Colocando uma imagem numa janela

8 respostas
S

Gostaria de ver o método mais simples possivel para se colocar uma imagem em uma janela. De preferencia usando Swing…

Alguem poderia ajudar ?

Ah, não é pra applet nem nada… uma classe normal que será executada localmente.

Valeu !!
Stan666

8 Respostas

douglasfs

“Stan666”:
Gostaria de ver o método mais simples possivel para se colocar uma imagem em uma janela. De preferencia usando Swing…

Alguem poderia ajudar ?

Ah, não é pra applet nem nada… uma classe normal que será executada localmente.

Valeu !!
Stan666

O método mais simples é você colocar a imagem dentro de um JLabel, aí vai :

// coloque o import javax.swing.JLabel

JLabel rotulo = new JLabel();
rotulo.setIcon(new javax.swing.ImageIcon("caminhocompletodaimagem"));
rotulo.setBounds(x, y, largura, altura);
//onde
//x - coordenada x do componente
//y - coordenada y do componente
//largura - largura do componente
//altura - altura do componente
S

Ah, legal cara :slight_smile: Ja tinha visto o metodo setIcon antes, mas nao tinha entendido direito oq ele fazia…

Vou fazer uns testes, qq coisa posto outra mensagem ! :wink:

Stan666

S

Valeu a ajuda ! :smiley:
Finalmente consegui colocar uma imagem em um prog java… hehe

Só ainda nao to dominando direito esse eskema de posicionamento do java (to acostumado com o Delphi, q é bem mais simples)… as coisas nunca ficam como eu quero…

Existe algum modo de eu mandar a imagem ficar na posicao X,Y e ela DE FATO ficar nakela posicao ? (independente do usuario alterar o tamanho da janela, ou de qq outra ação)

Até,
Stan666

douglasfs

“Stan666”:
Valeu a ajuda ! :smiley:
Finalmente consegui colocar uma imagem em um prog java… hehe

Só ainda nao to dominando direito esse eskema de posicionamento do java (to acostumado com o Delphi, q é bem mais simples)… as coisas nunca ficam como eu quero…

Existe algum modo de eu mandar a imagem ficar na posicao X,Y e ela DE FATO ficar nakela posicao ? (independente do usuario alterar o tamanho da janela, ou de qq outra ação)

Até,
Stan666

Se eu não me engano você tem que analisar o gerenciador de Layout GridBagLayout e o GridBagConstraints

smota
"Stan666":

Sim existe .. set o layout para null e então posicione seus componentes.

panelProcessar.setLayout(null);

panelProcessar.setBackground(new java.awt.Color(140, 193, 232));
		statusBar.setBackground(new java.awt.Color(204, 204, 204));
		panelProcessar.add(statusBar);
		statusBar.setBounds(0, 280, 380, 20);
S

Bem loco ! =)
Agora ja da pra deixar a tela como eu quero… hehe Eu sempre esqueço que posso setar certas coisas para null… ficava procurando por outros layouts, quando oq eu queria era simplesmente nao ter nenhum layout ! :wink:

Legal, agora ja vai da pra fazer umas coisas mais interessantes… ehehe :slight_smile:

Falou,
Stan666

smota

não é bem assim … :shock:

Sem o layout manager sua tela não pode ser redimencionada porque tudo vai ter lugar fixo, é bom para programas baseados em dialog boxes … mas interfaces mais complexas pedem em geral o gridbaglayout que é o mais flexível (e trabalhoso) dos layout managers.

Aprenda a usa-lo e vai ver que não é tão ruim assim ter o layout manager posicionando seus componentes.

S

meu problema é q eu quero fazer uns jogos… hehe isso implica em ter imagens se movendo, logo, eu tenho q estar no controle da posição das imagens…
Ainda nao testei, mas minha ideia é mover as imagens pelo frame, e coisas do genero (sei que vou ter uns problemas de flicking, pois nao estou usando double buffer, mas inicialmente não estou preocupado com isso).

Criado 18 de maio de 2003
Ultima resposta 21 de mai. de 2003
Respostas 8
Participantes 3