Com JAVAC blz mas em IDE: javax.servlet does not exist
5 respostas
P
pgntPJ
olás
estou desenvolvendo meu primeiro servlet e consegui compilá-lo no console com javac depois de colocar o path na variável de ambiente classpath como orientam os fóruns e sites espalhados pela web
no entanto, quando tento fazer isso com alguma IDE (tentei com o Eclipse e o JCreator) ele não encontra o pacote javax.servlet
[i]Tomcat5\webapps\ROOT\WEB-INF\classes\MyServ.java:8:
package javax.servlet does not exist
import javax.servlet.*;[/i]
alguém tem mais alguma idéia ou sabe o q pode ser feito?
vc configurou o path da sua aplicação no ide para usar o j2ee ?
Bravox
J
jaireltonPJ
No Eclipse:
Project --> Properties --> Java Build Path --> Libraries --> Add External JARs --> selecione os jars da API Servlet
P
pgntPJ
Obrigado
Segui as instruções do jairelton no eclipse e fiz o mesmo análogo no jcreator e deu certo nos dois.
De certa forma achei estranho pois defini a classe no classpath (de várias formas, referenciando o diretório e/ou o arquivo), copiei a api para um diretório do j2sdk, etc… será q essas IDEs ‘filtram’ arquivos j2se ou eu teria q instalar toda a plataforma j2ee para que elas entendessem sem ficar acrescentando arquivos?
vlw
abs
J
jaireltonPJ
Os IDE’s ignoram totalmente o que está na variavel CLASSPATH, eles tem uma forma de controle interno das classes que o projeto usa, inclusive as classes do JDK devem ser adicionadas, porem são adicionadas automaticamente ao criar um novo projeto, se você der uma olhada no seu projeto no Eclipse, vai ver que tem uma library chamada JRE System Library, se você remove-la, o Eclipse vai parar de reconhecer as classes padrões do Java, a primeira que ele vai reclamar da não existencia é java.lang.Object ( :roll: )…
A unica forma é adicionar as API’s mesmo, mas o Eclipse pode fazer isso sozinho, é só você instalar um plugin para JEE: