Começando TCC... JAVA? Ou não?

Boa tarde, eu estou iniciando o 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, na Faculdade: FAE Business School (www.fae.edu) - em Curitiba-PR, a enfasê do meu curso é programação para internet!

Estou em dúvida, pois eu gostaria de fazer meu TCC em JAVA, porém, só agora começarei a aprender Programação OO, e neste mesmo período já começa a primeira fase do TCC que é a sua documentação, então eu não sei o quão arriscado seria eu “atirar no escuro” e querer entrar de cabeça fazendo o TCC todo em Java, sendo que ainda não sei nada… Somente sei PHP.

O trabalho deve ser entregue em Junho/2013, parece longe, mas pra mim ta em cima já hahahahaha… Como as minhas aulas vão recomeçar dia 30 irei trocar uma idéia com o professor e ver o que ele me recomendaria fazer, porém gostaria de uma sugestão do pessoal aqui!

Minhas preferências: Sistemas para escritórios em geral, todas estas coisas que incluem matemática acho interessante e nada fora do alcance!

Peço desculpas pelo fato do meu primeiro do fórum post ser nesta seção e ainda pedindo uma “luz”, já conhecia o forúm há algum tempo e vejo que agora é a hora de participar, portanto vocês vão ver eu incomodando por ai, hahaha, muito obrigado!!

Eu faria na tecnologia que domino, neste caso o php, para naum ter sustos e nem surpresas e depois apreenderia java, e poderia refazer o projeto.

Como o CristianPalmaSola10 falou, faça na linguagem que você domina mais… ou você pode desenvolver em uma linguagem mais atual e pedir um desconto a seu orientador pelo peso que vai ter por aprender uma nova linguagem

PS: Já começando TCC e só agora você viu programação orientada a objetos? Estranho…

[quote=CristianPalmaSola10]Eu faria na tecnologia que domino, neste caso o php, para naum ter sustos e nem surpresas e depois apreenderia java, e poderia refazer o projeto.[/quote]+1

Faça com a tecnologia que você esteja confortável. [=

[quote=chocobola]Boa tarde, eu estou iniciando o 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, na Faculdade: FAE Business School (www.fae.edu) - em Curitiba-PR, a enfasê do meu curso é programação para internet!

Estou em dúvida, pois eu gostaria de fazer meu TCC em JAVA, porém, só agora começarei a aprender Programação OO, e neste mesmo período já começa a primeira fase do TCC que é a sua documentação, então eu não sei o quão arriscado seria eu “atirar no escuro” e querer entrar de cabeça fazendo o TCC todo em Java, sendo que ainda não sei nada… Somente sei PHP.

O trabalho deve ser entregue em Junho/2013, parece longe, mas pra mim ta em cima já hahahahaha… Como as minhas aulas vão recomeçar dia 30 irei trocar uma idéia com o professor e ver o que ele me recomendaria fazer, porém gostaria de uma sugestão do pessoal aqui!

Minhas preferências: Sistemas para escritórios em geral, todas estas coisas que incluem matemática acho interessante e nada fora do alcance!

Peço desculpas pelo fato do meu primeiro do fórum post ser nesta seção e ainda pedindo uma “luz”, já conhecia o forúm há algum tempo e vejo que agora é a hora de participar, portanto vocês vão ver eu incomodando por ai, hahaha, muito obrigado!![/quote]

Kra, faça sobre o assunto que vc quer aprender… A faculdade é para isso, esse é o momento… A questão é q vc vai ter de se esforçar “talvez” um pouco mais.

[quote=chocobola]Boa tarde, eu estou iniciando o 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, na Faculdade: FAE Business School (www.fae.edu) - em Curitiba-PR, a enfasê do meu curso é programação para internet!

Peço desculpas pelo fato do meu primeiro do fórum post ser nesta seção e ainda pedindo uma “luz”, já conhecia o forúm há algum tempo e vejo que agora é a hora de participar, portanto vocês vão ver eu incomodando por ai, hahaha, muito obrigado!![/quote]

Na minha época de graduação, fui incisivo quanto ao tema que eu abordei, pois meu grupo não quis fazer sobre Java [pq ninguém conhecia, eu tb não mas esse foi o intuito, aprender], pois bem, acabei fazendo o TCC “sozinho” e aprendi muita coisa. Não desperdice sua chance, faculdade é pra isso, não sei se é seu caso, mas professor não “deve” escolher TCC de aluno como eu já vi acontecer! ever!

[quote=andredecotia][quote=chocobola]Boa tarde, eu estou iniciando o 4º período de Tecnologia em Sistemas para Internet, na Faculdade: FAE Business School (www.fae.edu) - em Curitiba-PR, a enfasê do meu curso é programação para internet!

