Comando Prompt XP

Ola Pessoal duvida de iniciante,

Estou tentando compilar um arquivo atraves do Prompt do XP sem usar a IDE Eclipse que tenho instalada em minha maquina , justamente para nao ficar presa a uma unica condição …só que qdo vou no Prompt e dou o comando javac e coloco o nome do arquivo ( Eco.java) da erro dizendo que “javac nao é reconhecido como um comando interno ou externo.” Sendo que já setei a varivel (classpath) de ambiente no XP que tem a seguinte formação: .;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\tools.jar;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\dt.jar;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\htmlconverter.jar;Lembrando que estou tentando a varios meses fazer isso…Sera que preciso colocar algum arquivo da jdk na pasta do Windows para ele reconhecer??

Por fvr alguem pode me ajudar??? obrigada desde já …

Adriana

Olá

Falta colocar o diretório %JAVA_HOME%\bin no PATH. Como você deve ter lido nas instruções de instalação do j2sdk, a variável de ambiente JAVA_HOME é igual ao diretório onde instalou o j2sdk. Aqui na minha máquina é C:\jdk1.5.0_02

Minha variável de ambiente PATH está assim:
%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\BIN;%ANT_HOME%\BIN;C:\Program Files\MySQL\MySQL Server 4.1\bin;%MAVEN_HOME%\bin

Você brevemente perceberá que não é necessário usar a variável de ambiente CLASSPATH no sistema. Há meios de configurar de modo particular para cada aplicação que a gente desenvolve.

[]s
Luca

Oi Luca,

Acabei de fazer …coloquei no PATH mas continua dando a msg javac nao encontrado?? Olha eu coloquei no prompt da seguinte maneira :

C:\Documents and Settings\Adriana Cardoso javac Eco.java

Obrigada  :D Luca aguardo sua resposta

Adriana

Olá

Você instalou o j2sdk ou só o jre? E por favor mostre exatamente a mensagem que aparece. Digite também SET e veja o que aparece. Aliás, feche a janela do prompt e abra de novo. Deve funcionar.

[]s
Luca

Apesar de não usar esse sistema desoperacional, segue aí uma dica

http://www.cs.ucsb.edu/~teliot/Path_and_Classpath.htm

[quote=Adriana Java] Ola Pessoal duvida de iniciante,

Estou tentando compilar um arquivo atraves do Prompt do XP sem usar a IDE Eclipse que tenho instalada em minha maquina , justamente para nao ficar presa a uma unica condição …só que qdo vou no Prompt e dou o comando javac e coloco o nome do arquivo ( Eco.java) da erro dizendo que “javac nao é reconhecido como um comando interno ou externo.” Sendo que já setei a varivel (classpath) de ambiente no XP que tem a seguinte formação: .;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\tools.jar;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\dt.jar;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\htmlconverter.jar;Lembrando que estou tentando a varios meses fazer isso…Sera que preciso colocar algum arquivo da jdk na pasta do Windows para ele reconhecer??

Por fvr alguem pode me ajudar??? obrigada desde já …

Adriana [/quote]

Luca

Meu amigo fiz o que vc pediu adicionei %JAVA_HOME%\bin no PATH e qdo vou la no prompt digitei SET na frente do comando javac Eco.java e da o erro : Variável de ambiente javac não definida…e sobre o diretorio da PATH ai vai :
%SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;%JAVA_HOME%\BIN;%ANT_HOME%\BIN;C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.1_07\bin; este ultimo está certo adicionei como está na minha maquina… abraços…aguardo sua resposta…

Adriana

Olá

1. O comando para ver as variáveis de ambiente do sistema é SET e somente SET. Nada de SET da Silva nem SET javac ou muito menos SET javac Eco.java.

2. Você não me respondeu se instalou somente o jre ou se instalou o j2sdk que é realmente onde está o javac.

3. Este último em negrito está errado. Primeiro que para a gente adicionar um diretório que contém brancos ou caracteres especiais no PATH, ele deve estar entre aspas. Segundo porque para compilar não faz nenhuma diferença onde está seu jre que é apenas o ambiente de run time (só execução).

4. E por fim uma sugestão: atualize seu j2sdk porque este 1.4.1_07 é muito antigo.

[]s
Luca

Luca

Vamos lá  setei no prompt  e desculpa alguma falhas porque realmente estou aprendedo

Documents and Settings\Adriana Cardoso>SET
ALLUSERSPROFILE=C:\Documents and Settings\All Users
APPDATA=C:\Documents and Settings\Adriana Cardoso\Dados de aplicativos
CLASSPATH=.;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\tools.jar;C:\j2sdk-1_4_1_07\lib\dt.jar;C:\j2sd
k-1_4_1_07\lib\htmlconverter.jar;
CLIENTNAME=Console
CommonProgramFiles=C:\Arquivos de programas\Arquivos comuns
ComSpec=C:\WINDOWS\system32\cmd.exe
HOMEDRIVE=C:
HOMEPATH=\Documents and Settings\Adriana Cardoso
JAVA_HOME=C:\j2sdk-1_4_1_07
OS=Windows_NT
Path=C:\WINDOWS\system32;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\j2sdk-1_4_1_07\B
IN;%ANT_HOME%\BIN;C:\Arquivos de programas\Java\j2re1.4.1_07\bin;
PATHEXT=.COM;.EXE;.BAT;.CMD;.VBS;.VBE;.JS;.JSE;.WSF;.WSH
ProgramFiles=C:\Arquivos de programas
PROMPT=$P$G
SESSIONNAME=Console
SystemDrive=C:
SystemRoot=C:\WINDOWS
TEMP=C:\DOCUME~1\ADRIAN~1\CONFIG~1\Temp
TMP=C:\DOCUME~1\ADRIAN~1\CONFIG~1\Temp

USERPROFILE=C:\Documents and Settings\Adriana Cardoso
windir=C:\WINDOWS

Agora sobre o J2sdk está instalado…e qdo a atualizacao na epoca tentei baixa no site sun…e deu erro durante o proceso…

Obrigada…fico aguardando tua resposta

Adriana

Olá,
Eu também utilizo o Ruindows XP Prof.
E foi um pouco dificil fazer funcionar aqui
Segue as minhas variaveis de ambiente

Var: JAVA_HOME
Valor: C:\j2sdk1.4.2_07

Var: Path
Valor: %SystemRoot%\system32;%SystemRoot%;%SystemRoot%\System32\Wbem;C:\Arquivos de programas\Executive Software\DiskeeperLite;C:\j2sdk1.4.2_07\bin\

E está funcionando perfeitamente.

Espero ter ajudado :wink:

Isso deve te ajudar:

:arrow: http://www.guj.com.br/java.artigo.163.1.guj

Até… :slight_smile:

Obrigada  a todos,

Vou fazer os testes aqui....depois eu seto o que deu!!!!!!!

Até mais…Adriana :smiley:

Ola Pessoas!! Deu certo fiz de acordo com o artigo que o Gui enviou…obrigada…a todos pela ajuda…

Um grande abraço

Adriana