Colunistas

Salve Admin e moderadores do PJ,

             Estou fazendo um tutorial sobre serialização, e me ocorreu uma ideia. pq vcs aqui do PJ não fazem tipo uma nova área no site . Tipo de colunistas semanais ... tipo do imasters ... ai vcs moderadores e coladoradores postariam semanalmente algum artigo , sobre um determinado assunto.... ou ate mesmo abriam oportunidades pros frequentadores assiduos concorrem a poder ter sua coluna semanal ... seria interessante pois o numero de artigos enviados pra vcs seria muito maior (é claro  que vcs filtrariam ).... 

Sei lá , é uma ideia que faria com que o numero de visitas aumentasse e muito.
Falo por experiencia propria , sempre que preciso de alguns detalhes do tipo : como usar mascaras em text fields, como enviar emails, coisas pequenas que se perderiam em um tutorial !

blz ? respondam ai , digam o que vcs acham

Gostei da sua idéia…

Seria muito legal ter uma área só de colunas no site…

Só que isso não exigiria uma reformulação no visual?
Para poder deixar as colunas mais visiveis…

Se bem que quiser procura…

Mas a idéia é boa…

pq pensem bem, as colunas seriam diferentes de tutoriais, com dicas como por exemplo : como pegar o sistema operacional em que o sistema esta rodando… coisas do tipo , coisas rapidas ,simples , mas essenciais. O numero de visitas aumentaria e muito. E os colunistas , querendo ou nao , estariam se promovendo no cenario de java no Brasil (levando em conta o publico que o PJ abrange). Com 3 colunas bem feitas os comentarios do tipo : - “Po esse cara é bom mesmo” irão começar a surgir, sem contar q nós , frequentadores assiduos do portal estariamos enviando artigos direto para conseguir ter um publicado! os que não forem publicados poderiam ir pra sessão de tutoriais …
acho que seria muittooo fera … vamos esperar a opinião de um moderador

Salve =)

beleza?!

Cara sua idéia é muito boa kra.
Porém… (hehehe sempre tem um porém) o trabalho aqui do PJ já é grande kra… e todos nós trabalhos para manter o site em ordem, e muitos outros projetos por fora, (aguardem, o pj vai ferver) bom… Um parte de colunistas sera muito legal mesmo kra… .mas ja dá trabalho demais fazer um tutorial por mes… imagine um artigo por semana… é complicado…
Porém, o PJ sempre esteve aberto para artigos, tutoriais, etc etc… é só mandar que publicaremos… e é interessante… e também é muito dificil achar colunistas que quisessem se dedicar a isso… eh complicado… todo mundo eh muito ocupado… e precisaria ter compromisso neh kra… dai eh foda…

Bom, em todo o caso, a idéia é boa sim… se souber de pessoas que gostariam de assumir esse compromisso, não teria por que a gente barrar… estamos aqui para ajudar a cada um =)

Abraços!

E mandem artigos e tutoriais quando quiserem =)

Cya!

eu estou de ferias lalalalal la duhsudHASUHDas
dependendo doq rolar eu ateh posso ajudar com as colunas
ficaria ateh mais interessante o pessoal aprender doq ir direto em tutoriais e pegar alguma coisa mais “no ar” com as colunas seria uma coisa um pouco mais “detalhada” tipo invez de colocarmos sobre GUIs poderiamos simplesmnete discorrermos sobre assuntos como dialogs ( http://www.portaljava.com.br/home/modules.php?name=Forums&file=viewtopic&t=12242&sid=349b06614b2112fc7b96ff3044c305a4 ) hehehehe
agora reservar um espaço pra isso, sem compromisso eh meio foda eu ateh intendo! mas de graça, ai ferra, com reconhecimento ( q tal um status de coluner ? camisetas colunist ( sei la como escreve colunista em ingles ) eu ateh poderia ( serio, ) me dedicar um pouco sobre as coisas basicas ( nao gosto de ficar discorrendo muito sobre as partes mais avançadas por causa da geraçao de duvidas sempre frequentes )
mas eh isso ai, ou ter um parte com foto e talz na parte do site dos colunistas :):slight_smile:
bom sei la nao vo fika rasgando muita seda pra me subirem e nem ficar implorando por isso eu estou aqui pq gosto e nao para ser recompensado :slight_smile: []s se si interessarem pela ideia, e, dependedo de qual for o retorno :slight_smile: eu ja me candidato para as coisas mais basicas
ja temos como exemplo uma “dica” de como funciona os dialogs simples feita por mim, se eu “servir” para o time ficaria grato qualqer coisa contate-me msg privada msn email :slight_smile:
ficam a sua preferencia :slight_smile: []s

Murray, tu pode sim ir a procura de pessoal ninja pra te dar texto pra coluna, é uma idéia legal sim… ai, o texto da coluna nao seria tããoo extenço como um tutorial, e nem é a intenção de se ensinar como um tutorial, seria mais pra explicar oq é a coisa X, falar onde se usa, problemas, etc… certo? Eu acho jóia :slight_smile: , mas ai como seria, tu faria contato com um colunista por semana? mes?

po entao matheus, dai tu ja abrangiu eu como um filtrador ?
pow entao manja?, eu tenho um material legal pra discorrer pelas coisas X
mas sei la a tua ideia seria legal, vamos sentar algum dia desses pra converasar isso no msn com a diretoria daki, pois eu ( como a maior parte das coisas ) nao tenho saco pra montar pages mais :frowning:
as colunas poderiam ser qnem essas dai q eu falei ai sobre dialogs com mais uns shots rapidos para o pessoal ver o resultado
bem eh isso ai aguardo convite :slight_smile:

Bom, eu me proponho a escrever uma coluna por semana, até acabar meu conhecimento… hehehehe sendo que sempre estou me atualizando e estudando muito, por isso acho que vai demorar um pouco para me esgotar…

E é claro que se for preciso eu até corro atrás de outros colunistas para me ajudar. Acho que temos ótimos talentos aqui no fórum mesmo.

Estou muito empolgado com esta idéia, pois vejo o sucesso do site
www.imasters.com.br

E também me interesso no status de colunista do Portal Java…

O que acham de uma fotinho na coluna, hein?

té +

dai ja temos 2 caras pra fazer isso, e o pessoal ainda nao viu :frowning:
amanha eu to indo pra maringa mas vou levar o notebook ( obvio )
vou ta visitando aki hora q eu acordar :wink: para saber mais :slight_smile:
mas vamo la pessoal rapidinho nois cria isso daki :smiley:
[]s

felipe, nós ja temos pronto um block com fotos dos usuários usando a camisa do Portal Java pronto, só falta publicar, estamos esperando mais fotos de usuários com a camisa pra colocar ao ar logo (por falar nisso vou ver se consigo publicar hj já)

Aí matheus… tb estou disposto a participar das colunas!
achei uma ótima idéia…
posso fazer alguns mini-tutoriais de Servlets,JSP, Arquitetura WEB,MVC…

ficarei muito satisfeito em poder ajudar…!

:wink:

pessoal, vcs não precisam do aval de alguém pra poder colaborar com o Portal, a gente incentiva a iniciativa de todos. Em qualquer duvida, podem procurar alguem da equipe de mantenedores, ou até mesmo sempre consultar alguem da equipe pra ver se esta indo td bem, se o trabalho tiver um conteúdo bom, estejam certos que ele vai pro ar, com o copyright de quem o escreveu.

Mas e aí?
Onde seriam publicadas estas colunas?
É fácil criar uma nova área chamada colunas?
Pra quem a gente manda essas colunas?

Eu acho que ficar mandando como tutorial fica meio ruim, pois teriam muitos tutoriais similares. Um coluna seria algo menor, menos abrangente e contínuo.

Por exemplo, em uma coluna o colunista poderia escrever sobre a funcionalidade das threads, no outro sobre como utilizar threads e em um outro como utilizar wait() e notify()…
Ou sobre Streams, uma coluna abrangendo detalhes de uma pequena parte da API java…

Seria mais interessante…

não se esqueçam de mim , afinal a ideia foi minha ehhehe …
o lance do status de colunista seria legal … mas acho que a responsabilidade por filtrar o q iria pro ar tinha que ser dos moderadores … e outra , esse lance do compromisso não seria um impecilho nao , pq pensem … se vcs colocarem indicarem , por exemplo, 10 colunistas… semanalmente teriam por exeemplo 10 artigos, porem se numa determinada semana 3 colunistas estiverem com muitooo trabalho e não puderem fazer sua coluna teriam 7 artigos … entederam ? na pior das hipoteses numa semana teria 1 artigo! lembrando que quanto mais artigos um colunista postar mais “reconhecido” ele será … então seria de interesse dos colunistas o numero de artigos publicados …

só uma coisa, pessoal, caracterizem bem oq é q deve ser colocado em uma “coluna”, não vamos criar conteúdo praticamente igual mas com nomes diferentes, não vamos criar mais uma sessão de conteúdo, onde só mude o nome… Isso confunde o usuário novo que esta navegando, por ex, atualmente o Portal Java conta com Artigos, Tutoriais, FAQ, Almanaque Java, Certificações… etc, vcs não tão achando q essas colunas estão ficando como artigos? digo, pra mim, a unica diferença de coluna e artigo, é q, a coluna é um breve texto mostrando a idéia do autor sobre determinado assunto, e, toda semana, é publicado uma diferente, por ex:

[i]Colunista: Matheus

Ser ou não ser, eis a questão.

Eu acho q ser ou nao ser é bla bla bla, pq isso, pq aquilo, bla bla, obrigado. // claro q mais comprido[/i]

É isso mesmo Mateus. Coluna seria mais ou menos isso sim. POr exemplo Como Setar um LookAndFeel diferente para uma aplicação ? coisas pequenas demais para um tutorial mas não menos importantes…entendeu … ?

De certa forma vc está certo matheus…
Seria apenas mais uma opção no meio de tantas, porém em uma colunao autor poderia usar pequenos aplicativos como exemplo.

Por exemplo:

[i]Colunista: Matheus
Editor de desenhos usando a API collections

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre a API collections e para tal vamos construir um pequeno aplicativo que desenha quadrados circulos etc…

[/i]

outro exemplo:

[i]Colunista: Matheus

Utilizando eventos com botões (Jogo restaUm)

Olá pessoal, hoje vamos falar sobre…
[/i]

Isso seria mais atrativo para todos os visitantes iniciantes. Chamaria muito mais atenção… Veja um ótimo exemplo no site do imasters (acho que já falei deles aqui)…

bem, me corrijam se eu estiver enganado, mas… pelo menos, nos jornais, uma coluna, é um breve texto que espressa a opnião de um autor, não necessariamente ele querendo ensinar algo ou não, querer fazer com q pensem como ele ou não… uma coluna, está mais pra um desses textos tirados do Jablo (java blogs) de usuários do q um pequeno artigo, confere?

Eu não vejo desta forma Matheus…

Dá uma olhada neste link por exemplo:

http://www.imasters.com.br/artigo.php?cn=2496&cc=15

Isso é uma coluna bem feita. Muito útil pro cara que tá tentando aprender java de uma forma mais prática. É quase um passo a passo curto. E ainda fica um gancho, tipo, semana que vem tem mais…

O cara vai ficar a semana inteira acessando o PJ só pra ver se o colunista já postou a continuação…

é bem legal…

podem ser das duas formas mateus e feliprod… usando ainda o imasters como exemplo … alem desse artigo sobre lookandfeel existem alguns do tipo : “Por Que Java ?”, “Java x .Net” entenderam … seria mais ou menos dessa forma… putz mateus isso seria demais … o pj seria completissimo … seria perfeito …