Com que conhecimento conseguiram um emprego?

Gostaria de saber com que conhecimentos vcs conseguiram o primeiro emprego com java, e tbm, oq tiveram que aprender para o emprego.

Acho que um pouco de QI (“Quem Indica”) ajuda bastante :stuck_out_tongue:
É lógico que o “Quem Indica” pode ser seu orientador, que se gostar de você e tiver contatos no mundo empresarial pode lhe arranjar uma bolsa ou um estágio.

Realmente… o QI é essencial… caso contrário a coisa fica dificil para o primeiro emprego… sempre tem alguem com mais experiencia disputando a vaga com vc…

Axo q o jeito mais facil é começar procurando um estagio mesmo…

Nenhum… heheh… tava estudando Java em casa há 1 mês, ai fui numa emtrevista e tudo oq o cara perguntava eu falava que já tinha visto, mas não tinha trabalhado ainda… heheh

ai depois a Caelum salvou meu emprego :smiley:

Hoje em dia pelo que eu tenho visto anda meio difícil sem QI. Mas não impossível, só precisa ser persistente.

E pra dificultar ainda mais, as pessoas dos RHs estão ficando retardadas. Tem uns dias que eu recebí um e-mail de uma empresa procurando um ESTAGIÁRIO com no mínimo 2 anos de experiência com Java, Hibernate, Struts e Oracle!!! Insanidade total!

Algumas pessoas falam que é bom para conseguir o primeiro emprego fazer uma certificação. Isso vale especialmente para quem já trabalha com outras coisas (Delphi, PHP, etc) e deseja ir para Java. Apesar de eu não ter feito desta forma, acho que é bem válido porque a certificação valoriza o seu currículo e faz com que você aprenda um bocado, o suficiente para começar em qualquer lugar.

Não concordo que o QI está muito atuante em TI. Naturalmente meu primeiro emprego foi como estagiário. Mas mesmo assim, acredito que o esforço e persistência são muito mais importantes do que os empregos que envolvem indicação.

Nenhum dos empregos que trabalhei houve indicação. Tive que passar por prova de seleção, entrevista, dinâmica, etc. E é claro que normalmente as empresas tentam pegar caras por indicação. Mas isso nem sempre é possível, muitas recorrem ao mercado mesmo. :slight_smile:

No meu emprego atual eu tive que fazer uma prova de Java, depois uma entrevista com o cara do RH, o gerente da área e o coordenador do projeto, e entrei.

Creio que vai muito da formação e se o cara tem o mínimo de noção. :wink:

Abraços

Carlos Eduardo

Eh galera, eh q minha situação eh o seguinte, os estagios que fiz (obrigatorios para conclusão do curso), naum mecho nada com java, meu TCC vai ser inteirinho em java. Experiencia naum tenho no mercado com java, mas eh possivel entrar como efetivo msm naum tendo experiencia ?, tipo, entra soh com conhecimento autodidatico e academico ?

A verdade mesmo é que não há regra. Cada empresa tem um critério. Mas quanto melhor preparado estiver com certeza maior chances terá, isso é fato.

O bom é começar por empresas pequenas. Escreva uma boa carta de apresentação junto ao seu currículo, e mande direto pro email do diretor da empresa, dizendo porque vc gostaria de trabalhar ali, quais tecnologias você conhece, o que você quer da profissão e como você a vê. Nego de empresa pequena gosta de iniciativa, e se você for bom, ele vai ver uma boa chance em você de ter um bom profissional, mesmo que ainda inexperiente.
Lógico, isso só funciona se você for bom.

[quote=eliziario]O bom é começar por empresas pequenas. Escreva uma boa carta de apresentação junto ao seu currículo, e mande direto pro email do diretor da empresa, dizendo porque vc gostaria de trabalhar ali, quais tecnologias você conhece, o que você quer da profissão e como você a vê. Nego de empresa pequena gosta de iniciativa, e se você for bom, ele vai ver uma boa chance em você de ter um bom profissional, mesmo que ainda inexperiente.
Lógico, isso só funciona se você for bom. [/quote]

E bom aqui não significa ser guru. Uma boa dose de boa vontade e esforço já pode resolver.

[quote=plentz][quote=eliziario]O bom é começar por empresas pequenas. Escreva uma boa carta de apresentação junto ao seu currículo, e mande direto pro email do diretor da empresa, dizendo porque vc gostaria de trabalhar ali, quais tecnologias você conhece, o que você quer da profissão e como você a vê. Nego de empresa pequena gosta de iniciativa, e se você for bom, ele vai ver uma boa chance em você de ter um bom profissional, mesmo que ainda inexperiente.
Lógico, isso só funciona se você for bom. [/quote]

E bom aqui não significa ser guru. Uma boa dose de boa vontade e esforço já pode resolver.[/quote]
Bom significa: Se vc diz que sabe fazer X, é porque você sabe fazer X, e você é honesto suficiente pra dizer que não sabe Y.

Acabei de passar por um link interessante sobre o assunto: http://www.developerdotstar.com/mag/articles/software_professionalism.html

Bom dia a todos…

Lendo esse tópico, pensei em minha situação, não sou programador Java, sou formado em Gestão de Negócios Empresariais, porém, vi Java e adorei, estudo em momentos de folga, sábados, dmingos, a noite… já pensei em desistir várias vezes porque estudo sozinho, não tenho cursos relacionados e tenho 30 anos, ao mesmo tempo que tenho esperanças em mudar de emprego me pergunto, será que não estou “viajando”? devido idade inesperiência…

Daí tem aqueles ditados de auto-ajuda, mas amigos está muito difícil, alguem enfrentou coisa parecida, como fez? será que continuo? onde cou conseguir uma chance desse jeito, tenho força de vontade, esudo bastante, mas não sou da área, sinto muito isso, tentei mestrado em 2007 para ver se mudava de área, mas também não deu, risos…

Desculpem-me pelo desabafo, mas me sinto mal, o que fazer, ninguem da chances.

