Ordenado nao tem nenhuma relacao com a maneira de como os elementos ficarao guardados na Collection (ou seja, eles nao ira ser armazenados ordenadamente, mas sim obtidos ordenadamente).
Por exemplo se voce adiciona a,c,b nao necessariamente a PriorityQueue ira retornar o metodo toString() desta maneira [a,b,c]. Isso
porque a Collection eh ordered e nao sorted.
Mas se voce iterar atraves da collection com os metodos remove() ou poll(), ai entra a questao da collection ser ordered.
Por exemplo: ArrayList eh ordered by index. Se eu iterar usando o metodo get(i) vou ir pegando os elementos do elemento 0 ateh o zise() de maneira ordenada (por indice).
PrintQueue eh ordered by natural order (ou Comparator). Se eu iterar com poll() e remove() eu vou pegar desde o primeiro elemento (qual eh? nao eh o primeiro que foi inserido) ateh size() de maneira ordenada (por comparacao).
Bottom line - se voce iterar com enhanced for loop (ou “dar” um toString() na collection), os elementos nao sairao de maneira ordenada. Se voce iterar com remove() e poll() sim.
Ele nao ordenada , mas ele retira de maneira ordenada o que eh diferente - e e sobre a insercao, bom ela nao tera nenhuma importancia, desde que a “retirada” de elementos eh que sera de maneira ordenada