Com qual tecnologia as programadores preferem trabalhar?

17 respostas
jamie

Estava conversando esses dias com meu namorado (que é usuário excessivo desse forum) e falei pra ele que conhecia muitas programadoras que preferem trabalhar com uma determinada tecnologia do que outra. Conversando com uma amiga de onde eu trabalho, pudemos notar que existe (aqui, pelo menos) uma quantidade muito maior de programadoras que usam C++.

No Brasil, converso com poucas programadoras, mas a grande maioria que converso desenvolvem em Java. Uma realidade totalmente diferente daqui, onde vejo muitas programadoras (no complexo onde trabalho existe mais programadoras do que programadores - na verdade, é um time pequeno, mas é o que acontece) que preferem linguagens como C++ e Python.

Será que existe alguma diferença entre preferências de tecnologia do sexo feminino?

Grata.

17 Respostas

F_io_Henrique

Linguagem não tem sexo :wink: ! O power trio C; C++ Java, é forte no mercado. IMHO

brunaspontes

Sim, trabalho com java pq gosto!!!

^^

W

Acho que nao tem nenhuma preferencia tb.
Mas o que eu vejo eh que tem poucas mulheres trabalhando na area de informatica (o que eh ruim).
Na empresa que eu trabalho tem bastante mulheres mas nao na area de informatica, area de documentacao tem bastante e na area de cuida dos cursos oferecidos pela empresa tb tem bastante mas eles sao doidos pra contratar mais mulheres na area de programacao.

//Daniel

C

A tendencia é programadoras preferirem linguagens mais dinamicas e de rapida absorcao, como Python. Mas quando o assunto é c++ duvido que alguem PREFIRA trabalhar com isso, seja homem ou mulher.

D

Eu acredito que isso de escolher a linguagem preferida vem através de nossas experiências, e de onde e com quem trabalhamos.
Fulano fala bem disso, você testa, gosta, logo mais muda para outra, e assim vai.
Eu por exemplo, gosto de C++ e Java, e não posso nem ouvir falar em Delphi. hehehe!

Pois é, este fato é complicado, mas em partes nós homens somos culpados.
Na faculdade, por exemplo, entram poucas moças nas turmas, as poucas que ficam, muitas acabam desistindo no meio do curso, pois por ser uma sala composta por vários malucos, sempre ocorrem brincadeirinhas em excesso, o que acabam assustando as pobres. :frowning:

Andre_Brito

windsofhell:

Mas o que eu vejo eh que tem poucas mulheres trabalhando na area de informatica (o que eh ruim).

Na verdade, não é só na área da Informática, mas na área de Engenharia. Claro que algumas atraem mais mulheres (como Engenharia de Alimentos), mas no geral, acredito ser uma área masculina.

Abraço.

Marcio_Duran

Bem, colocado mas quero dar aqui outra visão ao assunto.O problema é que quando se trata de Java parte do principio que o desenvolvimento envolve todo um core que integram e passa por Java, não só uma programação definida ao dominio do problema mas tem extensibilididade entre outras tecnologias que levam serviços tanto pra o lado cliente quanto servidor.Quanto a C++ acredito em um desenvolvimento mais especialiazado, quanto a Python já é uma linguagem que tem uma independencia de tecnologia por ser modular, então essa atua não só em uma plataformas mas entre várias plataformas.

A preferencia ao qual foi aqui referida é no sentindo de conhecimento e informação ao melhor uso da tecnologia sobre o case do cliente, e nisso que ,vai o foco da questão, você não tem que ter preferencia, você tem que dar soluções, seja qual paradigma for.

victorwss

O fato da área de informática e engenharia ter poucas mulheres é algo que está ligado bastante a psicologia, antropologia e biologia. As mulheres tendem a ter uma criação e uma organiação psíquica e social mais voltada para áreas humanas, logo acabam tendo certa aversão a área tecnológica, o que faz com que sejam minoria nisso. No lado das ciências humanas e sociais ocorre o oposto. Em letras, psicologia, serviço social, enfermagem e coisas assim, as mulheres são maioria.
Já em áreas que não tendem a nenhum dos dois ou misturam os dois (educação física, medicina, agronomia, direito, administração, química…), fica mais ou menos meio a meio.

L

Esse padrão de programadores C++/Python não é exclusivo das mulheres não! Na época em que eu programava em C++ (no ambiente Unix), havia aquele burburinho sobre a linguagem ultra-produtiva chamada Python, e como muita gente gostaria de programar nessa linguagem. No Java é a mesma coisa, existem muitos programadores Java encantados pela linguagem Ruby, e que estão loucos pra trabalhar com ela.

Nunca entendi o porquê, mas desde que comecei com Java, nunca mais encontrei gente que vinha trabalhando seriamente com C++ como eu. A maioria dos javeiros têm sua origem em linguagens para a plataforma Microsoft, como Delphi e VB. Me parece que C++ e Java são universos distintos, porque acredito que quem estava programando em C++, ou foi pra Python/Ruby ou continuou com C++ mesmo.

O que na realidade acontece é que programadores preferem se especializar numa determinada plataforma, seja Java, .Net, ou LAMP. E isso independe do sexo que nasceu (e escolheu).

Leozin

Aqui… aonde?

jamie

Atualmente estou morando na Dinamarca, em Hillerod. É uma cidade que fica perto de Copenhagen. Eu coloquei no meu cadastro mas acho que nao apareceu.

W

Opa! Vizinha entao hehehe

Marcio_Nogueira

Acho que não tem aver ncessáriamente com preferêsncia, mas com arealidade do mercado Dinamarquês. :wink:

jamie

Hehe
Somente alguns kms. É só pegar uma balsa e um trem hehehe

Leozin

Eu achava que o namorado que ela tinha citada era tu hehe

fabim

Trabalho com Java pq é o que eu sei e ja investi tempo demais nisso.
Nao vou mudar a menos que haja necessidade (como sempre na evolucao humana)

Mas sou fanzasso de .NET =)

W

Hehe
Somente alguns kms. É só pegar uma balsa e um trem hehehe

Quem mora em Malmö eh mais perto ainda, so cruzar uma ponte. :slight_smile:
Como eh o mercado ai na Dinamarca?
Eu recebi umas propostas de trabalho em Köpenham mas nao aceitei porque nao penso em mudar da Suecia.

//Daniel

Criado 14 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 16 de fev. de 2009
Respostas 17
Participantes 13