Com Mostrar para Java localização de arquivo dentro do pacote

Fala povo!
Seguinte…

Eu estou com uma dúvida aqui e ja rodei muito lugar e não achei quase nada…
Só achei algo sobre JDOM mas não serve!

Segunte, eu tenho um arquivo dentro do pacote “Arquivos”, e minhas classes estão no pacote “Classes”.
Se eu quero carregar uma imagem que está dentro do “Arquivos”, eu sei fazer isso:

jLabeFoto.setIcon(new javax.swing.ImageIcon(getClass().getResource("/nomePacote/imagem.jpg")));

Assim ele carrega o arquivo e manda para a o labelll e talszz xD

Mas…e se apenas quero falar que meu banco de dados está também no “Arquivos”???
Eu sei, o banco ficará estático e talss sei lá…mas,…eu só quero falar isso: “Tal Arquivo está em Tal Lugar dentro do meu projeto no Pacote tal!!!”

??
Abraços e arguardo respostas!

Que banco é esse que trabalha com arquivos apenas de leitura, dentro do seu JAR?

Esquece o Banco…xD…a minha questão não é para o Banco e sim para qualquer arquivo!

O banco que eu to usando aqui é o access…é por besteira, eu só quero saber como tornar arquivos e qualquer outra coisa que eu precise usar no meus “javas” de uma forma mais portavél…

Abraçoss…

Nada gente?

Desculpe reviver o tópico e tal…mas tipo, só queria saber como carregar um arquivo que está dentro dos pacotes do Jar

Tipo, faz de conta que eu tenho um arquivo .txt dentro do jar, e sempre irei usar ele, como eu carrego ele “localmente” no java?

Abraços e aguardo respostas.