comeÇando do zero

14 respostas
H

Olá pessoal, vou começar a estudar a linguagem (java para web) do zero, queria saber se o livro "Aprenda em 21 Dias Java 2 " . é o mais indicado. E se antes de tudo deveria conhecer o C++ ou c# e etc…Caso seja necessário, alguma sugestão em relação a estudo para que eu possa ter uma boa base antes de aprofundar os estudos em JAVA?

Estou em Brasília-DF, e nunca estudei programação.
Obrigado.

14 Respostas

Y

Primeiro estude programação, ela em si.

Algoritmos

Lógica

Mais a frente, “Orientação a Objetos”

Aih comece a pesquisar pelo que são variáveis, loops, essas coisas.

E saiba que, antes de vc aprender Java para web, tem de saber a programar em Java.

H

EM RELAÇÃO A “Orientação a Objetos” , O QUE DEVO PROCURAR / COMPRAR PARA ESTUDAR? ACHO ESTE MATERIAL NA NET OU DEVO INVESTIR UM POUCO?

Yky, obrigado pela agilidade na resposta.

Y

Cara, depende mto… tpw… acho q eh assim… a orientação a objetos eh um paradigma… q eu particularmente não acho mto extenso, portanto, é possível sim aprender por meio de tutoriais na web.

Vale ressaltar que quando digo “não muito extenso” NÃO estou me referindo a “não muito difícil”. A orientação a objetos pode parecer, pra você que não programa ainda, um “bicho de sete cabeças”, mas isso é uma impressão conseqüente do desconhecido.

Cara, como você quer aprender a programar, aconselho a primeiro, REALMENTE, aprender Algoritmos, acredito que todos aqui no fórum te dirão isso. Sabendo o que são algoritmos e o que é “desenvolver um algoritmo”, você indiretamente vai entender o que é programar de uma forma genérica, sendo que, no aprendizado básico de algoritmos, a programação estruturada é melhor proposta.

A seguir, quando você já estiver ciente de como se define um algoritmo, aí sim você terá de aprender Orientação a Objetos (OO).

Como eu disse, OO é um paradigma, portanto, é extremamente difícil (se não impossível) aprender isso sem saber programar. Seria como saber digitar sem nunca ter visto um teclado ou saber o que são letras.

Agora, respondendo mais diretamente à sua questão, sim, acredito que valha a pena você investir em algum livro sobre OO. Mas não agora. Se você pode investir agora, então invista em algum livro sobre Algoritmos.

Boa sorte!

F

Olá, Henrique.

Tenho conhecimento em Java básico, mas tenho muito a aprender, assim como vc.

Achei muito válidas e interessantes as orientações do Yky, isso serve para nós assim como para os demais iniciantes.

Apenas complementandoo que nosso amigo disse, praticando algoritmos vc terá contato direto com suas características básicas. Assim, já com conhecimentos sólidos em algoritmos, ao aprender OO, vc entenderá melhor as vantagens deste paradigma e os problemas que ele pode resolver.

Reforçando o q o Yky disse, antes de avançar na web, aprenda Java desde início, pois é a base indispensável para vc chegar aonde quer.

Bem, é isso. Estou a disposição.

Abraço, feliz 2007 e boa sorte.

H

Pessoal, muito obrigado pela atenção, a velocidade de participação neste forum é realmente muito bacana, pois trabalho com edição de vídeo não línear (10 anos) e participo de outros foruns também, só que as coisas demoram um pouco mais.

Em relação ao conhecimento básico, por um deslize meu peço desculpas. Ha cerca de dois anos estudei os seguintes:

Algoritmos;

Lógica de Programação;

Baco de Dados (access).

Mas confesso que tenho que dar um reforçada nos dois primeiros ítens. Bem, a partir de hoje vou trabalhar nestes detalhes impressendíveis ao ínicio dos estudos.

Quanto a um bom libro do chamado (OO), para que eu possa dar uma passiada só na livraria, qual devo comprar?

Obrigado e feliz ano novo para todos.

F3RP4

Olá HENRIQUEDF,
Na minha opinião, um livro muito bom para você começar é Java Como Programar 6ª edição do autor Deitel (livro das formiguinhas).
Este livro é muito bom para iniciantes, abrange uma linha de conhecimento muito boa para o aprendizado de programação, orientação a objetos e a linguagem Java. Vem com muito exercícios dos quais acho essencial você faze-los. Ele trata de alguns fatores bem atrativos para os iniciantes na plataforma Java, como, programação com interface gráfica, java para web (jsp/servlets), conexão com banco de dados.

Esse é o livro http://www.temporeal.com.br/produtos.php?id=169312

No geral era isso, abraços e bons estudos :smiley:

H

Valeu amigos.
Java Como Programar (6ª Edição) Esta é a última edição?

Os livros: Entendendo e Dominando o Java e Entendendo e Dominando o Java para Internet. São dois livros mesmo? eles têm classificação por edição? se tiver, qual é a última de ambos?

Tratando da linguagem C, devo estudar esta também? alguém poderia sugerir um bom livro para iniciante?

Obrigado tuma.

genildof

Henrique, Deitel, última edição é a 6a. mesmo. E até que chegue seu livro, caso queira pode dê uma olhada em algumas apostilas da net aqui e aqui e aqui.

E também nos tutoriais do GUJ, lá tem muita informação para iniciantes.

