Bom pessoal, graças a ajuda do forum do guj eu consegui instalar e configurar o axis e inclusive consegui criar vários serviços mas agora me deparei com um problema. Bom o problema é o seguinte, eu criei um serviço que me retorna um ( Collection ) ArrayList mas só está dando erro, por acaso alguém com experiência em AXIS sabe me dizer se ele suporta esse tipo de dado e caso suporte como devo fazer ?
Collections WebService AXIS
16 Respostas
Utilize JAX-WS no lugar do Axis… eh bem mais facil.
Este JAX-WS é bom roda no Tomcat 5.5 ? tem bastante documentação é recomendado para projetos grandes ? Fui atrás do AXIS porque é um projeto da apache e já tem algum tempo, tenho mais confiança nele e nesse que você falou vale realmente a pena, eus ei que o motivo do AXIS não suportar alguns tipos é para manter a compatibilidade com outros sistemas devido a outras linguagens não trabalharem com Collections!
Roda.
Não retorne uma collection , retorno um array… eh mais facil de “compatibilizar”
Mas amigo você ta falando do AXIS ou do JAX-WS eim ? é que assim trabalhar com array é bo que compatibiliza mas covenhamos trab com um sistema grande todo com array é meio complicado neh! Abrir mão desses recurso!
No caso do array estou falando de AMBOS…
Porque eh complicado ? trabalhe com array TIPADOS Pessoa[] Menu[] e nao com Object[]… se voce precisa trabalhar com webservices , não complique sua vida…
crie uma funcao ArrayToCollection() que crie uma collection baseada em um array e utilize no inicio de suas funcoes… para converter uma collection para um array use .toArray();
WebServices esta longe de ser “a resposta” para sistemas hibridos… voce tem que trabalhar com essa “compatibilidade” que ele oferece… não adianta quere complicar… voce vai só quebrar a cabeca…
Obrigado por essa dica acho que vai ser muito útil.
Cara e na sua opnião qual deles eu deveria usar ? Bom eu já tenho uma base legal de AXIS mas se o JAX-WS for melhor e porque é melhor eu até tenho tempo já que estamos ainda definindo oque vamos usar ?
Axis é mais velho… porem MUITO mais chato de trabalhar… se eu fosse vc usava o JAX-WS que eh relativamente maduro e tem suporte ao tomcat ( Costumo usar o NetBeans para trabalhar com ele tem algumas dezenas de milhares de rotinas prontas )
Axis foi muito legal… mas já teve sua epoca…
Bah cara é que assim eu uso eclipse e mudar de ide é fods, me diz uma coisa não tem nenhum plugin para eclipse para usar JAX-WS. O AXIS tem ums ferramenta que gera muita coisa pra vc e evita bastante trab o JAX-WS tem isso e o legal é que não fico dependente de ide sabe, eu não queria é ter que mudar de ide só pra implementar algo específico!
JAX-WS com eclipse nao conheco muita coisa… mas com NetBeans vc nao fica dependente da IDE… o NetBeans utiliza as ferrametnas do proprio JDK para gerar…
wsimport
wsgen…
nao fica preso na IDE.
A legal cara, mas me diz uma coisa, vc tem algum manual tutorial para que eu possa começar a trab com ele no netbeans ?
Ei cara vc sabe pelo menos como se faz para passar um array de objetos usando AXIS queria fazer um ultimo teste! na miah implementação ta dando erro …
Com Axis sinceramente não…
Desisti dele quando vi que quando vc foge do feijao com arroz vira um parto para trabalhar.
Cara vale a pena dar olhada no Xfire:
Cara vc usa o JAX-WS com tomcat 5.5 ?
Olá alansto! Cara gostaria de saber afinal o q vc usou para implementar seu projeto. Tem gente que fala que o JAX-WS 2.0 é fácil e tudo mais. Outros falam, apenas para usá-lo em última hipotese, pois o negocio é foda! Não sei mais o q usar! Fiz vários exemplos de JAX-WS 2.0 do site do netbeans e tudo funciona que é uma maravilha! Mas na hora que é numa aplicação não tão básica, o negocio da pau, numas coisas que ninguem entende!
Mas e aí, fala da sua experiência para nós?