Começando em J2EE

11 respostas
M

ae gente, to começando a estudar J2EE, comecei lendo o Tutorial do J2EE da Sun, mas acho que vou ter q ir por partes… ler algo de JSP antes, depois Servlets… pra só então EJB… ai sim somar tudo e voltar pro tutorial, deve ser o caminho mais certo pra nao chegar a loucura né? uehuhe, pois bem, preciso de um servidor pra rodar isso tudo, …preciso de outro kit alem do J2SDK q uso pra começar com jsp/servlets? O Tomcat serve tanto pra JSP como Servlet? É só baxar, instalar e sair rodando ou tem q adicionar modulos como no Apache/PHP? Oque uso pra rodar beans depois? Dicas de servidores pra começar? Nem notaram q eu to todo perdido né? hehaehea

[]'s

p.s.: nao sei se postei no forum certo… =p

11 Respostas

R

Daí seu Matheus Smith :stuck_out_tongue:

To me sentindo um morto de fome vendo um prato de comida esperando :stuck_out_tongue:

Seguinte, rapá, já deves ter percebido o quanto eu sou fan do Core Servlets and Java Server Pages. Bem, lá tu vais pegar uma noção legal de JSP e Servlets, como o próprio nome do livro já diz. Acho que a tua idéia de ler um pouco antes pra depois ir pro tutorial é excelente, ainda mais pra uma área tão complexa como essa caixinha de surpresas que é a J2EE.

O simples j2sdk já é o suficiente pra rodares jsp e servlets no quesito java, mas vais precisar também de um servidor web. Eu recomento o Tomcat, pois como já deves saber é a implementação de referência para servidores JSP/Servlets.

Já existe uma Sdk pra J2ee, mas eu creio que ela seja mais voltada pra Web Services, além de ser muito grande.

Nâo tens que adicionar módulos, mas é preciso setar algumas variáveis e copiar uns 2 arquivos pra dentro do lib da Java_Home, tudo isso é fácil de encontrar num tutorialzinho de instalação. Na HP do CoreServlets tem um tutorial sobre configuração do Tomcat e do Java para Servlets e Jsp, to sinceramente pensando em traduzir, adaptar e colocar como um “artigo” aqui no PJ.

Não creio que seja necessário utilizar outra coisa pra poder rodar EJBs, então acho que só isso vai ser o suficiente pra te dar um começo :slight_smile:

[]s

J

Oi

Matheus, J2EE é o quente da parada. 8)

Olha, todos os livros que o Renato indicou são muito bons. Tb tem um livro do Fernando Anselmo, “Tudo o que vc queria saber sobre JSP”, ele é um bom livro na relação custo/benifício, se vc quiser gastar pouco e aprender rápido, ele é uma boa opção.

Se vc sair de casa com um SDK e o Tomcat na bolsa de CDs, já era, podes rodar JSP e Servlets sem problemas…

T+

M

tão ta bele! baxei o jakarta-tomcat-4.1.29.zip … é só descompactar, fazer as configs necessarias e seguir o baile? huehue… vou procurar por ai qq tem q faze

F

“matheus”:
ae gente, to começando a estudar J2EE, comecei lendo o Tutorial do J2EE da Sun, mas acho que vou ter q ir por partes… ler algo de JSP antes, depois Servlets… pra só então EJB… ai sim somar tudo e voltar pro tutorial, deve ser o caminho mais certo pra nao chegar a loucura né? uehuhe, pois bem, preciso de um servidor pra rodar isso tudo, …preciso de outro kit alem do J2SDK q uso pra começar com jsp/servlets? O Tomcat serve tanto pra JSP como Servlet? É só baxar, instalar e sair rodando ou tem q adicionar modulos como no Apache/PHP? Oque uso pra rodar beans depois? Dicas de servidores pra começar? Nem notaram q eu to todo perdido né? hehaehea

[]'s

p.s.: nao sei se postei no forum certo… =p

Cara o J2EE é um pacote feito para grandes aplicações na intenet.
Vc pode começão com EJB, o dificil é configuração de servidores(jboss) e algumas coisas a mais.

Nele vc não precisa fazer connexão, sintaxe SQL e etc,…O container faz iso para vc, vc apenas faz implementações da Interface como Intitybin e etc…Vale a pena estudar

Ha mas no caso vc quer trabalhar com JSP e Beans só né…o livro do Anselmo é 10 mesmo para isso…Tom cat

M

e surge o primeiro problema! heheh, coloquei o Tomcat blz, só tive que definir duas variaveis de ambiente (ANT_HOME e CATALINA_HOME) e startar o servidor… (segundo um tutorialzinho q achei por ai…), deu certo, mas dai fui fazer um exemplo simples de servlet, e ao compilar da varios erros dizendo que não consegue acessar as classes que tem a ver com servlet, o primeiro erro ao compilar ja é um com relação ao import javax.servlet.*; …ele diz que nao existe, bem que eu vi que tava muito simples até agora, essa é a minha configuração atual, um j2sdk1.4.2_01 que nunca me deu problema em compilar programas normais e o jakarta-tomcat-4.1.29… essas são as minhas variaveis e seus valores:

