Amigos, vou fazer meu 1º relatório no Ireport e pintou uma forte dúvida :
Nos tutoriais que estou vendo, mostra como se fazer um relatório tipo listagem, lendo vários registros, acredito que não tenho dúvidas, pois me parece qse igual ao Crystal Report.
Acontece que preciso fazer um formulário que tem apenas um unico registro. é uma ficha do cliente em que na tela eu digito a matricula dele e peço para imprimir sua ficha.
Nesta ficha vem impresso seus dados principais como nome, dt nascimento, endereço, telefones, etc …
Será apenas em uma folha.
Alguem pode me ajudar em relação a isto ? Num sei por aonde começar.
Muito obrigado
Vimieiro
Bom dia
Então cara, pelo que vi em sua explicação você precisa passar um parametro para seu relatório e imprimir a ficha de um cliente especifico certo?
Para te explicar a passagem de parametros ficaria dificil pelo forum, então entre nesse site www.integrator.com.br, e faça um cadastro lá tem uma apostila muito boa sobre ireport e jasper, creio que ela fala sobre a passagem de parametros e te ajudará no seu problema.
Se não conseguir baixar a apostila posta no forum que vejo se te envio por e-mail.
Falou.
Ae é que tá colega, minha dúvida é exatamente esta :
Eu passo 1 parâmetro apenas ? e o Ireport consegue buscar em meu BD o que eu quero ou, tenho que passar todos os parâmetros necessarios para se fazer a ficha de filiação ?
abs brigado
e vou fazer o down do tutorial
vimieiro
Boa Noite
Então vimieiro, pelo que entendi do seu problema é o seguinte:
- Vc precisa montar uma ficha de um determinado cliente certo? Se sim oque vc deve fazer é uma query onde na clausula where vc poderia passar o id do cliente, então o select que vai no ireport ficaria assim:
select * from cliente where id = $P{id_cliente}, onde o id_cliente seria o parametro que vc criaria no ireport.
Obs: Isso que coloquei é apenas um exemplo que entendi conforme sua explicação, caso tenha dúvidas posta ai, mas faça o download daquela apostila que te falei pois é fala um pouco sobre a passagem de parametros.
Valeu Caio, é isso mesmo !
Criar um Report com apenas 1 registro !!!
Então é mais facil do que pensei
Já baixei a apostila
Vou estudá-la
Mto obrigado mesmo
qq coisa te falo OK ?
Vimieiro
Colegas, é o seguinte :
Peguei a apostila e criei meu primeiro relatorio para testes.
Criei a conexão, testei e funcionou perfeitamente.
Quando fui salvar o relatorio ele me mostrou duas opções de extensão : XML ou JRXML.
Salvei nas duas para.
Acontece que, ao clicar em compilar ele, aparentemente, não está fazendo nada.
Ao clicar em executar relatorio (Utilizando a conexão ativa) ele também na faz nada.
Ele num tinha que criar um relatorio.jasper ?
Poderiam me ajudar ? Caio vc sabe o que está acontecendo, o que estou esquecendo de fazer ?
Obrigado
Vimieiro
Para visualização, você tem que indicar para o Ireport qual o programa (No meu caso Acrobat). OPCOES/Aba Programas externos.
Para compilação descobri que ele estava compilando no diretorio padrão do Ireport, basta trocá-lo.
Agora uma pergunta :
Para boa prática de programação, aonde devemos deixar nosso .XML .JASPER ?
Dentro do diretório de nosso projeto ? Caso afirmativo em qual pasta ?
Vimieiro