Existe no Java algum comando para o Sorteio de Números?
Dá um procurada sobre java.util.Random.
Um exemplo simples:
Random random = new Random();
Float f = random.nextFloat();
Se você precisa sortear números para um jogo de “sena” ou “loto” (números pequenos, que não se repetem), pode usar Arrays.shuffle. Veja a documentação.
A idéia é preencher um array com os números de 1 a 60 (no caso da sena) ou 1 a 52 (cartas do baralho), e então usar o método de “embaralhar” (shuffle). Então você pega apenas os 6 primeiros, se for fazer um sorteio de sena.
[quote=thingol]Se você precisa sortear números para um jogo de “sena” ou “loto” (números pequenos, que não se repetem), pode usar Arrays.shuffle. Veja a documentação.
A idéia é preencher um array com os números de 1 a 60 (no caso da sena) ou 1 a 52 (cartas do baralho), e então usar o método de “embaralhar” (shuffle). Então você pega apenas os 6 primeiros, se for fazer um sorteio de sena.
[/quote]
Fiquei curioso sobre esse método, mas não achei ele de jeito nenhum.
Na classe Arrays de java.util não tem esse método não. Tem um shuffle em Collections.
Hum, é Collections.shuffle. Desculpe eu ter citado o comando de memória.
Eu prefiro o Math.random
você determina até os valores máximos por esse método…
Tente usa - lo ele está na lista de metodos de APIs (Math)
Se estiver usando java < 5 use esta porem se vc estiver usando java >= 5 use a classe Random é especifica para isto… para todo o tipo de valores tem um random especifico… e exatamente feita para isto: Sorteio de valores aleatorios… de uma lida na api Randm com certeza ela tem tdo oq precisa…
É que quando se fala em sorteios normalmente a pessoa quer algo do tipo “não quero que os números se repitam”. Como java.util.Random não faz isso por si só (ela se comporta como um dado, e como você deve saber, os números que um dado mostra ao ser jogado para o alto podem se repetir), então você pode tratar isso armazenando os resultados já obtidos, ou se a quantidade de valores for pequena, embaralhar e obter os resultados.
(java.util.Random)
Além de gerar números negativos.
Depende da necessidade mesmo.
Bem para este problema de não repetição basta fazer o seguinte: ter um list que contera os numeros sortiados… qdo sortiar um numero verificar se o mesmo encontra na lista caso estiver sorteia outro senao armazena o numero na lista…
talvez não seria o melhor jeito porem é um deles…
Gostaria de fazer um programa com a seguinte logica:
Se o Usuário acertar o numero sorteado então
escreva (“Você Acertou”)
senão
escreva ("Você errou tente novamente);
Fim