bom galera… eu estou começando no Java…
pensa num kra q nao sabe nada! nao sei nem o q eh JSDK
ate entao no primeiro ano da minha faculdade soh vi o Pascal
mais msm assim sei mto poka coisa d programacao…
e como eu curto pacas programacao!!
quero comecar do zero… mais do zero msm em Java…
entao se vcs pudessem me explicar… como q eu posso começa pra entender o basico desde achar um compilador um editor e tals…
se vcs pudessem dizer o q eh variavel como crio quais os tipos e tals…ate dar uns exemplos ou ate arrumar um tutorial BEM basico msm com linguagem facil para iniciantes… =)
q qualker ajuda eu agradeço muitao…
vlw ae galera do PJ !!
Começando do Zero ! Ajuda pLz
22 Respostas
primeiramente seja bem vindo ao PJ
o compilador eh o jdk, vc pode baixar aqui:
https://jsecom15.sun.com/ECom/EComActionServlet;jsessionid=40BD7BC9BB7B94B2FB6FB49FB8FCD842
e vc pode encontrar varios tutoriais pra iniciantes na parte de downloads e artigos desse site…
qualquer duvida eh soh postar …
Fez uma excelente escolha…java é muito bom…

tbm acho q opter por uma linguagem mto boa…
mais uma pergunta…
onde eu escrevo o codigo do java em si?? no proprio JSDK eu escrevo e compilo como q eh… akele eclipse eh compilador tbm da pra escrever o codigo lah??
=)
vlws… pelos coments jah…
ReCoHa o jdk é o compilador java, mas diferente de como você esta acostumado com PASCAL o compilador e o ambiente de programação são coisas diferentes.
O eclipse é o ambiente de programação. Tambem conhecido como IDE, toda vez que vc ouvir falar em IDE significa que é uma ferramente para você escrever seus codigos em java…
o jdk (compilador) vc instala na sua maquina e usa a IDE (ex: eclipse) para escrever seus códigos…
será q fui claro???
espero que sim…
procure estudar por livros como os do Deitel ou do Core Java (este pra mim eh o melhor)
nossa td mundo ajudando PACAS…
sens… espanco na explicação ;D
se eu nao intender assim tbm… euaEUHAE pode pára!! =)
intendi perfeitamente… vls ae sens!!
e o resto q ESTÃO ajudando mto!!
agora vo ler o tutorial de instalacao do JSDK e vo começa faze umas besterinha pra pega o jeito =D
vlws… se alguem tiver algo a acrescentar POR FAVOR !!
100+
ae ReCoHa fico feliz de ter ajudado…
C vc realmente quer aprender java veio ao lugar certo…
todo mundo aqui gosta de ajudar. Vc vai ver q antes que vc pensar vc ja vai tar responderndo algumas perguntas tb…
falo velho
[] victor…
:lol:
como o sens jah esplicou o compilador eh o jdk e o eclipse eh uma IDE, mas soh pra completar, vc pode escrever seu codigo java em qualquer editor de texto ASC (como o KWite do linux ou o notepad do ruwindows), basta salvar o arquivo com a extensao .java, dai pra compilar vc usa o comando “javac MeuArquivo.java” (o comando eh o shell ou no DOS). e pra rodar o prog usa “java MeuArquivo”…
a IDE eh uma ferramenta que auxilia na programacao, porem pra se aprender a programar, aconselho comecar com um editor de texto, e depois de jah estar sabendo bem a linguagem ai sim procurar uma IDE…
:twisted:
Legal ter escolhido Java; seja bem vindo ao melhor portal do Brasil…
Bom se vc quiser me acrescenta no teu msn pq tb tô estudando java (já faz mais ou menos uns três meses) e tô aprendendo pelo livro do Deitel (é bem basicão e vai aumentando aos poucos) , mas é um aprendizado conciso e de fácil leitura…
QQuer coisa entra em contato.
WS
hm… brigadao a todos os bem-vindos q estou recebendo…
isso q motiva agente ;D
bom… agradeco a todos os posts tbm… e entao acho q o eskema eh me precupar com a linguagem em si msm antes de mexer com um IDE neh??
oka… vo pegar o MSN whiteshark pra ele me passa esse livro e vo me aprofundar primeiramente na linguagem… ja q os IDE’s e JDK’s eu provavelmente apreda esse ano na faculdade ;D espero… =)
vlwssss qq coisa a acrescentar eu agradeço
:twisted:
Blz kra , vamo vê se aprender junto é mais fácil…
WS
Seja Bem Vindo Ao Portal Java!
Na seção tutoriais tem muitas apostilas legais para iniciantes, da uma olhada!
()'s
Ae aproveitando que tão falando de msn vou deixar o meu: [email removido]
quem quiser trocar informações também por msg pode me chamar…
continuando o assunto sobre IDE, eu acho que usar uma IDE simples para apreder a programar pode ajudar bastante…
O bom é que essas IDE’s sempre deixam em negrito as palavras restritas do java, quando se coloca o cursor entre as “{, (” ele sempre mostra qual é a outra chave(ou parenteses) correspondente aquéla do cursor, e diversos outros esquemas que facilita a visualização do seu código. E isso eu acho que bastante positivo…
mas concordo com o Felipe que não se deve usar IDEs muito sofisticadas como JBuilder, que isso pode viciar o programador…
valeu pessoal
victor
Bom,
Eu particularmente apanhei um pouquinho pra entender os conceitos, então o que mais me ajudou foi a Apostila da Universidade de São Francisco e um .doc mais enxuto dos conceitos.
