Começando com JSF

1 resposta
Schoker

Bom dia pessoal!

Eu estou iniciando com jsf e tenho algumas dúvidas. É o seguinte:

O meu sistema tem vários tipos de permissão de usuário. Na página inicial tem um menu que vai ser limitado de acordo com a permissao do usuario, por exemplo:

Menu
Administração (só od usuários com permissão de administrador podem ver esse menu)
Geral (qualquer usuario pode ver esse menu)

Para isso acontecer eu teria que pegar o tipo da permissão do usuário e fazer um if pra verificar se ele é ou não um administrador. Como eu faço isso em JSF?

E outra dúvida, quando eu crio uma página JSF no netBeans ele pergunta se eu quero que ela seja JSP ou XHTML. Qual é a diferença?

Desde já agradeço! :slight_smile:

1 Resposta

dev.rafael

Prefixa XHTML. Originalmente o JSF foi consebido p/ usar JSP mas a integração era complexa e gerava muita dor de cabeça. Então alguém inventou o framework Facelets (q usa xhtml p/ padrão) e td ficou mais fácil. Somente projetos de legado é q devem usar JSP com JSF.

A maneira mais fácil de implementar esse acesso seletivo aos menus do seu sistema é através de uma custom tag do Facelets, mas eu estou meio sem tem de postar um código aqui p/ vc. Vc tb pode usar o atributo rendered presente em td os componentes do JSF p/ implementar isso.

Criado 10 de novembro de 2010
Ultima resposta 10 de nov. de 2010
Respostas 1
Participantes 2