Estamos desenvolvendo uma aplicação usando servlets e applets. Só que estamos enfrentando problemas de desempenho pq para a nossa aplicação é necessária a carga inicial de alguns dados em componentes como jcomboboxs e jtables. Gostaríamos de saber se alguém conhece algum padrão para este tipo de programação, pois estamos começando do zero, somos novatos em aplicações cliente servidor usando applets e servlets
Brother,
Pra começar, leia a respeito do modelo MVC. Com esse modelo você desenvolve a aplicação em camadas. Leia a respeito de alguns Design Patterns também. Para vocês que estão recomendo acho que seria legal ler sobre os Patterns DAO, ServiceLocator (para pegar uma conexão com o banco de dados) e Transfer Object.
Outra coisa, não sei como é a aplicação que vocês pretendem desenvolver. Mas é REALMENTE NECESSÁRIO usar Applets? Não se usa muito Applets hj em dia a menos que seja realmente necessário. Eu particularmente não gosto de Applets. Não estou dizendo que seja bom ou ruim, mas eu não gosto. Mas há casos em que se faz necessário…