guarda_livros.executeSQL("SELECT codProf FROM professor WHERE nomeProf = '" + nome + "'"; );
Mas você pode dar uma olhada em preparedStatement também.
[]´s
Daniel
Marlon_Meneses
eu recomendo usar um like dependendo do tipo d busca
pq se usar = soh vai retornar se o nome for exatamente o que for passado como parametro
yorgan
Mas nesse caso ele está buscando um código, então acho que é melhor utilizar o = mesmo para não correr o risco de pegar um código errado.
Eu só não entendi o motivo de fazer tudo isso, afinal você pode pegar o código do professor diretamente do combo.
Para isso ao invés de passar uma lista de strings para o combo, passe uma lista de objetos Professor. Dessa forma o método comboProf.getSelectedItem() irá retornar um objeto Professor e com isso bastaria pegar o valor do código desse objeto.
[]´s
Daniel
Marlon_Meneses
ele está buscando um codigo a partir do nome do professor
"where nomeProf = nome"
seria melhor assim: where nomeProf like ‘%nome%’
yorgan
mas utilizando where nomeProf like ‘%nome%’ ele irá trazendo tanto o João como o João da Silva. E se olhar no código dele, o que ele quer é apenas um código. Por isso fiz o comentário anterior sobre a necessidade do comando SQL.
Fora que o nome no combo provavelmente é fixo, ou seja, não muda desde que veio da base, então ele não corre o risco de pegar o nome “errado”.
Marlon_Meneses
hum…
agora entendi!
e se tiver homônimos?!
rsrsrs
o ideal seria por código né?!
yorgan
Exatamente…por isso eu sugeri que ele armazenasse um objeto no combo ao invés da String. Assim ele pode recuperar esse objeto e dele pegar diretamente o código.
Da forma que está a chance de dar crepe é bem grande.
Jrmanzini
então, eu queria recuperar o objeto mas estou trabalhando sem persistencia e num banco relacional…
yorgan
Posta o código que está utilizando para preencher o combo.
Jrmanzini
publicvoidencheCombo()throwsSQLException{conecta=newconexao();Stringcod;conecta.conecta();conecta.executeSQL("select *from livros");comboLivroCad.removeAllItems();while(conecta.resultset.next()){livrosl=newlivros(cod,nome);comboLivroCad.addItem(l);//coloca "lixo" no combo l->objeto livrocomboLivroCad.addItem(l.MostrarNome());comboLivro.addItem(l.MostrarNome());}}}
publicvoidencheCombo()throwsSQLException{Professorp;conecta=newConexao();conecta.conecta();conecta.executeSQL("select * from livros");//aqui não seria professor????comboLivroCad.removeAllItems();while(conecta.resultset.next()){p=newProfessor();p.setIdProfessor(conecta.resultset.getInt("codProf"));p.setNmProfessor(conecta.resultset.getString("nomeProf"));comboLivroCad.addItem(p);//não sei qual dos dois combos deve receber o professorcomboLivro.addItem(p);}}
E para recuperar o codigo no método que você precisa você faz assim:
Professor prof = (Professor) comboProf.getSelectedItem();
Integer codProfessor = prof.getIdProfessor();
Obs. Digitei tudo direto aqui, então talvez tenha algum erro, mas a idéia fica facil de pegar.
[]´s
Daniel
Jrmanzini
o Daniel, muito obrigado cara…vou testar daqui a pouco, valeu por dispensar seu tempo pra ensinar…
abrax
yorgan
Tranquilo. Estamos aqui para ajudar.
Se precisar de mais umas dicas pode passar o MSN ou Gtalk via mensagem privada. Acho que é fica mais fácil para tirar as dúvidas.
[]'s
Daniel
Axel_MacNamara
yorgan:
Tranquilo. Estamos aqui para ajudar.
Se precisar de mais umas dicas pode passar o MSN ou Gtalk via mensagem privada. Acho que é fica mais fácil para tirar as dúvidas.
[]'s
Daniel
Axel:
cara vejo vc ajudando muita gente aew po de mar uma dica to criando um sisteminhia em java usando o netbeas
o que eu quero e o seguinte colocar os registro dentro de uma Jtable certo igual ou DBgrid do delphi so que eu quero e mostra algumas coisas
campos que interção ao cliente tipo CPF Nome , enão cod id_bla …pode me ajudar cara lembrando que o titula das colunas não tem que ser igual oa nome do campo da tabela do banco ja imaginou aparecendo no Jtable cpf_cnpj