É amigo vai ser ´difícil msm, esses caras do SAP guardam seu conhecimento a 7 chaves, se quiser aprender pra valer terá que abrir a carteira e pagar os cursos deles. E nunca encontra um software da SAP dando mole por aí…
muitas empresas abrem espaço para quem quer aprender SAP, em contra partida tem um salário bem abaixo da média por algum tempo, conheço bastante gente que fez isso, já que os cursos são absurdamente caros.
Deus abençoe os envolvidos com ABAP. Podem ganhar bem, mas não serão pessoas felizes ao terem que debugar uma transação Standard.
O SAP é amarradão assim, não tem como “chegar chegando”, uma forma que descobri, depois de meses atuando, para aprender foi o mini-sap. Tem também o Sap NetWeaver trial:
mini-sap
Olha, começar com ABAP é difícil, é um ambiente diferente, o SAP tem um kernel, é um SO sobre o outro, praticamente. Outro ponto que pega é familiarizar-se com as tabelas do SAP. Não tem tabela cliente, nem tabela empresa. São coisa do tipo BSEG, campos do tipo BUKRS, mas isso o tempo traz.
Talvez o pior mesmo é o fato de ABAP ser uma linguagem na qual praticamente toda a lógica está ligada a regra de negócios(busca dados na tabela X, joga em tal função da SAP…). Muitas das coisa já são prontas em funções Standard, da SAP…
Enfim, eu to meio que saindo do mundo ABAP agora, talvez volte em breve, mas quero parar por um tempinho =D