Considerando as alternativas… sábia escolha, camarada 
pra mim é o inferno cara, vc lida com usuario que é estupido mesmo cara, ta ok q tem gente q n sabe mta coisa de informatica, mas tem coisa q n da pra acreditar.
uma vez fui atender um chamado que dizia que os e-mails do funcionario não estavam aparecendo (no thunderbird) cheguei la o sujeito apertava em cancelar ao inves de digitar o usuario e senha dele, achou q n precisava disso. Inumeras vezes as pessoas ligam falando que “o computador não está ligando” chega la o monitor ta desligado. Você tem q explicar coisas ridiculamente simples milhoes de vezes pq as pessoas se recusam a aprender. Uma vez estava explicando algo para um funcionario e quando disse “clica com o botão direito em meu computador” ele falou “a deixa quieto, isso é muito complicado.”
Outra vez teve um chamado de uma funcionaria dizendo que não conseguia abrir o arquivo q estava em anexo (era um .zip) fui la ja pronto pra ensinar ela a descompactar, qdo terminei de ensinar aconteceu eu falei:
- Pronto, estão aqui os arquivos descompactados. (tinham 3)
- Até agora eu sabia, mas tem que abrir estes arquivos aí.
- Agora você pode abrir os arquivos normalmente, qual você quer abrir então?
- Não sei.
- Pra que você quer abrir o arquivo? Vai fazer o que com ele?
- Não sei.
Ai ela me mostrou um e-mail de uma superior dela mandando ela usar aqueles arquivos pra fazer um relatorio de n sei o q e perguntou se eu podia ajudar ela a fazer
tem mta gente que espera q vc saiba e faça o trabalho deles. Muitas vezes tb acontece “Ah, eu não fiz meu trabalho pq deu erro no sistema e ninguem veio aqui arrumar” dai o erro é q o usuario ta digitando coisa errada. Todo mundo tentando empurrar a culpa pro suporte.
Acabou o desabafo xD
Voltando ao assunto do tópico, to com 21, sou do interior do RJ e ainda não consegui emprego como programador, mas como da pra ver eu n vejo a hora…[/quote]
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Eu nunca prestei suporte ao usuário, mas trabalhei numa empresa em que eu era o “carinha da informática”. Tinha gente que não sabia abrir arquivo PDF, gente que virava a tela de ponta cabeça usando Ctrl + Alt + direcional, e outras coisas.
Tenho amigos que trabalham com suporte. Um deles me contou que uma usuária não conseguia enviar emails pelo do sistema porque não sabia escrever Hotmail kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Tinha um outro que trabalhava terceirizado para uma grande empresa prestando suporte via telefone aos usuários. Esse definitivamente odiava o serviço. Sempre que tinha a oportunidade criticava a empresa, os clientes e o salário. Ao que parece, ele continuou lá por mais um ano.
Eu não sei se suportaria ficar tanto tempo assim num lugar que eu odeie. Já abandonei emprego após um mês por odiar a maneira como os funcionários trabalhavam. Não sei se é certo abandonar um emprego por isso, mas fiz.
[quote=Júlio Murta]
É muito ruim trabalhar com suporte? Por quê?[/quote]
Depende de como encarar o trabalho, se você achar que ter que ensinar alguém que não sabe muitas vezes o básico é ruim, então vai ser.
Você tem que encarar que você é suporte, justamente por isso: você é mais preparado que a maioria, e quase todos que precisarem do seu suporte vão “parecer” imbecis.
Agora, se você ficar feliz em ensinar alguém, encarar que as pessoas podem ter dificuldades simples, “idiotas”, ou parecerem desinteressadas, etc; que você pode fazer diferença na vida profissional de outras pessoas; que muitas vezes foram mal-treinadas, mal-formadas, e que basta um pouco da sua paciência e do seu conhecimento para elas deslancharem. E isso tudo te fazer feliz, a coisa muda.
Então é isso: se você gostar do que está fazendo e não ter uma postura arrogante só porque sabe um pouco mais, ser suporte pode ser um excelente caminho para você se destacar pelas suas habilidades de inter-relacionamento com pessoas de diversos níveis existentes numa organização.
Lembre-se: você pode estar deixando escapar aquela tão sonhada promoção ou conseguir uma promoção dependendo como desempenha a sua função atual. Você pode se “esquecer” de como tratou seus “clientes”, mas eles podem influenciar decisivamente numa hora dessas.
