Com quantos anos começou a trabalhar com programação?

Meu primeiro contato com programação foi aos 14 anos. Fiz um curso de robótica Lego, aquele usando RCX e talz. Programação gráfica, clicar e arrastar, mais parecido com um diagrama de blocos.

Depois fiz um curso técnico em Automação Industrial no SENAI, na época com 17 anos. Programei muito CLP, Microcontroladores, IHM. Lá aprendi Assembly, C e algumas linguagens proprietárias da OMROM e SIEMENS pra programação de CLP’s e IHM’s.

Ano passado surgiu a chance de eu fazer um curdo de formação Java SE de graça, 500 horas. Caí de cabeça, larguei meu emprego e virei estagiário. Foi difícil, tive que baixar o nível das contas, me adequar ao novo salário.

Hoje aos 21 anos, ainda como estagiário estou ganhando um pouquinho menos do que ganhava quando trabalhava CLT em outra área. Não digo que estou feliz, trabalho numa área não muito gratificante, por obrigação. Mas estou na luta pra ser efetivado, e sempre de olho nas vagas em outras empresas.

O complicado é que não trabalho com Java aqui, o que dificulta muito em conseguir uma vaga, pois a maioria das empresas pede o mínimo de experiência…

O primeiro contato com programação foi só na própria faculdade, 2008. Primeiro vi Portugol, depois C, C++ e JAVA (Finalmente!)

Também comecei tarde, por volta de 2010, aos 24 anos. Primeiro num laboratório de desenvolvimento na própria faculdade (estágio não remunerado).
Depois de alguns meses, lá pelo 2º semestre de 2011, consegui outro estágio (estágio quase remunerado rs). E conciliei os dois até terminar o curso, no final de 2012.
Seja por não ter certificação, ou por ainda ser muito medíocre, só esse ano consegui o primeiro emprego (Júnior).
Todos as oportunidades que tive foram com projetos de desenvolvimento Web com Java.

Hoje o foco é na certificação (que já deveria ter tirado = /), pós-graduação e quem sabe um dia deixar de ser tão ruim. rss
:wink:

[quote=giovanni_dalfre]Calma gente, parece até que tem uma competição pra ver “quem começou mais cedo”.

Eu só falei do primeiro contato porque eu não li direito o assunto do tópico ^^.[/quote]

Não é só porque mudaram a resposta mesmo. A pergunta era, com que idade você começou a “TRABALHAR” com programação? Foi isso que respondi por primeiro. Quando o colega postou a idade que ele começou a lidar, achei que alguém poderia se interessar por saber quantos anos antes isso aconteceu comigo também. :slight_smile:

Eu tive muita sorte de começar cedo. Em 88, um computador era caríssimo. A sorte é que meu pai era apaixonadíssimo pelo assunto, ao ponto de preferir ter um computador a ter um carro…

[quote=A H Gusukuma]
E para terminar: “[…] é uma área estressante, mal remunerada e sem reconhecimento”, coloque qualquer coisa em […] e verifique com o pessoal da área em questão…[/quote]
Vocês viram o cara (creio que traficante) reclamando desanimado dos “custos operacionais” do negócio?

Bom, hoje é o dia dos Profissionais do TI, então, parabéns a todos!

[quote=A H Gusukuma][quote=A H Gusukuma]
E para terminar: “[…] é uma área estressante, mal remunerada e sem reconhecimento”, coloque qualquer coisa em […] e verifique com o pessoal da área em questão…[/quote]
Vocês viram o cara (creio que traficante) reclamando desanimado dos “custos operacionais” do negócio?

Bom, hoje é o dia dos Profissionais do TI, então, parabéns a todos![/quote]

Eu não vi. Você tem link? Fiquei curioso agora…

[quote=Júlio Murta][quote=A H Gusukuma][quote=A H Gusukuma]

Eu não vi. Você tem link? Fiquei curioso agora…[/quote]

Eu vi em alguma reportagem, não lembro em qual canal.
Segue o que o Sardenberg escreveu
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/10/17/maior-desanimo-por-carlos-alberto-sardenberg-512276.asp

[quote=A H Gusukuma][quote=Júlio Murta][quote=A H Gusukuma][quote=A H Gusukuma]

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/10/17/maior-desanimo-por-carlos-alberto-sardenberg-512276.asp[/quote]

kkk que filho da p…

O texto toca um ponto critico, mas é melhor nem comentar pra não desviar ainda mais o tema do tópico…

[quote=Júlio Murta][quote=A H Gusukuma][quote=Júlio Murta][quote=A H Gusukuma][quote=A H Gusukuma]

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2013/10/17/maior-desanimo-por-carlos-alberto-sardenberg-512276.asp[/quote]

kkk que filho da p…

O texto toca um ponto critico, mas é melhor nem comentar pra não desviar ainda mais o tema do tópico…[/quote]

Realmente, mas ilustra bem como a vida anda difícil!

