Começando a programar em Java - Dicas pf? :D

Olá,
Sou novo aqui no fórum, hehe, estou aqui pois estou começando a programar em Java, e gostaria de algumas dicas, sobre como aprender com mais qualidade, procurar fontes de pesquisa e tals.
Eu tenho 15 anos, começei a mexer com web a 2 anos, posso dizer que estou avançado em Html, Css, Php, e meio novato em JavaScript, até trabalhei por 2 meses com um amigo na empresa dele de criação de sites.
Tenho uma grande facilidade de aprender sozinho, mas Java foi uma linguagem mais complexa, (html, css, php e tals não são lá linguagens de programação).
Me interessei muito por Java por ser uma linguagem flexível, e que está em um crescimento ótimo no mercado, :D.
Até tentei já começar a programar em Java, começei com JavaFX, pois achei uma linguagem mais fácil, e com mais opções, mas desisti, pois foi já exterminada pela Sun.
Pretendo fazer faculdade de Ciência da Computação, e até lá, estou querendo começar a programar um pouco para ter uma base, e me divertir um pouco.
Sou fissurado por programação, mas nunca tive uma base muito boa para aprender.

Alguem poderia me ajudar com dicas de livros, apostilas, e tals? Se possível, livros mesmo, (ler no computador é tortura), algumas dicas de sites, fontes, etc.

Estudo em escola federal (Ifes), então eles levam informática a sério, tanto que tem vários livros de C,C++,Html, etc na bibliotéca, e também tem um livro de Java, chamado “Sistemas Operacionais com Java”, é uma boa escolha para começar?

Ah, estou querendo começar com um amigo, que também tem uma fissura por programação, hehe, esperamos até o final do ano conseguir construir algum programinha, ou jogo básico em Java, :D.

É isso,

Se alguem puder ajudar com informações,

Att. Lazuks.

apesar de jovem você parece saber o que quer, parabéns!!! hehe
pra começar, eu indico o livro Use a cabeça Java
http://www.submarino.com.br/produto/1/21294017/use+a+cabeca!+java

Opa, eu aconselho a começar pelas apostilas da caelum segue o link http://www.caelum.com.br/apostilas/ .

Se possível ler tbm o livro use a cabeça java e depois o do Deitel ( que não aconselho no começo) para se aprofundar.

abs

Os livros da série Use a Cabeça são muito bons…
E claro, procure apostilas no bom e velho Google!

Olha,parabeniso sua iniciativa.É de jovens como nós que o Brasil precisa.Hoje tenho 13 anos e comecei aos 12.Já programo em Delphi,HTML,Java e estou aprendendo PHP.
Na minha concepção os melhores livros são da série Java como programar da Deitel.Todos eles tem ótima reputação,mas li apenas a 6ª e a 8ª edição,e posso dizer que são ótimos.
Se estiver interesseado, no meu blog estou escrevendo um sobre Java.O segundo post sobre Java foi na semana passada e estou preparando um conteúdo dedicado à iniciantes na programação em Java.
Espero poder te ajudar.

Visitem o meu blog!:smiley:

@All,

Desculpa demora a responder, tive problemas familiares e tive que viajar mais de 400Km para encontrar a familia.

@Alexpe,

Vlw pela sujestão, meu professor de informática tem esse livro, ele disse que poderia arrumar pra mim se eu quiser mesmo aprender Java. :smiley:

@bIn,

Já tinha visto esse site, não entendi muito bem os scripts, mas vou dar uma aprofundada, vlw! (:

@felipebonezi ,

Como falei ali em cima, vou dar uma olhada com meu professor, vlw!

@Wil,

Aê cara, :D, Valeu ai pela ajuda, vou dar uma olhada sim. (:

Srry pelo Duble.

Se você é novo e está começando, está começando do jeito errado. Você não deve sair por ai dizendo que quer aprender, que se sente feliz. Ninguém gosta de gente assim. Você precisa passar uma imagem que não sabe muito e que precisa de alguém para te orientar, caso contrário será sempre criticado.

Uma pessoa que não sabe nada, qualquer coisa que faça vira logo um grande esforço, rotulos de pessoa interessada e comprometida com o trabalho. Dai, logo vem um aumento de salário e uma promoção.

Se você já chega dizendo que apredeu muita coisa, tudo que fizer será uma mera obrigação. Sua caixa de correio tão logo vira um depósito de problemas, todos aqueles que ninguém quer fazer. Vai fazer o seu trabalho e o dos outros. Vai ficar estressado e vão dizer que você é um péssimo profissional, que não merece nada e ainda precisa agradecer a Deus pelo seu emprego.