[quote=A H Gusukuma][quote=Júlio Murta]
Depende de como encarar o trabalho, se você achar que ter que ensinar alguém que não sabe muitas vezes o básico é ruim, então vai ser.
Você tem que encarar que você é suporte, justamente por isso: você é mais preparado que a maioria, e quase todos que precisarem do seu suporte vão “parecer” imbecis.
Agora, se você ficar feliz em ensinar alguém, encarar que as pessoas podem ter dificuldades simples, “idiotas”, ou parecerem desinteressadas, etc; que você pode fazer diferença na vida profissional de outras pessoas; que muitas vezes foram mal-treinadas, mal-formadas, e que basta um pouco da sua paciência e do seu conhecimento para elas deslancharem. E isso tudo te fazer feliz, a coisa muda.
Então é isso: se você gostar do que está fazendo e não ter uma postura arrogante só porque sabe um pouco mais, ser suporte pode ser um excelente caminho para você se destacar pelas suas habilidades de inter-relacionamento com pessoas de diversos níveis existentes numa organização.
Lembre-se: você pode estar deixando escapar aquela tão sonhada promoção ou conseguir uma promoção dependendo como desempenha a sua função atual. Você pode se “esquecer” de como tratou seus “clientes”, mas eles podem influenciar decisivamente numa hora dessas.
[/quote]
A estupidez alheia está inclusa neste pacote?
[quote=Júlio Murta]
[quote=Júlio Murta][quote=A H Gusukuma][quote=Júlio Murta]
[/quote]
A estupidez alheia está inclusa neste pacote?[/quote]
Tudo depende, mas, eventualmente, sim!
Na vida, não temos como escolher somente o que nos interessa. O que faz a diferença é como encaramos os contratempos!
Com uns 22 anos, em Visual Basic. Nem sabia que existia Java.
Comecei com 19 anos a 5 anos atrás. Desenvolvia sistemas pro servidor de e-mail e aplicações IBM Lotus Notes, usando Lotuscript, @formula e um tempo depois um pouco de Java dentro ainda do Lotus Notes. Estagiava 4 horas por dia ganhando R$200,00 mais vale-transporte. Antes disso estagiei uns 3 meses com infra dando suporte no Lotus Notes.
No meu caso ele existia há um ano. Eu também não conhecia. Mas era lento que dói e tava mais no campo da promessa.
[/quote]
pra mim parece que você está opinando sem conhecer direito cara, não é postura arrogante e também não é que a pessoa simplesmente foi mal treinada, também não é que ela seja idiota. Muita gente (n todos) faz questão de não aprender mesmo, nem coisas básicas que ela precisa saber pra trabalhar com um computador. Pra que aprender se vai ter sempre “o rapazinho da informatica?” outras pessoas simplesmente se fazem de idiota e usam isso como desculpa “ah, não fiz pq deu problema la na area de informatica”. Também tem gente que não aprende ou finge que não sabe pra dar aquela enrolada enquanto o técnico “conserta o problema”. A maioria não quer saber qual é o problema mesmo em coisas basicas, assim que você chega pra resolver o problema a primeira coisa que o usuario faz é sair correndo pra ir tomar um cafezinho… ninguem se interessa em saber o q houve, em saber se ele mesmo podia ter resolvido. São pouquissimos os usuarios que você realmente pode ajudar e ensinar algo, e com estes eu não tenho problema. E como já falaram, é uma area estressante, mal remunerada e sem reconhecimento. Não conheço ninguém que esteja satisfeito trabalhando na área de suporte
[quote=yurifw]
pra mim parece que você está opinando sem conhecer direito cara, não é postura arrogante e também não é que a pessoa simplesmente foi mal treinada, também não é que ela seja idiota. Muita gente (n todos) faz questão de não aprender mesmo, nem coisas básicas que ela precisa saber pra trabalhar com um computador. Pra que aprender se vai ter sempre “o rapazinho da informatica?” outras pessoas simplesmente se fazem de idiota e usam isso como desculpa “ah, não fiz pq deu problema la na area de informatica”. Também tem gente que não aprende ou finge que não sabe pra dar aquela enrolada enquanto o técnico “conserta o problema”. A maioria não quer saber qual é o problema mesmo em coisas basicas, assim que você chega pra resolver o problema a primeira coisa que o usuario faz é sair correndo pra ir tomar um cafezinho… ninguem se interessa em saber o q houve, em saber se ele mesmo podia ter resolvido. São pouquissimos os usuarios que você realmente pode ajudar e ensinar algo, e com estes eu não tenho problema. E como já falaram, é uma area estressante, mal remunerada e sem reconhecimento. Não conheço ninguém que esteja satisfeito trabalhando na área de suporte[/quote]
- Conheço sim;
- Eu não disse que todo mundo que o suporte vai atender tem uma postura positiva;
- Eu não disse que o suporte não vai atender pessoas que não gostam do que estão fazendo;
- Eu não disse que o suporte não vai trabalhar numa área que tem exigências de rapidez, disponibilidade e eficiência;
- Também não disse que todo mundo que trabalha em suporte sejam muito bem preparados, humildes, gentis, tolerantes, flexíveis;
- O que eu disse, ou tentei dizer, é: faça bem o seu trabalho, independente dos outros ou apesar dos outros.
