviu quando migrei de CLT pra PJ é o seguinte…

1 - Mantenha o padrão de vida que você tinha quando ainda era CLT… a Grana que sobrar, investe em ações, imóveis ou até mesmo uma Poupança da vida; Isso é fundamental para o caso de a empresa resolver te mandar embora no outro dia;

2 - Dica perfeita já dada aqui. Cuide da sua saúde e evite qualquer tipo de risco do tipo: quebrar braço, perna, etc. Algo que vá lhe tirar do trampo por longos períodos; Além é claro, de uma alimentação moderada;

3 - Firme contrato com cláusulas bastante claras e objetivas com a empresa contratante; Qualquer coisa que você não concorde ou ache prejudicial, caia fora, ou assuma os riscos;

4 - Outra já dada aqui: relacionamento saudável no seu ambiente, as portas devem estar abertas e seu Networking tem que se manter impecável;

5 - Estude bastante sim, mas não critique ou anule a mente para qualquer arquitetura pois um dia você pode ter que trabalhar com ela; E sempre lembre, você é seu patrão (embora algumas consultoria não enxerguem assim) pode muito bem tocar projetos pessoais e conseguir seus próprios clientes, nunca feche a mente para o Empreendedorismo;

Essas são minhas experiências.

Att.

renzonuccitelli

Uma dica para o pessoal, eu abri um curso de tecnologia como MEI (http://www.portaldoempreendedor.gov.br/modulos/inicio/index.htm). O CNPJ saiu pela net em 10 minutos e de graça. Para o curso eu consegui abrir minha empresa nessa modadalidade. A passagem para Micro empresa se da de forma automática qdo vc passar o valor máximo da MEI (3k / mes). Mas até isso ocorrer vc não pagou nada de contador. Seria bom ver com o contador qual o custo de passar a empresa para outro regime juridico. Se for mais barato que para abrir a empresa, fica um caminho menos custos.

[]s

esmiralha

Uma dica para quem acha que o FGTS é um assalto a mão armada:

As pessoas em sua ENORME maioria são incapazes de tomar decisões racionais com relação ao futuro, especialmente quando se trata de um futuro distante. Portanto, o FGTS tem seu valor, sim. Ele força uma poupança mínima que seja para garantir um enterro decente…

A única crítica que eu faço ao FGTS é que ele investe de forma burra o dinheiro. Ele poderia ter uma estratégia progressiva de investimento que assumisse mais riscos no início da vida e menos riscos à medida que o trabalhador envelhecesse.

Mas o FGTS é uma coisa boa para 99% das pessoas. Aqueles que ele não ajuda, deveriam se tornar empresários, porque ganhariam certamente muito dinheiro. Mas empresário de verdade, não sócio-fundador da “Eu Sozinho Consulting”…

M

esmiralha:
Uma dica para quem acha que o FGTS é um assalto a mão armada:

As pessoas em sua ENORME maioria são incapazes de tomar decisões racionais com relação ao futuro, especialmente quando se trata de um futuro distante. Portanto, o FGTS tem seu valor, sim. Ele força uma poupança mínima que seja para garantir um enterro decente…

A única crítica que eu faço ao FGTS é que ele investe de forma burra o dinheiro. Ele poderia ter uma estratégia progressiva de investimento que assumisse mais riscos no início da vida e menos riscos à medida que o trabalhador envelhecesse.

Mas o FGTS é uma coisa boa para 99% das pessoas. Aqueles que ele não ajuda, deveriam se tornar empresários, porque ganhariam certamente muito dinheiro. Mas empresário de verdade, não sócio-fundador da “Eu Sozinho Consulting”…

O que eu acho errado no FGTS é a multa para casos de demissão. O cara já tem FGTS, se eu não preciso mais do funcionário eu vou ter de pagar multa? Só no Brasil mesmo… Aliás, em país desenvolvido, nem FGTS existe, a pessoa tem de ser responsável em administrar sua vida. Mas como brasileiro não guarda dinheiro, acho aceitável.

