Comando Java funciona mas Javac não

6 respostas
mmaranhao

Pessoal,
Instalação terminada, variáveis de ambiente criadas e PATH alterada no meu XP SP1. Lá na pasta onde está meu pgm.java, digitei “java -version” e veio tudo que tem direito, beleza!
Porém ao digitar javac Pgm.java na sua pasta a mensagem aparece:
‘javac’ não é reconhecido como um comando interno ou externo…

Copiei o Pgm.java para a pasta …\bin onde está o javac e rodou ok, copiei o Pgm.class para a minha pasta e rodei o java Pgm e tudo ok, ou seja o XP reconhece na minha pasta o Java mas não o Javac.
Seguem as variáveis do sistema do problema acima:

CLASSPATH
.;C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_03\lib

JAVA_HOME
C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_03\bin

PATH
%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%SystemRoot%\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_03\bin

Alguém já passou por isso ?
Desde já agradeço.

6 Respostas

vivi_grieco

Não sei se influenciaria em algum coisa, mas…

JAVA_HOME= C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0
CLASSPATH= .;JAVA_HOME
PATH= C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\bin

O path eh isso, além do q ja tem lá… :slight_smile:

Esse artigo tbm pode te ajudar:

http://www.guj.com.br/java.artigo.163.1.guj

C

No teu path deve ficar: %JAVA_HOME%\bin;%JAVA_HOME%\lib

Mais informaçãoes em: http://www.guj.com.br/java.artigo.163.1.guj

C

vivi_grieco:
Não sei se influenciaria em algum coisa, mas…

JAVA_HOME= C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0
CLASSPATH= .;JAVA_HOME
PATH= C:\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0\bin

O path eh isso, além do q ja tem lá… :slight_smile:

Esse artigo tbm pode te ajudar:

http://www.guj.com.br/java.artigo.163.1.guj

Que menina rápida :oops:

T

Uma dica que sempre dou:

Quando for instalar o JDK, não aceite o diretório default (“C:\Arquivos de Programas\Java\JDK1.5.0_03”. ) Esse nome de diretório tem espaços. Muitos programas em Java não se dão bem com espaços (como versões anteriores do Tomcat). E é um porre ficar digitando as aspas.

Em vez disso, mude o diretório de instalação para algo mais simples. Eu costumo usar “C:\JDK1.5.0”, ou então “C:\JAVA\JDK1.5.0”. É mais fácil e dá menos dor de cabeça.

Além disso era padrão ela instalar o J2SDK em diretórios na raiz (exemplo: C:\J2SDK1.4.2_08 ) até a Sun resolver que tinha que seguir o padrão Microsoft (embora ela mesma não o siga no Sun Java Studio Enterprise, onde ela instala as coisas no diretório “C:\SUN”).

mmaranhao

[color=green][size=18]FUNCIONOU ! [/size][/color]
Foi só trocar o %SystemRoot% por C: no PATH.

Fica o alerta, coisas do Ruindows.
Valeu.

T

Alguma coisa que ficou zoada aí no seu path (agora que estou vendo).

É que você deve ter confundido %SystemRoot% (que normalmente é C:\WINDOWS ou C:\WINNT) com %SystemDrive% (que normalmente é C: , salvo para aquelas instalações dual-boot que o pessoal acaba deixando no drive D: ou em outro lugar ainda).

E pelo que vi em vez de
%SystemRoot%\Arquivos de programas\Java\jdk1.5.0_03\bin

deveria ser

%ProgramFiles%\Java\jdk1.5.0_03\bin

que aí seria o path certinho, não importando se é em inglês (onde %ProgramFiles% vale “C:\Program Files”) ou em português do Brasil (“C:\Arquivos de Programas”) ou de Portugal (“C:\Programas”). Nesse ponto os tradutores do Windows em português ibérico (de Portugal) foram mais sábios.

Criado 24 de maio de 2005
Ultima resposta 25 de mai. de 2005
Respostas 6
Participantes 4