Olá a todos, comecei recentemente a estudar a API javax.comm e com ela a testar um simples hardware uma placa com um led e um diodo q o acende, ligado a porta serial de meu pc (DB9), mas até este momento ainda não cosegui fazer com que um aplicativo java libere tensão para acender o led, em C e C++, os aplicativos funcionam perfeitamente.
Ai me vem a dúvida em java é possivel ? Alguém conhece algum exemplo ou tem alguma idéia de como devo proceder ?
Deve ser. Há muuuito tempo atrás fiz uns testes com um circuito caseiro baseado num chip 74hc578 eu acendia uma fileira de 8 leds enviando um byte diretamente para a porta paralela de um XT.
A javax.comm te permitirá enviar um dado para porta paralela. Se funcionava em C/C++ não vejo pq não funcionaria com java.
[quote=“dango”] Há muuuito tempo atrás fiz uns testes com um circuito caseiro baseado num chip 74hc578 eu acendia uma fileira de 8 leds enviando um byte diretamente para a porta paralela de um XT.
[/quote]
Seria possivel, se ainda existente esse codigo, vc enviar para a galera?
Ja trabalhei com esse tipo de aplicação em (Eca :2gunfire: )VB. Mas em java ainda não vi nada parecido.
Rodrigo, eu não tenho o código em java. Tinha escrito em assembler; isso foi por volta de 1990 com um XT 4.77 MHz (MASM hehehe)
O que eu posso ter (talvez, lá no fundo do baú, em algum lugar do porão) seja o circuito e o equeminha dele.
Do que eu me lembro o circuito era bem simples. Esse tal de 74HC recebia um byte através de uma porta paralela. Os bits ligados acendiam os leds respectivos (uma caracteristica legal desse chip é que ele retém o sinal, mantendo o led acesso – por exemplo: para acender os leds das extremidades vc manda um byte 10000001).
Com java e aquele circuito, dá pra usar o exemplo simples que vem com o javax.comm (o SimpleWriter.java) adaptando ele. É realmente bem simples.
A minha idéia com esse circuito, na época, era acionar (ligar e desligar) motores (como cancelas por exemplo, substituindo botoeiras manuais) e outros equipamentos através de acopladores ópticos. Uma viagem – mas era só estudo mesmo.