Começando no eclipse, básico

Pessoal, bom dia.
Estou começando a estudar Java e percebi que muitos profissionais preferem o Eclipse.
No cmd.exe do Windows já ví que basta você entrar com o javac nomedoprograma.java para gerar o nomedoprograma.class, depois java nomedoprograma e ver o programa rodando.
Agora no Eclipse eu abro o .java e nao consigo rodar “run”, tenho algumas configurações e mesmo modificando nao consegui fazer o botao RUN ficar ativo.
Agradeço desde já o apoio.
Jorge

você criou um novo projeto?
Creio que para isso você deverá ir em criar um novo projeto, projeto java e especificar o seu diretório, adiocionar os jar’s necessários no seu lib e só assim conseguirá deixar o run ativo. Depois Run, Run As e coloque java Aplication.

Cara, ainda continuo apanhando feio.
Criei o project, neste project só para fazer um teste,criei uma classe.
Até aí ele abriu uma janela com varias opcoes escolhi as opcoes e montei um teste como a seguir:
/*

  • Created on Sep 1, 2004
  • TODO To change the template for this generated file go to
  • Window - Preferences - Java - Code Style - Code Templates
    */

/**

  • @author Administrator

  • TODO To change the template for this generated type comment go to

  • Window - Preferences - Java - Code Style - Code Templates
    */
    public class Mostra {

    public static void main(String[] args) {

     System.out.println("Estou\ntentando");
    

    }
    }

Agora eu eu seleciono a opcao Run e tenho as opcoes de Configurations e Perpectives, e nisso que eu falho pois nao sei o que escolher agora para rodar este exemplo.
Obrigado mais uma vez.

Jorge

Cara, consegui configurar
Estava apanhando porque toda a configuração de busca dos libs e etc estava apontando para o c:\program files\java\etc etc enquanto o meu java estava instalado em uma pasta c:\j2sdk.

Agora rodou o Hello World!

Esses novatos!!

Obrigado

Jorge