Colocar um Jlabel numa imagem

OLá pessoal, estou com uma dúvida só. Não sou muito experiente em java, queria saber como faço p/ colocar um JtextField ou JLabel em uma imagem que pus no JPanel. Ele não deixa, Gostaria de alguma dica fácil, ou melhor sem complicação. Estava pensando se colocar a imagem como background, mas como faço isso. Estou usando o Netbeans, criando a GUI como no Delphi.

Falow…

Para colocar uma imagem em um jFrame primeiro devemos adicionar um jLabel qualquer na tela depois devemos redimensiona-lo no tamanho da imagem que desejamos colocar na tela. Após isso iremos colocar a imagem dentro do jLabel através da opção icon do objeto jLabel. Desta forma se você deseja colocar um jLabel em cima de uma foto você deve setar o layout da área raiz, no caso JFrame em ?null layout? e posteriormente deve-se adicionar o label que deseja colocar em cima da figura e colocar sua precedência maior do que o objeto label que está armazenando sua imagem(através do inspector).[b]

Se você quer colocar uma imagem de fundo no seu JPanel, terá que desenha-la manualmente, sobrescrevendo o paintComponent.

Eu já fiz isso, e coloquei o código aqui no GUJ, neste tópico.

[b]Enviei uma forma mais fácil para nosso amigo em comum, pois ele está trabalhando no NetBeans como no Delph, ou seja, ele está clicando e arrastando componentes. A maneira que você sugeriu é fácil para quem já conhece java a algum tempo, mas como ele mesmo disse ele é meio inesperiente.
Depois você dê uma olhada na maneira que sugeri a ele, é bem mais simples e sem complicação.

Ok pessoal A idéia da Livia deu certo e foi bem simples…
Valeu para boa intensão!!!

:lol: