COM+ e Java

8 respostas
G

Pessoal, pode se tratar de uma pergunta idiota, mas preciso tirar a dúvida.

Li um artigo que explicava como registrar um componente COM+ p/ fazer com que uma aplicação desenvolvida em Delphi trabalhe no esquema Cliente/Servidor.

Gostaria de saber o que pode ser usado para fazer o mesmo tipo de aplicação mas usando Java, aplicação Desktop funcionando no esquema Cliente / Servidor.

Ou seja, somente a máquina servidora acessa o servidor de banco de dados, a máquina cliente faz requisições para a aplicação servidora que pesquisa no banco e retorna algum resultado.

Obrigado!

8 Respostas

ivo_costa

Não sei se é bem isso que você precisa mas da pra usar Java Web Start. Com JWS você fará uma aplicação que roda no cliente e depois faz utra que roda no servidor com uma servlet pegando requisições e enviando respostas.

Esses dias eu fiz trabalho pra facul. Era um quiz, que rodava no cliente via JWS e tinha uma servlet no servidor que enviava as perguntas e atualizava os recordes.

Flw!

G

Sim, eu conheço java web start. Mas não é exatamente a mesma coisa.

Com JWS vc tem um “módulo” só, não tem a parte cliente e a parte servidora como no exemplo que dei dos aplicativos feitos em Delphi.

No caso do JWS é uma aplicação cliente que é distribuida atravéz do servidor web. Resolveria meu problema sim, mas eu gostaria de saber se tem como desenvolver em Java a mesma lógica que normalmente uma aplicação cliente/servidor feita em VB ou Delphi usa.

ivo_costa

Bom, eu não conheço VB nem Delphi, mas com JWS da pra fazer (cliente -> servidor -> banco) e (cliente <- servidor <- banco).

G

O que seria a parte servidora em JWS ?

Eu consigo somente enchergar uma aplicação, mas distribuida pelo servidor web.

fabeen

Você poderia utilizar o padrão da arquitetura J2EE/JavaEE deixando seus componentes de negócio em um EJB Conteiner. Seria mais ou menos a mesma idéia de utilizar o COM+.

G

Vc poderia me recomendar algum material a respeito ?

Obrigado!

fabeen

Versão Antiga 1.4
http://java.sun.com/j2ee/1.4/docs/tutorial/doc/

Nova Especificação Java EE 5
http://java.sun.com/javaee/5/docs/tutorial/doc/

Espero que ajude.

[]s

ivo_costa

Uma vez um cara postou um código desse naipe mas eu não achei o post, ta ai uma servlet que recebe um objeto e devolve outro.

public class Servlet extends HttpServlet {

private Document doc;

public Servlet() {
	super();
}

protected void service(HttpServletRequest request, HttpServletResponse response) throws ServletException, IOException {

try{
		ObjectInputStream objectInputStream = new ObjectInputStream(request.getInputStream());

Vo vo = (Vo) objectInputStream.readObject();

objectInputStream.close();
		ObjectOutputStream objectOutputStream = new ObjectOutputStream(response.getOutputStream());

objectOutputStream.writeObject(new Integer(vo.getCodigo()));
		objectOutputStream.flush();
		objectOutputStream.close();
	}
	catch(Exception e){e.printStackTrace();}
}

}

Criado 28 de dezembro de 2007
Ultima resposta 28 de dez. de 2007
Respostas 8
Participantes 3