Coletar informações do Hardware

Olá pessoal tudo bem?
Primeiramente obrigado por lerem meu tópico.
Estou envolvido com um projeto de Agentes Coletores e cheguei a uma conclusão que eu gostaria de compartilhar com vocês.

O objetivo do meu software é coletar informações do hardware. Não só a configuração (modelo de processador, placa mãe e etc…) do mesmo, como também o poder computacional de cada máquina (uso atual da CPU, da memória, placa de rede e hd).
Não identifiquei nenhuma API ou SDK consolidades para me fornecer estas informações. O motivo de isto ocorrer em minha opnião se dá por existir uma camada acima do sistema operacional (máquina virtual java), de forma que se você escrever um progama em java que instacie algum classe qeu diga que faça consultas da configuração e utlização do sistema, o seu programa vai acabar consultando a configuração e utilização dá máquina virtual.

Outro mótivo por eu não ter encontrado nada sobre que pode dar embasamento ao expresso acima, é o fato de que fazer esse tipo de consulta é algo completamente pouco durável, basta atualizar algum driver ou atualizar o sistema operacional e modificar a forma de como se ler tais informações, que, mesmo o java acabaria deixando de dar suporte a alguns sistemas e portanto não poderia ser chamada de multi-plataforma.

Gostaria de saber de vocẽs se meu raciocíneo está correto. Se já tiveram os mesmos problemas e como resolveram.

Um grande abraço e desde já obrigado,
Vinicius D. Alvarenga .
[u][i]