Outra coisa importante lembrar, é que quando falam que os encargos trabalhistas no país são 70% da folha de pagamento, os 8% do FGTS estão nessa conta, mas o percentual do décimo terceiro, mais o percentual das férias remuneradas e indenizadas e outros benefícios.

esmiralha

Cara, entendo sua chateação, mas veja que no Chile tem FGTS e são 12% do salário. Além disso, na Alemanha as leis trabalhistas são mais rígidas que no Brasil no tocante à demissão sem justa causa… Para ter uma ideia, depois de 6 meses de serviço em uma empresa com mais de 5 funcionarios, você ganha estabilidade e só pode ser demitido por justa causa…

malokas

Estou iniciando no mercado agora. Sou estagiário, mas estou proximo de ser contratado. Sempre tive interesse de trabalhar como PJ(euempresa) li o topico todo e ainda me restam algumas dúvidas.
Pelo que vi PJ, também paga vários impostos. Por exemplo se eu receberia R$1000 liquido(já tirando todos os impostos) quanto receberia liquido em média sendo PJ?

maior_abandonado

o pessoal varia muito, tem gente que fdiz que como PJ vc tem que receber 60% a mais, tem gente que diz 100%… eu diria que uns 80%…

malokas

Isso liquido(já contando os gatos com impostos)? Mas não contando com o valor cobrado do contador.

boaglio

malokas:
Estou iniciando no mercado agora. Sou estagiário, mas estou proximo de ser contratado. Sempre tive interesse de trabalhar como PJ(euempresa) li o topico todo e ainda me restam algumas dúvidas.
Pelo que vi PJ, também paga vários impostos. Por exemplo se eu receberia R$1000 liquido(já tirando todos os impostos) quanto receberia liquido em média sendo PJ?

Oi Dexter,

Dependendo do valor de seu salário, talvez não compense virar PJ, veja a tabela de cobrança do IRRF:

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/crh/Sapp/Tabelas/imposto_renda.htm

obs: para manter o seu emprego não mate o seu chefe! :smiley:

malokas

boaglio:
malokas:

Oi Dexter,

Dependendo do valor de seu salário, talvez não compense virar PJ, veja a tabela de cobrança do IRRF:

http://www.centropaulasouza.sp.gov.br/crh/Sapp/Tabelas/imposto_renda.htm

obs: para manter o seu emprego não mate o seu chefe! :smiley:

Hehe, pode deixar que não vou fazer besteira.

Ja li que PJ ganha em torno de 60% a 100% a mais que o clt. Mas isso é liquido ou bruto? Porque se for bruto ja não sei se vale tanto a pena porque PJ tem mais impostos. A partir do que, você acha que vale a pena virar PJ?

Esse link é exelente para fazer comparativos entre PJ e CLT.
http://ondetrabalhar.com/comparar/salarios

JMan

Eu era simples, mas a atividade da minha empresa era “Digitação de Dados” e pagava imposto menor, agora tive que mudar, pois onde estou trabalhando agora era obrigatório que a atividade da empresa fosse “Desenvolvimento de Software sob Encomenda” que não pode ser simples, portanto agora pago mais imposto; No total são cerca de 18% ao mês.

R

marciosantri:
Creio que seja possível sim você abrir a empresa no Simples.
Até porque empresa de tecnologia não atende apenas desenvolvimento
de software e não representa uma “profissão”.
Dependendo do faturamento, os impostos são de 6% mais algumas taxas
anuais da prefeitura e sindicato.

Pelo que li nas reportagens sobre o Super Simples (hoje não existe mais apenas Simples), apenas as empresas de TI que prestam serviços em manutenção de hardware ou desenvolvem sistemas com recursos próprios podem fazer parte do Super Simples, então se o “funcionário” PJ for trabalhar em uma consultoria ou em um cliente da consultoria, não pode ter sua empresa no Super Simples.

Eu tinha minha empresa no Simples e tive que migrar para lucro presumido… foi de 5,5% para 13% em impostos…

flws!

WellingtonRamos

Rafael Nunes:
Algum PJ aí tem empresa no regime de tributação ‘Lucro Real’ ao invés de ‘Lucro Presumido’(que é o que eu vejo a grande maioria?

Li algo sobre isso e achei interessante.

No lucro real, vc vai ter que declarar quais foram as despesas da empresa e, o que sobrar, vira lucro.
O que acontece é que, no lucro presumido, presume-se que a empresa tenha custos (despesas) referentes a 70% do faturamento, logo o resto (30%) é lucro e os impostos incidirão sobre isso.
Empresas de consultoria do tipo EUpresa dificilmente terão lucro real menor que 30%. Aí o carro vai ter que ser em nome da empresa, a casa, em nome da empresa…
E as proteções que um pessoa física têm para esses bens “se perdem”…

Criado 15 de janeiro de 2008
Ultima resposta 4 de nov. de 2010
Respostas 50
Participantes 35