At,

Outro iniciante.

caique_castanho

Gostaria de dar a minha contribuição com vc mas não tenho muita coisa nova pra dizer, o pessoal da comunidade já disse tudo, só gostaria de salientar que ir direto estudar a linguagem em si, estruturas, sintaxe, etc; não é o ideal. Para se ter uma idéia em um curso de ciência da computação como o que estou cursando temos uma disciplina anual no 1º ano do curso chamada ICC onde aprendemos algoritmos através de fluxogramas e depois através de pseudolinguagens, posteriormente aprendemos uma linguagem estruturada que como o amigo disse é melhor pra começar, no meu caso estudei C. Só depois de aprender algoritmos e entender bem o fluxo de execução em um programa é que fomos estudar uma linguagem estruturada.
Após isso e no 2º ano estudamos o paradigma OO independente de uma linguagem e depois de tudo isso eu comecei a estudar Java e tenho muito a aprender ainda. É claro que o meu caso se trata de um curso de graduação mas acho que a melhor opção pra vc é o livro do Deitel, Java como Programar, eu mesmo tenho um e é muito bom pra iniciar…

Acho que é isso…abraços e até mais !

H

Então ok.

Para o ínicio acho que já é um bom começo, vou entrar de cara nos algorítimos, lógica de programação e só depois no livro (Java Como Programar 6ª edição). Quanto a linguagem C, achei que deveria estudar esta antes de tudo, mas pelo que percebi não é necessário. Obrigado aos amigos contribuintes e espero no futuro poder ajudar também como fui ajudado.

Feliz ano novo à todos e tudo de bom para vocês.

Y

Bom, eu discordo parcialmente dos amigos postantes aqui.

“Java Como Programar” é sim um excelente livro, MAS não aconselho a comprá-lo quando se está iniciando.

http://www.submarino.com.br/HomeCache/BooksSearchResult.aspx?ProdTypeId=1&WhichForm=frmSearchHomePage&Query=algoritmos

http://www.submarino.com.br/HomeCache/BooksSearchResult.aspx?Query=oop&ProdTypeId=1

Por último: http://www.submarino.com.br/books_productdetails.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&ProdId=730400&ST=SR

É a minha opinião. O livro sim, é para iniciantes (eu estava estudando por ele), mas é para iniciantes em OOP e Java, não na programação.

Até é possível estudar inicialmente pelo Java Como Programar, mas creio que será bem mais complexo, a lógica usada na OOP exige exoneração de outros conceitos básicos como utilização de valores booleanos, algoritmos estruturais, essas coisas. O que quero dizer, é que a OOP exige que você entenda de uma forma mais abrangente o que você está estudando, ela não te dá muito espaço para ficar aprendendo detalhes como “o que faço nesse processo agora?”. Não tenho por objetivo ser pessimista, hehehe, eu também sou iniciante em Java e tudo o mais, mas antes de aprender Java eu já desenvolvia em ASP e JS OOP, por isso digo que o Java e o paradigma OOP tende a potencializar a necessidade que o estudante tem de ter um conhecimento concreto sobre assuntos da programação antes de se aventurar nessa dobradinha maluca Java/OOP. Como outro usuário disse acima, ele primeiro aprendeu por meio de fluxogramas a programar, e somente depois foi aos códigos, ou seja, ele primeiro teve uma base de raciocínio. E perceba o que eu disse no meu segundo post neste tópico e que foi afirmado pelo usuário acima: ele aprendeu primeiro a programação estruturada. Eu havia citado: “…no aprendizado básico de algoritmos, a programação estruturada é melhor proposta.”
Depois é que ele foi direcionado à OOP.

Cara, tendo dúvidas, esteja sempre à vontade para questionar os usuários do fórum a fim de chegar a uma solução. Estamos aqui para ajudar, todos nós, inclusive você, lembre-se.

Dica: sempre utilize a busca do fórum antes de perguntar algo, se ainda assim, as dúvidas permanecerem, compartilhe-as com nós.

Até mais, um excelente 2007. []s

F3RP4

Olá novamente HENRIQUEDF,
Sobre C / C++ acho desnecessario estudar, a não ser que queira conhecer essas linguagens. Java tem sintaxe/semantica similar a essas. Então uma vez aprendendo java, é facil de se acostumar com a sintaxe/semantica de C / C++.
Sobre o livro do Deitel, acho bom começar por ele mesmo. Os primeiros capítulos abordam a lógica de programação estruturada utilizando Java.
Quer dizer, vc vai estar aprendendo programação estruturada já com Java, e não com Pascal ou C. Ai, nos capítulos posteriores é q OO será introduzida.
Esse livro segue uma linha boa de aprendizado, parte do principio de que o leitor é leigo na area, encina a programar e depois OO.
Porém, concordo plenamente com o pessoal do forum, não se apoie somente neste livro, busque outras fontes de conhecimento, inclusive aqui no GUJ e no forum, estarei sempre disposto a ajuda-lo.
Abraços, e feliz ano novo para todos :smiley:

josenaldo

Olá HENRIQUEDF

Também recomendo o Java, Como Programar, 6ª edição. Recentmente ministrei um curso baseado nele para alunos de 2º grau (alguns nem sabiam o que era computador) e obtive bons resultados. Claro que como primeira edição, existem coisas a serem corrigidas, mas no geral, os resultados foram acima das nossas expectativas e a metodologia utilizada no livro contribuiu muito.

De resto, como os outros Javeiros já disseram, estude algoritmos e programação orientada à objetos. Mas não se assuste com essa. Ela não é esse bicho de sete cabeças todo que dizem por aí.

H

OBRIGADO A TODOS…

MUITO OBRIGADO.

LOGO-LOGO ESTAREI POR AQUI COM NOVAS DÚVIDAS…(sem dúvidas).

Criado 31 de dezembro de 2006
Ultima resposta 2 de jan. de 2007
Respostas 14
Participantes 7