Começando a Programar

Olá a todos,

Trabalho há algum tempo na área de suporte e redes, e há algum tempo comecei a me interessar por desenvolvimento. Acabei de concluir um curso de Java e pretendo me certificar SCJP. Claro que tenho muitas coisas para aprender ainda, e vou seguir uma sugestão comum neste fórum: o livro da Keith Sierra!

Gostaria de saber de vcs, que já atuam nesta área, se é muito difícil começar a trabalhar com desenvolvimento, como está o mercado de trabalho, qual a média salarial, coisas assim…

Obrigado pelas dicas,
Alexandre

Em São Paulo tem bastante coisa - desde as mais chatas até as mais interessantes, e desde as mais escravizantes até as que pagam melhor.
Depende do que você quer se especializar, de sua formação acadêmica (saber só Java não dá camisa pra ninguém. Sempre é bom ter um diploma :stuck_out_tongue: ), e principalmente de seus contatos.

Olá Alexandre.

Vou te dar minha opinião.

Creio ser “fácil” trabalhar como programador, assim como é “fácil” trabalhar como Analista de Suporte. Sim, você está lendo um texto agora de um Analista de Suporte que está estudando Java…

Percebeu que eu coloque a palavra “fácil” entre aspas? Não foi nada fácil pra mim me tornar uma profissional de infra-estrutura certificado, assim como não está sendo nada fácil me certificar em Java…

A seguir te dou alguns conselhos. Pegue-os ou deixe-os.

1) Aprenda a programar antes de se certificar. Senão você corre o risco de se tornar uma anta com diploma (Veja, quase que eu entro nessa. Acordei a tempo. Fique ligado, pois os estudos para a certificação não te ensinam a programar na prática;

2)Faça uma prova de certificação, de preferência a prova CX-310-055; Sim, a certificação é importante, apesar de alguns acharem que não. É ela que vai dizer para o entrevistador que você ao menos o básico;

3) Arrume um tempo para criar programas reais, como se você os fosse vender na lojinha da esquina (se ficarem bons e quiser vender, me pague ‘royalties’ rs…). Experiência prática, é isso que você vai ganhar. Existe um livro da Editora Brasport que ensina a criar um programa inteiro no Eclipse. Não achei ele bonzão, mas pode ser um bom começo…

4) Nunca estacione! Se acustume a ver muitas siglas por aí: JSP, JSF, EJB, JDBC, J2ME etc. e vá se preparando para aprender e dominar a maioria delas… Se organize para estudar (mais que estudar, aprender) muitas coisas, pois você será cobrado pelo mercado…

No mais, boa sorte em seus estudos e bem vindo ao mundo Java! :wink:

Aquele abraço,

info_god ae, gostei do poste parceiro!! me diz uma coisa leu qual versao do deitel, estou lendo a sexta edicação e vc estudava java quantas horas por dia?

se eu estudar 1 hora por dia acho muito…
não sei como conseguem estudar tanto tempo…acho alienação demais…
prefiro estudar menos…menos carga…

[quote=info_god][quote=akumaldo]se eu estudar 1 hora por dia acho muito…
prefiro estudar menos…menos carga…[/quote]

Cada um com sua opnião não acha? Então vc com sua opnião de estudar menos e eu com a minha de estudar muito =)… E cada um respeite a do proximo.[/quote]

Claro claro…acho que pareci meio que tirando na mensagem anterior…se pareceu isso desculpe…mas não era intenção…quis expressar minha opinião…
bom…mas cada um tem sua metodologia…o que importa é no final todos bem e felizes…:smiley: hhahaha

Bom vou deixar meu relato de como aprendi a programar.

Entrei na faculdade com 17 anos isso mesmo 17, Terminei o segundo grau com 17 e ao mesmo tempo entrei na faculdade sem saber DE NADA, não sabia nem fazer uma linha de codigo em pascal.

No primeiro semestre vi algoritmos me apaixonei por codigos, comecei a estudar logica logica logica logica varava noites (ainda não trabalhava)

No segundo semestre vi pascal a coisa mais linda de Deus passava noites programando, escrevendo codigos q ninguem tinha escrito ainda em pascal mais até então eu não conhecia Orientação a Objetos.

Consegui um estagio no segundo semestre pra mexer com PHP (eu nunca tinha visto), passei 3 dias direto sem dormir lendo livros e pesquisando exemplos na internet e no que deu? Sou consultor hoje de PHP para algumas empresas.

4 Semestre vi JAVA pela primeira vez, foi amor a primeira vista, decidi ali naquele semestre que iria virar consultor JAVA. Comprei o livro do Deitel e li ele 4 vezes até enjoar. Programei durante 2 anos, e no mes passado dia 08/06/2006 resolvi fazer a prova, ja tinha comprado o voucher e marquei. Li o livro da kati Sierra uma vez e ja achei suficiente para a prova, passei com 97% de aproveitamento e dia 28/08 estarei indo fazer a certificação de WEB. =) Em mais ou menos 2 anos vou esta com todas as certificações referentes a JAVA e vou virar consultor =)… Pelo menos é o q almejo pra mim.

Bom ta ae a minha rotina até virar programador e certificado java

Em torno de 3 a 4 horas por dia.
Trabalha de 8 as 18 tirava o horario de almoço pra resolver trabalhos da faculdade, das 19 as 23 estava na faculdade, estudava de 23 as 2 da manha.
E Li a versão 5 aquela amarelinha e a 4 a verdinha… =)

[quote=akumaldo]se eu estudar 1 hora por dia acho muito…

Cada um com sua opnião não acha? Então vc com sua opnião de estudar menos e eu com a minha de estudar muito =)… E cada um respeite a do proximo.

[quote=akumaldo][quote=info_god][quote=akumaldo]se eu estudar 1 hora por dia acho muito…

Cada um com sua opnião não acha? Então vc com sua opnião de estudar menos e eu com a minha de estudar muito =)… E cada um respeite a do proximo.[/quote]

Claro claro…acho que pareci meio que tirando na mensagem anterior…se pareceu isso desculpe…mas não era intenção…quis expressar minha opinião…
bom…mas cada um tem sua metodologia…o que importa é no final todos bem e felizes…:smiley: hhahaha[/quote]

Oks =) E no final q todos saibam JAVA =).