Começando a programar em web... quero fazer um messenger

Saudações,

Bom, creio que eu já detenha um conhecimento razoável sobre o básico da programação em java.
Agora, vou começar um curso de java básico + java web na Interplan…

Eu penso em praticar o que aprender sobre java web criando um webmessenger que seja acessado diretamente de uma página de navegador web.
Imagino que um messenger mais limitado seja um software relativamente simples de fazer, desde que eu saiba enviar e receber informações para dois aplicativos em dois computadores via internet.
Acontece que eu dei uma rápida pesquisada sobre o assunto e minha primeira surpresa foi ver as pessoas falando de desenvolver um webmessenger como algo bastante complicado.

Realmente sou leigo nessa área e estou meio perdido. Alguém tem alguma dica ou informação que possa me esclarecer isso?

desde já, agradeço.

Sim, é algo complexo.
Depende de vários protocolos, tem que considerar proxys, firewalls, sem contar, a estrutura básica para torná-lo disponível em um website…
Mas será uma ótima diversão…

Então… o difícil não é o messenger em si, mas sim fazer qualquer coisa que mexa com web, estou certo?

Programar para web não é complicado, para realizar o básico, já para construir um messenger utiliza muitos conceitos, ai se torna complicado, sugiro que ao invés de fazer um messenger, você faça outro sistema para ver se comporta o JEE. Depois que você tiver uma base legal, ai você estuda para fazer um e messenger.

para ter uma base de como é java para web sugiro um sistema de e-commerce com carrinho de compras por sessão e etc., ou algo do tipo