ComboBox - guardar Item seleccionado em LinkedList e gravar em ficheiro FileOutputStream

Boas,

Pessoal, estou a começar no JAVA.

Após muito esforço já estou a conseguir escrever em ficheiro FileOutputStream.

No entanto não estou a conseguir gravar o Item escolhido numa ComboBox da form e ler do ficheiro e mostrar na combo após leitura.

Estou a usar o NetBeans e o Swing, desenhei uma form com o NetBeans e coloquei este código:

private void btnGuardarActionPerformed(java.awt.event.ActionEvent evt) {
cartoes.add(new cartao(nCartao.getText(),
nUtente.getText(),
[color=darkred]tipoAcesso.toString(), // Não consigo gravar este dado e ler para poder utilizar posteriormente.[/color][size=18] [/size][size=12] [/size]
dataEmissao.getText(),
dataExpiracao.getText()));
gravar();
}
void gravar() {
try{
ObjectOutputStream out = new ObjectOutputStream(new FileOutputStream(ficheiroCartoes));
out.writeObject(cartoes);
} catch (Exception e){
//
}
}

Agradecia a vossa ajuda.

Bem vindo ao GUJ!

Para podermos ajudar melhor, precisamos saber qual o tipo de objeto da variável com problema (tipoAcesso) e como esse objeto foi instanciado. Poderia postar esse trecho também?

O campo ou atributo tipoAcesso pertence à class cartao que apresento de seguida:

public class cartao implements Serializable {
public String nCartao;
public String nUtente;
public String tipoAcesso;
public String dataEmissao;
public String dataExpiracao;

public cartao(String nCartao,
 String nUtente,
 String tipoAcesso,
 String dataEmissao,
 String dataExpiracao){        

this.nCartao=nCartao;
 this.nUtente=nUtente;
 this.tipoAcesso=tipoAcesso;
 this.dataEmissao=dataEmissao;
 this.dataExpiracao=dataExpiracao;
    }

}

É instanciado quando na for é efectuado Guardar no botao da form, mas isso está no texto anterior.

Não sei como guardar a variável onde fica a opção escolhida na comboBox, se tem de ser String ou Int??

Obrigado.