- Não está satisfeito com o que faz? Esteja preparado para assumir outro cargo.
- Quanto ao fato de que alguns tentam “delegar” suas tarefas para o suporte, isso acontece com todas as categorias, pois isso é o comportamento do ser humano.
- Saiba que muitos profissionais, não são promovidos, se promovem. Inventam novas funções, criam cargos inexistentes, fazendo coisas que o seu cargo original não exige.
E para terminar: “[…] é uma área estressante, mal remunerada e sem reconhecimento”, coloque qualquer coisa em […] e verifique com o pessoal da área em questão…
Meu primeiro contato com programação foi aos 15 anos, no curso técnico, e foi com Pascal.
Já meu primeiro contato com Java foi aos 16 anos, também no curso técnico, e meu primeiro estágio, que foi com Java, foi as 17 anos.
[/quote]
Realmente trabalhar com suporte exige muita carisma e relação interpessoal , e isso varia do perfil de cada pessoa, muitas vezes o que vejo ,e que o setor de suporte nada mais é do que uma porta de entrada para trabalhar com informática, e por não ter muitas opções a grande maioria resolve topar a missão, talvez isto explique a grande insatisfação no setor… Mas ai é aquela historia, não adianta tentar plantar a Araucária no Canada, não vai dar frutos, o profissional fica ali, faz o serviço porem não cresce, e muitas vezes não é por falta de potencial, mas pelo seu perfil. falo isso por experiência própria, quando resolvi trabalhar com informática foi aos 15 quando tive aula de html/portugol no visualg no ensino médio, apesar de todos resmungar a matéria eu era o único que gostava daquilo, e era exatamente aquilo que eu queria fazer.
Comigo foi até um pouco engraçado, eu meio que caí de paraquedas na profissão.
Eu sempre quis ser programador, por isso fiz um curso técnico no colegial, que era focado em processamento de dados. Durante o curso eu pensei que era muito burro pra ser programador. Parte culpa minha, parte do professor.
Ele passava códigos prontos em todas as aulas, então ninguém era obrigado a pensar, aí na hora que eu queria fazer algo pra mim, me embananava todo, e aí ia fazer outra coisa (aí que entra a parte da minha culpa).
Aí continuei na mesma área de estudos, cursando Sistemas de Informação, onde no segundo semestre fui chamado para uma entrevista. A prova tinha exercícios de lógica, e 2 de programação ao final. Era pra implementar o mesmo algoritmo, no primeiro com um laço, e no segundo recursivamente (eu nem sabia o que era isso). Acabei fazendo o primeiro em Pascal, que era a única linguagem que eu sabia, e nisso fiz os olhos do avaliador arregalarem de susto 
Consegui passar na entrevista, entrei como trainee em uma empresa bem bacana, onde eu tive um treinamento de 19 dias pra trabalhar com um framework proprietário (era Java, mas eu nem sabia).
Durante um período de ócio nos projetos, eu baixei a apostila FJ-11 da Caelum e comecei a estudar Java, porque já havia percebido que experiência em framework proprietário não ia me valer de quase nada em outros projetos. Quando esse projeto foi congelado por falta de demanda, todos os profissionais da equipe foram realocados, e eu fui colocado no meu primeiro projeto Java de verdade. E advinhem, lá tinha de tudo: JSF, Hibernate, Spring, tudo pra um cara que nem sabia Java direito.
