Colocar um JScrollBar em um JPanel

Então gente, eu queria que quando eu apertasse um botão, o JPanel aparecesse e que nele, estivesse vários botões (no qual não vai caber todos nele, pois até por que irei deixar ele em um tamanho “pequeno”) e então eu queria adicionar uma barra de rolagem para ter mais espaço para colocar botões e poder assim chegar neles para clicar (Estou usando o Windows Builder para fazer isso)

(eu achei alguns fóruns falando sobre isso, mas lendo eles eu tentei repetir/adequar ao código mas não deu certo… vou deixar aqui o link de alguns…)

(aqui tentei fazer o que o ViniGodoy falou, mas nada aconteceu…)

(nesse eu tentei mudar algumas coisas do código da segunda resposta do entanglement)

(nesse tentei mudar algumas coisas também… mas nunca encaixava…)

@Programador273
Boa tarde, você quer mesmo fazer tudo isso no braço via código? Caso queira eu posso te ajudar mas aconselho fazer uso de uma IDE como eclipse ou netbeans que te da um suporte maravilhoso para fazer os design e você se preocupa inteiramente com o código em si.

O que você quer fazer?

Obrigado Pela Resposta!

Então, acho que não deixei muito claro, estou usando o Eclipse com o Plugin do Windows Builder sabe? Então eu coloco o objeto (por exemplo um JButton, JLabel) pelo Windows Builder e programo o que quero que eles façam.

O que quero fazer é no meu JPanel colocar um JScrollBar, mas eu coloco e nada acontece.
(ja tentei botar primeiramente um JScrollPane na tela inteira, depois um JPanel e por fim o JScrollBar. O JScrollPane até vai para cima e para baixo, mas não “arrasta” o JPanel junto, entendeu?

@Programador273 O Windows Builder tem uns problemas, as configurações de alguns objetos não vem muito convenientes, provavelmente seu JScrollPane não está configurado para aparecer sempre.

1 curtida

Obrigado Pela Resposta (ja me ajudou um pouco)

Aqui estava “VERTICAL_SCROLLBAR_NEEDED” e “HORIZONTAL_SCROLLBAR_NEEDED”, eu mudei os dois para “AWAYS”, então agora apareceu as setinhas porém não tem barra para rolar, sabes como prosseguir?

Provavelmente agora o problema pode ser o posicionamento dos objetos ou o tamanho dos paineis, eles precisam estar dentro do JScrollPane e precisam ter o tamanho acima do da janela.

Obrigado pela Resposta!

Mas o problema é que se eu boto um JPanel dentro do JScrollPane, eu não consigo redimensionar ele, ele sempre fica do tamanho do JScrollPane…, sabes como prosseguir?

Consegui Resolver!! (Obrigado pela ajuda também Villagram)

A solução era ir lá na programação do JPanel e botar : panel.setPreferredSize(new Dimension(Width,Height)); e botar Width e Height desejados.