Com ver se tem um objeto instanciado?

Eu tenho uma Classe chamada Operacional, dentro dele tem uma váriavel do tipo List listaExcecoes para uma outra classe

no meio programa preciso utilizá-la, gostaria de saber qual comando eu daria para ver se existe um objeto instanciado desse list dentro do Objeto Operacional???

Verifica se ele é null

se lista = null então
escreve “Está nulo”

if(!lista.isEmpty()) {
   //sysout("sua lista NAO esta vazia");
}

[quote=renanreismartins] if(!lista.isEmpty()) { //sysout("sua lista NAO esta vazia"); } [/quote]

Se você testar isEmpty(), o programa vai testar a capacidade da lista, e não a lista em si(o ponteiro).

A lista pode muito bem estar alocada, e não possuir elementos.

juliocbq concordo!

porém entendi que o nosso amigo quer saber se o list dele possui algum elemento.

abrassss

Engraçado que em c++ poderia testar o ponteiro da seguinte forma

se é listaExcecoes então
escreve “alocado”

if(listaExcecoes){
cout << “alocado”;
}

em java não consigo fazer isso, e deve estar explícito

if(listaExcecoes != null){
System.out.print(“alocado”);
}

Se o objeto estiver como null quer dizer que ele ainda não foi instanciado…
Ou instanciado como null (nao sei se é considerado instanciado), mas enfim, ele está vazio.

[quote=pedroroxd]Se o objeto estiver como null quer dizer que ele ainda não foi instanciado…
Ou instanciado como null (nao sei se é considerado instanciado), mas enfim, ele está vazio.[/quote]

Realmente não está instanciado. Como um objeto(um objeto aponta para uma area de memória, onde existem dados) ou ponteiro(em c++) está null, não existe referência para nenhuma área.

Entendi, brigado pelo exclarecimento =)

[quote=vitorkgb]Eu tenho uma Classe chamada Operacional, dentro dele tem uma váriavel do tipo List listaExcecoes para uma outra classe

no meio programa preciso utilizá-la, gostaria de saber qual comando eu daria para ver se existe um objeto instanciado desse list dentro do Objeto Operacional???[/quote]

A sua pergunta não é clara. Vc quer saber se existe algum objeto na lista (se ela não é vazia) , ou vc quer saber se um objeto especifico está na lista ?
Para a primeira pergunta já deram a resposta.
Para a segunda vc usa list.contains(objeto), mas só funciona se implementar equals corretamente.