Meu primeiro trabalho com programação foi mais front-end, javascript mesmo, durante 6 meses, tinha 20 anos, depois Delphi 7, e com 21 anos comecei a trabalhar com Java, salário de 380 como estagiário no interior de SP.

[]'s

Eu pretendo começar a trabalhar com Java no ano que vem, com 35 anos de idade. Desejem sorte pra mim. :slight_smile:

Vai depender de você. Tem que ter bom relacionamento com pessoas que estão mercado para conseguir indicações, ser safo para pesquisar e ter conhecimento necessário para as tecnologias do projeto inicial da vaga. Importante também ajudar pessoas que tiverem pegando freelance, para demonstrar seu conhecimento.

Eu comecei com 19 anos,que é o projeto atual que estou fazendo :smiley:

tenho 24 anos.

primeiro contato com programação: 11 anos de idade, (11)Pascal -> (12)C -> (13)HTML -> (13)PHP -> (13)Javascript -> (14)Delphi -> (14)VB, queria me tornar hacker ou programador de jogos rsrs

primeiro contato com java: 16 anos de idade, naquela época lembro de programar Applets só isso…

primeiro emprego com programação: 22 anos .net c#

primeiro emprego com java: 24 anos (faz 9 meses). um filho

Vai depender de você. Tem que ter bom relacionamento com pessoas que estão mercado para conseguir indicações, ser safo para pesquisar e ter conhecimento necessário para as tecnologias do projeto inicial da vaga. Importante também ajudar pessoas que tiverem pegando freelance, para demonstrar seu conhecimento.[/quote]

Sim, já estou estudando java por conta. A faculdade (tecnólogo em ADS na FIAP) começa em fevereiro, mas já estou tentando me preparar pra ganhar tempo. Meu planejamento é tentar estágio logo após o primeiro semestre. Imagino que seja fundamental, principalmente no meu caso específico.

De resto, estou tranquilo. Quem quer, consegue.

Obrigado pelo seu post. :slight_smile:

Aprendí a programar com 15. Fui ter o primeiro emprego com 19 (lá em 2006), trabalhando com VB6 =)

Virei Javeiro no ano seguinte, mas só comecei a trabalhar com JEE (e SOA) em 2008. Nesse tempo (2006 / 2007 / 2008) eu fiz algumas coisas bem loucas, inclusive trabalhar com JavaCard =)

[]'s

Primeiro contato com linguagem de programação: Pascal 18 anos(graduação) :slight_smile:
Primeiro emprego com programação e utilizando Java, 23 anos.

Primeiro contato com Java: 27 anos
Primeiro trabalho: 28 anos

Comecei tarde :smiley:

Eu comecei aos 23 anos, 10 anos atras portanto, quando terminei minha faculdade de Analise de Sistemas na PUC. No meu primeiro ano trabalhei com ASP (3.0, nao .NET) e PHP (4 eu acho). Um ano depois eu estava trabalhando com Java tambem. Meu primeiro contra cheque era de 700,00 (sendo que somente 350, o salario minimo da epoca eu acho, registrado em carteira; fiquei ganhando isso um ano e meio, depois foi pra 1000,00).

Acrescentando:

Meu primeiro contato com programacao foi quando eu estava na 7 serie, com 13 anos eu acho, la em 1993. Meu primeiro programa foi escrito em BASIC eu acho… era um programinha que resolvia equacoes de segundo grau; formula de Bhaskara.

Meu primeiro contato com java foi no meu primeiro ano de faculdade, em 1998.

[quote=ViniGodoy]
Eu tive muita sorte de começar cedo. Em 88, um computador era caríssimo. A sorte é que meu pai era apaixonadíssimo pelo assunto, ao ponto de preferir ter um computador a ter um carro…[/quote]

Que sorte! Parabens para o seu pai Vini! Eu so pude ter o meu computador em 1997!

[]'s