Eles estão nos endereços:
http://www.inf.ufsc.br/~babipc/arquivos/java/
Com os nomes:
:arrow: JavaConceitosBasicos.doc
:arrow: Apostila Java.zip
Espero que ajude… 
[color=“red”]
Bjinhus,
Bárbara[/color]
babipc…
esses apostilas mandam mto bem kra…
to lendo as 2 !!!
bruto msm!!
vlw kra daki a poko to começando a engatinhar =)
vlwss denovo galera do PJ !!
OI RECOHA…
EU TAMBEM ESTOU INICIANDO NO JAVA.
E TAMBEM TENHO DIFICULDADES,
EU CONSEGUI DAR OS PRIMEIROS PASSOS DEPOIS QUE COMECEI A PARTICIPAR DESTE FORUM. VOU DIZER O QUE EU ESTOU FAZENDO PARA CAMINHAR…
1º…ESTUDEI UM POUCO DE UML((OS CONCEITOS BASICOS E ALGUNS DIAGRAMAS))
2º…EU INSTALEI O SDK OU J2SDK((O FORUM ME AJUDOU COM ISSO TAMBEM))
3º…INSTALEI O JCREATOR
E SO
AGORA EU ESTOU FAZENDO OS PROGRAMINHAS QUE AJUDA APENAS A DECLARAR VARIAVEL, LER VIA CONSOLE(LER DO TECLADO), ESTRUTURA DE SELEÇAO ETC…
EU TEMNHO UMA APOSTILA BEM BASICA DE UM PROFESSOR DA MINHA FACULDADE SE VC TIVER INTERESSE VC PODE BAIXA((SO QUE NAO TENHO ENDEREÇO AGORA, MAS QUANDO FOR UMAS 16:00 EU VOU DEIXAR O ENDEREÇO AQUI NO FORUN.
Bom dia…
Bom, ao meu ver, não é interessante já de cara, começar pelo uml ou pela orientação a objetos…
parece aqueles tópicos onde o cara pergunta: “Como eu faço para concatenar duas Strings” e sempre vem aquelas respostas que mais confundem do que ajudam:
“Primeiro leia sobre Design Patterns, depois estude o pattern SessionFaçade, em seguida é só criar um EntityBean para concatenar e um SessionBean para ser fachade e para cliente use um Servlet+JSP”…PLEASE!!!
Uma coisa vc já tem que estar ciente, a curva de aprendizado do java é muito maior do que das outras linguagens…
Então não adianta se afobar, como diria o meu avô…tem que comer pelas beiradas…
Primeiro comece entendendo o que é JDK(Java Developer Kit), pq é obrigatório a instalação dele na máquina do desenvolvedor…
Leia um pouco sobre as características do Java…
Faça alguns Hello World´s…quando estiver habituado com a sintaxe, comece a estudar orientação a objetos.
Comece por aqui…tudo extraído do PortalJava…
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=FAQ&myfaq=yes&id_cat=3&categories=O+que+%E9+Java%3F
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=37
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=45
http://www.portaljava.com/home/modules.php?name=Content&pa=list_pages_categories&cid=18
Para um melhor aproveitamento…siga a ordem…
[]´s 
Diana… espanko no seu Post…
mto BOM !!
brigadao eim… nao soh a ela como a todos…
to lendo tds tutoriais d iniciantes daki e tentando aprender o maximo!!
ja to fazendo uns HelloWorld =)
dando uns pau mais ta funfando uns ;D
vlw ae galera !!
oi como vai?
Bem vindo ao clube dos não sabe nada! rs…olha encontrei um site muito bacana que irá te ajudar muito, assim como tem me ajudado…www.tarcisiolopes.com.br.
É um bom começo…tchau e boa sorte…
fico contente de ver tantos iniciantes aqui no portal java com disposição de aprender…
assim que o pessoal do GUJ liberarem ,vai ter um artigo sobre orientação a objetos de minha autoria lah
Orientação a objetos num tem como…tem que aprender. Senão você vicia na programação usando Java e acaba não utilizando todas as vantagens que a orientação a objetos te proporciona. Até hoje eu tenho dificuldades nesse aspecto.
Estou aproveitando as férias pra continuar lendo o meu livro de Java [BIG JAVA] que aliás eu aconcelho pra qualquer iniciante na linguagem.
Além dele te ensinar a linguagem ele é bem acadêmico e mostra muitos erros que não devemos cometer. Ele forma a base de um bom programador. A cada dia me surpreendo com o livro.
Orientação a objetos num tem como…tem que aprender. Senão você vicia na programação usando Java e acaba não utilizando todas as vantagens que a orientação a objetos te proporciona. Até hoje eu tenho dificuldades nesse aspecto.Estou aproveitando as férias pra continuar lendo o meu livro de Java [BIG JAVA] que aliás eu aconcelho pra qualquer iniciante na linguagem.
Além dele te ensinar a linguagem ele é bem acadêmico e mostra muitos erros que não devemos cometer. Ele forma a base de um bom programador. A cada dia me surpreendo com o livro.
legal… qual fundo esse livro entra da técnologia?