Rodrigo

[quote=rodrigo_salla]Bom dia a todos…

Lendo esse tópico, pensei em minha situação, não sou programador Java, sou formado em Gestão de Negócios Empresariais, porém, vi Java e adorei, estudo em momentos de folga, sábados, dmingos, a noite… já pensei em desistir várias vezes porque estudo sozinho, não tenho cursos relacionados e tenho 30 anos, ao mesmo tempo que tenho esperanças em mudar de emprego me pergunto, será que não estou “viajando”? devido idade inesperiência…

Daí tem aqueles ditados de auto-ajuda, mas amigos está muito difícil, alguem enfrentou coisa parecida, como fez? será que continuo? onde cou conseguir uma chance desse jeito, tenho força de vontade, esudo bastante, mas não sou da área, sinto muito isso, tentei mestrado em 2007 para ver se mudava de área, mas também não deu, risos…

Rodrigo[/quote]

rodrigo_salla, tenho uma amigo numa situação muito parecida com a tua, ele é programador (nível médio técnico), mas caiu na besteira de fazer administração (não quero desmerecer o curso, mas se uma pessoa quer trabalhar com tecnologia, pq fazer humanas?! não é!), agora ele não consegue promoção onde trabalha, não consegue outro emprego (pq é administrador), enfim, não trabalha na área que formou, nem consegue “crescer” programando…
já é difícil conseguir oportunidade sendo da área, imagina estando totalmente fora… em uma área onde a melhor maneira de enrar no mercado qdo não se tem experiência é através de estágio ou indicação, vc acaba não tendo chances mesmo…
não acho que seja impossível, mas tua situação é muito difícil amigo… se eu fosse vc trabalhava nessa tua área de formação e fazia outra graduação à noite, ou um curso técnico - no mínimo…

erickles, sou de opinião q no mercado de tecnologia a gente entra através de estágio ou indicação, se vc formar sem estar no mercado pelo menos estagiando, tá quase morto! A dica do eliziario é muito boa, conheço alguém que fez isso, mandou e-mail pro diretor de uma empresa onde só entra, teoricamente, gente com nível de mestrado, contou uma estória bonito, disse q queria aprender e tal, foi chamado p/ entrevista e ficou… mas a forma de ingresso varia de empresa p/ empresa…

[quote]

erickles, sou de opinião q no mercado de tecnologia a gente entra através de estágio ou indicação, se vc formar sem estar no mercado pelo menos estagiando, tá quase morto! A dica do eliziario é muito boa, conheço alguém que fez isso, mandou e-mail pro diretor de uma empresa onde só entra, teoricamente, gente com nível de mestrado, contou uma estória bonito, disse q queria aprender e tal, foi chamado p/ entrevista e ficou… mas a forma de ingresso varia de empresa p/ empresa…[/quote]

Bom, o problema que pra mim consegui estagio com java eh mto dificil, estudo em faculdade publica, porem, a tarde, isso que mata, sao pouquissimas empresas que admitem gente nessa condição…, vou aprender muitissimo ainda java com meu TCC, que se trata da migração de um sistema da empresa que atualmente faço estagio, que eh de linguagem procedural para Java. Aposto tambem que conseguir um emprego de trainee eh uma boa, naum acham?

[quote=rodrigo_salla]Bom dia a todos…

Rodrigo[/quote]

Você so precisa saber o q quer fazer de verdade, e correr atrás… e ter disposição bixo, pq momemntos iguais esse em que vc desanima, vao ter varios… eu nao sei qto a vc, mas no meu caso minha vida de programador foi, na marioria das vezes, correr atras de fazer algo q eu nao sabia… so em 50% dos casos eu pude trabalhar algo que eu ja sabia exatamente como fazer… desenvolver pra pda’s, biometria, acessar scanner, relatorios… meu curso nao me ensinou nada disso :wink:

Agora, vc tem q ter pulso mano e mostrar q tem fibra… aqui na empresa o diretor me perguntou “se eu te largar la na equipe X, com cliente X, que trabalha com w,z,y… vc vai fazer?” eu te confesso que na hora pensei “putz 40% do q ele disse eu nunca fiz”… mas sabia que correndo atras em foruns, sites ingles (a maioria do conteudo q vc precisar vc so vai axar em ingles) eu faria… e com a ajuda de Deus sempre foi assim…

Resumindo: Se vc sabe, faz… se nao sabe, corre atras e faz tambem…
So nao pode desistir… o dia que vc parar e pensar “nossa, nao vai dar pq nao sou capaz de fazer isso nem de pesquisar como q faz”… ai sim vc pode desistir de trabalhar com java =)

Boa sorte e nao desista!

nao tive QI e arrumei um ótimo primeiro emprego, quer saber como? Fui nos RHs da cidade e a maioria dos empregos para iniciantes tinha que fazer prova, sai bem nas provas e me chamaram. Agora se eu tivesse saído mal, como entrar? nao conhecia ninguém :lol: :lol:

Consegui tendo experiência de 3 anos em vb e básico em java, mas o principal acredito que foi o bom relacionamento com as pessoas inclusive na entrevista e bastante força de vontade em aprender coisas novas além da experiência básica em java. valeu :wink:

Mas vc com java basico jah foi meche direto com java pra web?

.