ANT_HOME [color=“red”]C:\Arquivos de programas\jakarta-tomcat-4.1.29\bin[/color]

CATALINA_HOME [color=“red”]C:\Arquivos de programas\jakarta-tomcat-4.1.29[/color]

JAVA_HOME [color=“red”]C:\j2sdk1.4.2_01[/color]

CLASSPATH [color=“red”].;C:\j2sdk1.4.2_01\lib\tools.jar;C:\j2sdk1.4.2_01\lib\dt.jar[/color]

…e aqui o codigo do servlet:

import javax.servlet.*;
import javax.servlet.http.*;
import java.io.*;

public class HTTPGetServlet extends HttpServlet {

public void doGet( HttpServletRequest request, HttpServletResponse responde ) 
      throws ServletException, IOException
   {
      PrintWriter output;

response.setContentType( "text/html" );
      output = response.getWriter();

StringBuffer buf = new StringBuffer();

buf.append( "<html>\n<head>\n\n<title>" );
      buf.append( "Exemplo simples de servlet</title\n\n>" );
      buf.append( "</head>\n\n<body>\n" );
      buf.append( "<h1>Pode pegar o isopor geladinho q ta funcionando! ;D</h1>\n" );
      buf.append( "</body></html>" );

output.println( buf.toString() );
      output.close();
   }

}

…oq ta faltando fazer? da uma luz pro newbie ai gente! :roll:

R

Daí guri,

Tens que jogar uma cópia dos arquivos (o nome não sei se é esse, mas deve ser parecido) servlet.jar e jasper-compiler.jar dentro de:

• %JAVA_HOME%\lib

Tem informações sobre isso naquele link q eu te passei, seu feio :twisted:

Só pra acrescentar uma última coisa, depois, bem depois, quando fores começar a mexer com EJBs, vais precisar de um servidor de aplicações, tipo o JBoss pra poder dar suporte pros maravilhosos EJBs :slight_smile: Mas por enquanto fica no Tomcat, que depois dá pra integrar ele ao JBoss e continuar tudo bonitinho.

[]s

M

bah mas o site é td em ingles… :roll: hehehue… achei os .jar q tu disse na /lib do tomcat… coloquei na /lib do meu sdk… mas o erro permanece… mesma coisa… :cry:

R

Agora eu fiquei encucado, tais rodando por onde ? Via console ou via IDE ?

Vou ver como eu fiz lá em casa e te mando passo a passo. Não tem, hoje vou ter que fazer um tutorial Java + Tomcat :stuck_out_tongue:

[]s

M

vou descrever a atual situação…

na minha pasta /ROOT do Tomcat, tenho um teste.html … que faz um GET pra minha classe HTMLGetServlet (tb localizada em /ROOT)…ja consegui compilar a classe renato, coloquei o caminho dos .jar q tu me disse no classpath… e o javac nao reclamou mais… porém o erro agora é o seguinte… tenho q editar web.xml né? Pra fazer o mapping da classe…

<?xml version="1.0" encoding="ISO-8859-1"?>

<!DOCTYPE web-app
    PUBLIC "-//Sun Microsystems, Inc.//DTD Web Application 2.3//EN"
    "http://java.sun.com/dtd/web-app_2_3.dtd">

<web-app>
  <display-name>Welcome to Tomcat</display-name>
    <servlet-mapping> 
      <servlet-name>HTTPGetServlet</servlet-name> 
      <servlet-class>HTTPGetServlet</servlet-class> 
  </servlet-mapping>
</web-app>

ok… só q agora o tomcat nem starta mais…! …mando pra ti até o html:

<html>
   <head>
      <title>Servlet HTTP Get Example</title>
   </head>
   <body>

<form action="http://localhost:8080/HTTPGetServlet" method="GET">
         <input type="submit" value="Get Html Document">
      </form>

</body>
</html>

…é o exemplo mais simples do mundo, to as cegas… minha unica fonte de consulta é o capitulo de servlets do Deitel & Deitel 4ª edição q nem toca no tomcat… e o forum do pj, me diz onde eu salvo direitinho cada arquivo, e oq ponho no web.xml pra ver essa coisa fungando por favooorr! :roll:

p.s: sugiro q tirem o meu post de J2EE/EJB e ponham em no forum de Servlets né… hehe

M

ae! o servlet ta rodando (aleluia)… qnd eu chamo ele direto pelo browser roda… mas qnd tento chamar ele pelo form dum html não… =/ … meu servlet ta em WEB-INF/classes … como deve ser a tag form?

<form action="MeuServlet" method="GET">
<form action="/classes/MeuServlet" method="GET">

:?: :?: :?: nenhum dos dois ta adiantando…

eltonk

normalmente você define isso no web.xml…

dá uma olhada no que eu ti passei…

Abraços…

Criado 28 de novembro de 2003
Ultima resposta 30 de nov. de 2003
Respostas 11
Participantes 5