Estou chegando ao Portal e provavelmente até já responderam à minha dúvida. Mas vamos lá! Tenho instalado o seguinte: c:\j2sdk1.4.2 e, também, c:\j2sdkee1.3.1. Estou tentando aprender e consegui uma apostila aqui que diz que tenho que ter o j2se5.0 e o j2se 5.0 jre. Então, baixei o jre-1_5_0_10 e o jdk-1_5_0_10. Minha pergunta é: preciso apagar as pastas que já tenho aqui (citadas acima) e fazer a instalação dos arquivos que baixei? Ou posso deixar ambas instaladas?
Também baixei o netbeans 5 (diz que é muito bom!) embora na apostila fale do netbeans 4.1.
Agradeço a atenção e paciência!
Paulo
Você pode manter quantas instalações desejar.
A isntalação que vai valer é a que está no PATH e CLASSPATH do teu Sistema Operacional. Ou, caso você use o caminho absoluto da instalação, tipo C:\jdk1.5\bin\java.exe
Valeu, Franklin! Já vou instalar aqui e alterar o PATH e CLASSPATH, como você orientou. Depois de funcionar tudo, apago as outras pastas.
Obrigado pela ajuda!
Paulo
Ops! Acho que fiz besteira. Desinstalei o que tinha instalado aqui (c:\j2sdkee1.3.1 e c:\j2sdk1.4.2) e instalei o pacote que baixei no site da Sun. Só que agora só aparece aqui que tenho o jdk1.5.0_10 e também o runtime environment 5.0. No painel de controle aparece que tenho instalado o J2SE Development Kit 5.0 Update 10.
Será que instalei o pacote errado, ou faltou baixar algo? Desde já agradeço a ajuda!
Paulo
Voltei! Sou teimoso e apaguei tudo aqui. Como agora parece que tá funcionando, vamos compartilhar com os iniciantes como eu ( e aos mais experientes, por favor podem corrigir qualquer besteira!)
Inicialmente instalei o arquivo jdk-1_5_0_10-windows-i586-p na pasta c:\jdk1.5.0_10 e configurei as variáveis de ambiente seguindo as orientações aqui do fórum. Pelo que entedi, este arquivo contém o necessário para começar a trabalhar com o java (pelo menos para nós, iniciantes!)
Feito isso, baixei e instalei o arquivo java_app_plataform_sdk-5_02-windows (Sun java System Application Server Platform Edition 9) na pasta c:\sdkee, também acrescentado o caminho no Path (gostaria de aprender alguma coisa sobre JSP e pelo que entendi parece que preciso deste “pacote”).
Acredito que agora vai!!!