Colunas dinâmicas com Jasper Reports

Pessoal, encontrei muitos tutoriais não-funcionais sobre crosstabs no Jasper Reports pra seguinte situação:

Tenho um objeto que contém:

public String[] getColunas(); public String[] getValores();
E preciso que ele monte, dinamicamente n colunas da esquerda pra direita sendo que, o array de valores contém, somente, 1 valor pra cada coluna. Por exemplo, se meu objeto está assim: Colunas: “Nome”, “Ano” e “Quantidade”, Valores deverá estar assim: “Alberto”, “1998”, 80.

Em outras situações pode-se encontrar menos ou mais colunas, mas o array de valores sempre acompanhará a mesma quantidade de colunas, com somente 1 linha que são seus valores.

É possível conseguir montar uma grid como a baixo com um List destes meus objetos com Jasper Reports?

Nome          | Ano           |Quantidade
--------------------------------------------
Alberto         1990            98
Carlos          1992            100
Amanda          1970            31

Obrigado a todos!

Neste post

http://www.guj.com.br/java/224980-relatorio-dinamico-com-jasper-report-nao-aparace-nada

eu crio um relatorio totalmente dinamico

Olá erickfm8, infelizmente a solução desse problema não me atendeu.

Preciso criar um modelo .jrxml com titulo parametrizado (até aí tudo bem) mas cujas colunas e linhas do relatório serão totalmente dinâmicas! Isto é, alguns relatórios terão 2 colunas e 2 linhas, por exemplo, enquanto outros terão 8 colunas e 2.000 linhas. É totalmente variável! E esse modelo deve receber um array de colunas (String[]) e uma lista de arrays contendo os valores das linhas para cada objeto.

cara com aquele exemplo vc consegui criar seu .jrxml com quantas linha e coluna vc quiser…

eu só não consigo dar detalhes agora pq faz um ano que fiz aquele relatoria e tenho que relembrar algumas coisas.,…

mais ali vc faz um “laço” e vai colocando quantas linha e coluna quiser …

a coisa meio chata é calcular o Width e Height certinho ai em de acordo com sua necessida vc informa a quantidade de colunas por exemplo

design.setColumnCount(1);

Entendi. O único problema é que preciso fazer esse esquema das colunas no plugin visual do iReport. Ou seja, não podemos fornecer um .java.

Obrigado pela ajuda.

Olá!

Conseguiram resolver este problema?

Estou com o mesmo…