Combo box dependente de outro combo box

Bom, estou precisando implementar na minha aplicação algo que quando eu selecionar uma opção no combo box 1 ele carregue os valores no combo box 2, por exemplo:
Um combo box tem os estados, se eu escolher Rio Grande do Sul no outro combo box vai aparecer todas as cidades do RS, entenderam? Eu imagino mais ou menos como isso pode ser
implementado, mas tenho uma duvida, será preciso usar ActionListener no primeiro combo box ou tem alguma forma de fazer isso sem ActionListener?

No evento de seleção da combobox 1, vc verifica qual foi o item selecionado e, de acordo com ele, carrega os dados na combobox2.

Eugenio tb sou iniciante em java teria como vc colocar um codigo para mostrar como seria feito isto, estou com a mesma duvida

Vou tentar! Se conseguir posto o código para ajudar o amigo acima!

private void cbFPASActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) { CNAEDao dao = new CNAEDao(); ArrayList<CNAE> lista = new ArrayList<CNAE>(); lista = dao.findByFPAS(cbFPAS.getSelectedItem().toString()); cbCNAE.removeAllItems(); for (CNAE cnae : lista) { cbCNAE.addItem(cnae.getDescricao()); } }

Criei os items apartir do banco de dados, mas acho que dá de entender é só por no actionPerformed do primeiro ComboBox para carregar os dados no outro comboBox, antes temos que limpar o CB para se selecionar outro não adicionar aos que ja estão na lista, cada vez que selecionar ele limpa o combo box.

Santhell vlw cara assim que eu chegar em casa quero testar.

Se não conseguir posta aqui que eu tento te ajudar, abração!

Não desconsiderando seu post, Santhell, vou colocar alguma coisa mais detalhado aqui pra eles:

Essas são minhas JComboBoxes:


public class MyForm extends JFrame {

   private JComboBox myComboBox;
   private JComboBox myOtherComboBox;
   
   public MyForm() {
   
      super();
      // Seta atributos iniciais do form e tudo o mais.

     this.myComboBox = new JComboBox(this.loadMyComboBox());
     this.myComboBox.addActionListener(new ComboBoxAction());

     private Vector<String> loadMyComboBox() {

        Vector<String> myVector = new Vector<String>();
        myVector.add("Item 1");
        myVector.add("Item 2");
        myVector.add("Item 3");
        
        return myVector;
    }

    this.myOtherComboBox = new JComboBox();
    
    //...
}

Agora, tratando do evento (a classe abaixo dentro da classe MyForm):


private class ComboBoxAction implements ActionListener {

   public void actionPerformed(ActionEvent e) {

      myOtherComboBox.removeAllItens();
      Vector<String> myComboBoxItens = MyDAOClass.getInstance().readByExample(myComboBox.getSelectedItem();
      myOtherComboBox.setListData(myComboBoxItens);

// Pode ser assim também:          //myOtherComboBox.setListData((Vector<String>)MyDAOClass.getInstance().readByExample(myComboBox.getSelectedItem());   
   }

}

OBS: Não testei, fiz aqui no editor do post, mas é por aí!

Espero ter ajudado!

[]'s