Sim, o Ubuntu é ótimo.
Eu já tinha falado aqui que no trabalho eu tenho um dual boot, com o windows e o ubuntu. Na segunda passada o windows foi pro pau, e não entrava mais, qual seria a primeira coisa normal de se fazer nesse caso? instalar o windows de novo. Pois é, no meu caso, eu to adiando a reinstalação do windows, porque não to precisando dele e o ubuntu está me satisfazendo 100%. NENHUMA outra distribuição fez isso por mim.
Aqui em casa eu tenho o ubuntu no meu netfinity, tirei a interface grafica e ficou o melhor servidor que eu poderia ter. Instalei o Firestarter e tenho um firewall maravilho estremamente facil de configurar compartilhando minha internet com a rede apenas marcando um checkbox.
Então eu vejo:
:arrow: Controle Total
Ë um debian. Aqui em casa eu tirei a interface gráfica dele e faço tudo pelo modo texto. Mexo nosarquivos, mudei toda a inicialização dele.
:arrow: Facilidade de Uso
Vem com um monte de programas pra ti configurar e fazer qualquer coisa “como no windows”. Configura rede, teclado, o sistema todo, com o mouse.
:arrow: Ambiente Gráfico Muito Bom
Vem com o Gnome mais atual, que pra mim é o melhor ambiente grafico pra x86. Quando estou no windows sinto falta da barra superior do gnome.
:arrow: Otimizado para desenvolvimento
Tenho instalado nele o IntelliJ, o Netbeans o Eclipse, o Java, o Jboss, o tomcat. Mas não entendi a parte do “Otimizado”.
Claro que eu não sou louco de dizer que outras distribuições não prestam, mas pra mim, minha opinião particular, o Ubuntu foi o que me atendeu melhor, e que me deu a chance de não usar o windows, principalmente no trabalho.