Olá, estou lendo o livro da K19 para aprender c#, porém eles ensinam a compilar no DOS, com o comando CSC arquivo.cs
Mas este comando aparece que é inválido, como preparar o ambiente para compilar no DOS? Já li a documentação da microsoft mas fiquei meio perdido.
Sabe o que é “PATH”, pelo menos? O CSC.EXE não está no seu path (e se bobear você nem está com ele instalado, não é uma coisa que venha com o Windows).
Acredito que, dependendo da instalação do seu Visual Studio, haja uma coisa como um atalho “Iniciar -> Visual Studio -> Visual Studio 20xx -> Visual Studio Tools -> Visual Studio xxx Command Prompt” ou coisa parecida. Esse atalho abre uma telinha do DOS com o path configurado corretamente.
(Escrevi xxx porque não sei a versão do seu Visual Studio, se é que você o instalou).
No meu computador eu tenho o 2010 instalado. Não achei o caminho que você informou.
Olha, eu tenho saudades dos tempos em que os materiais e cursos que visavam ensinar uma linguagem vinham com o passo a passo detalhado. E, principalmente, da época em que as pessoas seguiam o passo a passo para realizar determinada tarefa solicitada pelo material.
Infelizmente ele não tem o passo a passo de como preparar o ambiente, o que é uma pena.
Dê uma procuradinha, como eu não tenho o 2010 instalado (eu infelizmente parei no 2008) não sei se é exatamente com essas palavras, mas todas versão do Visual Studio, desde a versão 5, tem esse recurso de deixar um command prompt (tela do DOS) já configuradinho para você executar os comandos em linah de comando. Olhe os menus com cuidado.
Em último caso, você pode pegar uma batch que vem no Visual Studio (cujo nome costuma ser vcvars32.bat, ou coisa parecida, abrir um Command Prompt, e executar essa batch. Não se esqueça que ela NÃO SALVA as alterações do path, só deixa o path acertado para essa versão.
Procure nesse diretório:
C:\Windows\Microsoft.NET\Framework
lá dentro deve ter uma pasta para cada versão, nessas pastas está o compilador csc.exe
Guarde o nome do diretório da versão mais recente que você tiver; no prompt de comando, faça
path %path%;C:\Windows\Microsoft.NET\Framework\v4.0.30319
(exemplo da minha máquina)
O csc deverá estar disponível, é só chamar.
Se por acaso não achar esses diretórios, faça o download do Microsoft.NET framework no site da microsoft.