Olá, há algum tempo estou tendo dificuldades em alguns projetos que inicio, acho que deve ser falta de planejamento(eu apenas começo a digitar e criar classes e arquivos assim do nada do jeito que está sem nenhuma ideia de como vai ser, apenas com a ideia de que vou fazer Software X com funções Y). Quando estou programando chega uma hora em que os codigos não fazem sentido, algumas classes são desnecessárias, varios metodos não tem motivo algum para existir, variaveis que não servem de nada(seria tudo isso normal ?), alguns projetos eu simplesmente não consigo fazer manutenção nem alterar uma simples linha de codigo pq mudaria todo o programa por uma simples besteira. Pois bem, alguem poderia me dizer algum modo de adiquirir alguma expriência para que eu não cometa os mesmo erros, vejo que se eu continuar assim vou entrar em um ciclo vicioso e nunca vou conseguir terminar nada. Eu já não aguento mais começar um projeto e do nada ter que apagar tudo pq o codigo não é mais legivel nem funcional, cansei de fazer gambiarras mesmo sem ter um prazo a comprir. Ouvi dizer que seria uma boa participar de projetos Open-Source(dificil é achar um de um nivel bem baixo que até eu mesmo consiga acompanhar com minha pouca experiência).
Enfim gostaria de alguma dica de o que fazer nessas horas onde não se sabe do seu futuro nessa area tão complicada.