***** Coisas Que Você Precisa Saber Sobre PJ *****

50 respostas
K

Olá pessoal !
Eu estava pesquisando sobre o profissional PJ e, como a muitos, surgiram muitas dúvidas.
Resolvi criar este tópico para que possamos juntar informações úteis ou até mesmo curiosidades sobre PJ em um mesmo tópico. Torço pra que este tópico vá pra frente !!!

Eu tenho algumas dúvidas… Alíás, sou totalmente leigo no assunto e possa ser que alguma pergunta seja idiota d+. :oops:

As primeiras dúvidas são:

1 - Quais os impostos que o PJ paga durante os meses e o anual?
2 - É obrigado ter um contador ? Não podemos fazer o papel dele ? (curiosidade)
3 - Em que banco vc abriu sua conta empresa ? Está gostando ?
4 - É vantagem manter o dinheiro ganho na conta da empresa ou em uma conta pessoal ? Porque ?

Pessoal eu tenho muitas outras dúvidas, mas aos poucos vou postando e respondendo as que eu for descobrindo as respostas.

Espero que gostem do Tópico e me ajudem a mante-lo. :lol: :lol:

Conto com o apoio e ajuda de vcs !! :thumbup:

Postem suas dúvidas !!!

Obrigado !!

50 Respostas

richardpeder

Respondendo:

1 - Normalmente vc abre a empresa com lucro presumido, e os impostos são uma facada:

IR - 1,5%
CSLL - 4,65%
ISSQN - depende da cidade onde vc presta serviço/abriu a empresa

Estes são os mensais

Trimestralmente tem mais CSLL e IR…não lembro os valores agora…bom, estes são os que eu pago.

2 - Pelo que entendo vc é obrigado sim a ter um contador. Ele é o responsável legal juntamente com vc pela empresa. Mas nem pense em não ter um , caso pudesse…vc tem coisa mais interessante pra fazer do que ficar atras da sua empresa. :wink:

3 - Abri no BB. Estou gostando muito.

4 - Pergunta dificil. O unico problema de manter só uma conta juridica é que cheque de PJ ninguém aceita…:)…mas é interessante vc ter uma conta PF sim…precisa ter.

ate mais…

italo.vendrameto