Coleção de objetos

gente, seguinte, vou fazer uma pergunta de arrepiar os cabelos, tipo assim “Vamos acabar com a raça dos iniciantes manés :P”.

Tenho um pequeno probleminha aqui com objetos. Preciso criar um objeto grid, que listaria dados de um ResulSet. A estrutura da grid seria a seguinte:

DBGrid
   | -- propriedades da grid: ResultSet, cor da borda, cor do fundo, usa 
   |    paginação, etc
   | -- alguns métodos (ex: exlcuir item selecionado, etc)
   | -- Header: aqui um objeto para formatação do header (objeto 
   |     Formato)
   | -- Footer: idem header
   | -- NormalItem: idem header
   | -- AlternateItem: idem header
   | -- Columns: uma coleção do objeto Column (a grid pode ter n colunas)

Formato
   | -- propriedades: cor do fundo, fonte, cor da fonte, etc....

Column
   | -- propriedades: campo a ser listado, formato de saída, fonte, etc...

Já programo em VB.NET a algum tempo e sempre criei objetos como essa grid facilmente. No VB 6 dava um jeito de fazer tb.
Era só criar as classes necessárias, como a Formato e Columns, e tascar as declarações:

Dim Header As New Formato
Dim Columns as New Collection

e por aí vai.

Só que no Java estou tendo dificuldades com o negócio. Não consegui entender como criar coleções, etc. Parece que o que tem nos livros não cobre completamente o assunto.

Alguém podia me dar uma explicaçãozinha?

Só para eu ter certeza da pergunta…

Vc está com dificuldades em armazenar os dados do ResultSet em coleções, ou o problema é como inserir estes dados, por exemplo, em uma JTable formatada da maneira que vc descreveu?

Não, é pra criar a estrutura da grid, anda não consegui me entender com o Java direito.

Preciso criar um objeto grid que vai ser usado por vários sites, ou seja, a saída dela vai ser em HTML.

Como já fiz uma usando VB.NET, to confundindo as coisas aqui.
Não faço idéia de como se cria uma coleção de classes dentro de outra classe.

É esse meu problema.

E não sei se já tem algum objeto já pronto que faz isso. Tipo, me deixar customizar a aparência da tabela.