Olá a todos. Bom, fiquei pesquisando aqui bastante sobre layout managers, incluisive vi um post do usuario “ViniGodoy” em um topico onde ele diz: jamais, nunca, em hipótese nenhuma, sob qualquer circunstância use null layout. Eu programo usando o NetBeans com Swing. Ai comecei meu programa com um JFrame. E por padrao quando eu clico com o lado direito do mouse em um JFrame ou JPanel e seleciono Definir Layout, aparece os nomes dos layouts e diz que está selecionado em Desenho Livre. Eu pensava que esse desenho livre fosse mesma coisa que null Layout. Só que dá para eu escolher tanto null como desenho livre.
A minha dúvida é, o q é esse Desenho Livre? E onde eu coloco meu Layout Primeiro, no JFrame ou coloco em um JPanel dentro do JFrame com os componentes dentro. Ou da na mesma. A aparencia do programa é bem simples. Uma area de texto alguns JButton e só.
Se não me engano, o Desenho Livre é implementado através do Group Layout.
E, realmente, não dá para programar usando null layout. A aplicação além de não ficar multiplataforma, não será redimensionável.
Você deve definir um layout tanto sobre o JFrame, quanto a sobre todos os JPanels que estão sobre o JFrame. Na verdade, a área central do JFrame é também um JPanel, que pode ser obtido chamando-se seuFrame.getRootPane().
Quando estiver modelando uma interface, uma boa analogia com a web é pensar no JPanel como se fossem suas “divs”, e dentro dela, você pode definir várias opções de alinhamento.
[quote=ViniGodoy]Se não me engano, o Desenho Livre é implementado através do Group Layout.
E, realmente, não dá para programar usando null layout. A aplicação além de não ficar multiplataforma, não será redimensionável.
Você deve definir um layout tanto sobre o JFrame, quanto a sobre todos os JPanels que estão sobre o JFrame. Na verdade, a área central do JFrame é também um JPanel, que pode ser obtido chamando-se seuFrame.getRootPane().
Quando estiver modelando uma interface, uma boa analogia com a web é pensar no JPanel como se fossem suas “divs”, e dentro dela, você pode definir várias opções de alinhamento.
[/quote]
Editei meu primeiro post que esqueci de colocar “null layout” no final da sua fala. Então Desenho Livre é implementado através do Group Layout? Então de certa forma ele é um Layout? E eu posso programar usando o Desenho Livre como escolha que ele vai ser multiplataforma e redimensionavel? Quanto a analogia que você fez, já programei PHP e usei HTML. E “divs”, nossa, muito melhor fazer um site com divs do que com tabela. Então acho que entendi sua analogia. E pelo o que entendi, tudo tem que ter layout, desde o JFrame. Qual o Layout que você recomenda usar, para ter mais FLEXIBILIDADE no posicionamento e redimensionamento dos componentes. Porque o Flow Layout por exemplo preservar o tamanho do componente. Tem um outro que esqueci que deixa o espaço todo preenchido e etc. Então essas são minhas duvidas. Desde já, agradeço a resposta que já deu. Obrigado