Daí pra frente fui na loucura que sigo até hoje, claro que hoje já está mais estabilizado, pois tive que aprender muito rápido Java básico, Java web e outras coisas pra começar a entender o que esses frameworks faziam, pra começar a ser produtivo, mas devo dizer que acho que tive uma ótima oportunidade, e ainda bem que não deixei passar 
[quote=moisesnt][quote=A H Gusukuma][quote=Júlio Murta]
[/quote]
Realmente trabalhar com suporte exige muita carisma e relação interpessoal , e isso varia do perfil de cada pessoa, muitas vezes o que vejo ,e que o setor de suporte nada mais é do que uma porta de entrada para trabalhar com informática, e por não ter muitas opções a grande maioria resolve topar a missão, talvez isto explique a grande insatisfação no setor… Mas ai é aquela historia, não adianta tentar plantar a Araucária no Canada, não vai dar frutos, o profissional fica ali, faz o serviço porem não cresce, e muitas vezes não é por falta de potencial, mas pelo seu perfil. falo isso por experiência própria, quando resolvi trabalhar com informática foi aos 15 quando tive aula de html/portugol no visualg no ensino médio, apesar de todos resmungar a matéria eu era o único que gostava daquilo, e era exatamente aquilo que eu queria fazer.[/quote]
Cara, que nostálgico. Eu também me lembro do meu primeiro contato com programação aos 16 anos (dois anos atrás, não faz muito tempo). Foi com Pascal usando a IDE pascalzim. Na época eu fiquei maravilhado, e achava um barato resolver exercícios de lógica. Fiquei ainda mais motivado quando tirei 9 na primeira prova de programação. O problema é que, depois disso eu passei a achar que já sabia demais e relaxei muito nas aulas de lógica, quase peguei DP nessa matéria. Com isso eu fiquei meio em dúvida de continuar em programação, ou ir para infra, ou até mesmo mudar de área (na época eu tinha muito mais interesse por Ciências Humanas, meus planos eram fazer um curso técnico de informática só para conseguir o primeiro emprego). Seis meses depois tive meu primeiro contato com Java. Gostei e me esforcei bastante nessa matéria, tanto é que terminei o semestre com uma ótima nota. Terminei meu curso técnico almejando vagas de estágio em Java, mas como não encontrei nenhuma aceitei uma para programar em C# (afinal, já estava na hora de arrumar um emprego). Hoje, gosto mais de C# do que Java.
Eu tava falando do meu primeiro emprego. Se contar também o primeiro contato, o mais antigo que me lembro foi copiar manuais do MSX Basic e ver como funcionavam os programinhas, lá em idos de 1989 ou 88.
[quote=ViniGodoy]
Eu tava falando do meu primeiro emprego. Se contar também o primeiro contato, o mais antigo que me lembro foi copiar manuais do MSX Basic e ver como funcionavam os programinhas, lá em idos de 1989 ou 88.[/quote]
Eu tive um primeiro contato tardio com programação. Conheço pessoas que começaram a programar com 11 anos e que com 14 já vendiam sisteminhas em Basic. Enfim, eu sou só mais um.
[quote=Júlio Murta][quote=ViniGodoy]
Eu tava falando do meu primeiro emprego. Se contar também o primeiro contato, o mais antigo que me lembro foi copiar manuais do MSX Basic e ver como funcionavam os programinhas, lá em idos de 1989 ou 88.[/quote]
Eu tive um primeiro contato tardio com programação. Conheço pessoas que começaram a programar com 11 anos e que com 14 já vendiam sisteminhas em Basic. Enfim, eu sou só mais um.[/quote]
Calma gente, parece até que tem uma competição pra ver “quem começou mais cedo”.
Eu só falei do primeiro contato porque eu não li direito o assunto do tópico ^^.
[quote=giovanni_dalfre][quote=Júlio Murta][quote=ViniGodoy]
Eu tive um primeiro contato tardio com programação. Conheço pessoas que começaram a programar com 11 anos e que com 14 já vendiam sisteminhas em Basic. Enfim, eu sou só mais um.[/quote]
Calma gente, parece até que tem uma competição pra ver “quem começou mais cedo”.
Eu só falei do primeiro contato porque eu não li direito o assunto do tópico ^^.[/quote]
eu não estou vendo nenhuma competição aqui ‘-’
[quote=giovanni_dalfre][quote=Júlio Murta][quote=ViniGodoy]
Eu só falei do primeiro contato porque eu não li direito o assunto do tópico ^^.[/quote]
HAuAHu… todos tem seu ritmo.