Na minha época de graduação, fui incisivo quanto ao tema que eu abordei, pois meu grupo não quis fazer sobre Java [pq ninguém conhecia, eu tb não mas esse foi o intuito, aprender], pois bem, acabei fazendo o TCC “sozinho” e aprendi muita coisa. Não desperdice sua chance, faculdade é pra isso, não sei se é seu caso, mas professor não “deve” escolher TCC de aluno como eu já vi acontecer! ever! [/quote]

Concordo, faculdade é para aprender, o momento certo para arriscar e cometer erros, não tenha medo … comigo aconteceu algo assim, eu amava PHP, os outros queriam fazer um tcc padrão de automação comercial em delphi quando apareceu um professor com uma ideia de um projeto grande envolvendo vários grupos para fazer um sistema modularizado em java usando hibernate, tudo era novo pra todos inclusive para este professor, foi muito difícil no início mas deu certo e valeu a pena, hoje menos de um ano depois da colação de grau estou trabalhando como programador java junior, graças ao aprendizado obtido no TCC

Então, como eu falei ali, este semestre é de documentação do TCC somente, a programação de fato começa semestre que vem…

Por isso eu gostaria de saber se acham muito arriscado mandar bala em JAVA, sendo que vou ter somente este semestre de OO para aprender! A minha vontade é entrar de cabeça e aprender, porém, não sei o nível de dificuldade de programação orientada e todas estas coisas, portanto tenho um “pé atrás” se é que me entendem… Hahahaha

Dúvidas, dúvidas, dúvidas…

Entreguei meu TCC a pouco mais de um mês, foi sobre Análise e Projeto Orientados a Objetos. Escolhi este tema porque já conhecia um pouco sobre o assunto e queria me aprofundar mais, então aproveitei que o TCC exige muito estudo e matei dois coelhos em uma cajadada.

No início pensei em fazer sobre Java também, porém após conversar muito com meu orientador percebi que no TCC quanto mais restrito o assunto melhor. Por exemplo, se for falar sobre Java escolha umas das API como a JPA. Pois apenas Java é um termo muito amplo, já que além da linguagem existe também a plataforma, máquina virtual, JIT e outras coisas, é muito assunto para apresentar.

Então, na realidade o meu TCC tem que ser o desenvolvimento de algum sistema…

Mas queria saber se começar desenvolvendo em JAVA vai dar muita dor de cabeça ou se é tranquilo ir “aprendendo” enquanto desenvolvo, entende?

Cara, vai em frente e comece aprendendo! Sua motivação pra aprender Java vai te ajudar muito no desenvolvimento do teu sistema.

No meu TCC eu enfrentei J2ME, NUNCA tinha visto nada, demorei 1 semana pra conseguir preparar meu ambiente certinho, mas como tava interessado em saber como funciona, vontade aprender sobre, eu fiz o sistema inteirinho sozinho, sem ajuda de ninguem, pois ninguem conhecia J2ME, comprei livro e assim foi indo…

Vá em frente e encare! :slight_smile:

No final de tudo, vai valer mto mais a pena ter feito algo que aprendeu, do que um sisteminha a mais só pra apresentar no TCC.

[quote=chocobola]Então, na realidade o meu TCC tem que ser o desenvolvimento de algum sistema…

Mas queria saber se começar desenvolvendo em JAVA vai dar muita dor de cabeça ou se é tranquilo ir “aprendendo” enquanto desenvolvo, entende?[/quote]

Tranquilo nunca é, mesmo que você pegue um tema que tem dominio você sempre rala muito no TCC, é uma abordagem bem diferente das que a gente está acostumado no dia a dia, tem muitos pequenos detalhes a cobrir e normalmente você acaba passando noites em claro, então, se é pra rolar tudo isso, faça valer a pena, use o TCC como um aprendizado, como uma forma de estudar ainda mais as tecnologias que você quer aprender, faça realmente valer a pena, isso no final é o que importa.

Valeu galera, acho que vou pegar pesado no java mesmo, é a hora de aprender pra valer…

Obrigado as dicas e sugestões, em breve vão me ver fazendo perguntas em outras áreas do fórum!

Abraços!!

Eu faria em Java o sistema pois tem um monte de material na internet e Java não é bicho papão, ou seja, da pra aprende!

Mas acho que seria bom voce decidir como vai desenvolver esse sistema Java antes de sai fazendo, tipo, escolhe um framework, estuda ele, testa bem (costumo fazer testes criando CRUDs).

Voce pode escolher um Framework que não seja tão usado no mercado, tipo o VRaptor(http://vraptor.caelum.com.br/), e comparar ele com outros Frameworks.

Dai vc faz o estudo sobre o framework, testa ele, compara ele com outros, faz o sistema funciona com o framework, dai na apresentação do projeto voce pode falar sobre o framework e mostra que ele funciona com o seu sistema.

Acho que sistema pra tcc não precisa ser complexo, mas é bom ter algo inovador em relação a tecnologia usada, mostrar que vc dominou o assunto e tal.

Velho seria melhor você fazer em PHP em cara, e pelo que eu sei java é mais complicado do que PHP. Se você for fazer em java, realmente será um tiro no escuro!

Pois é, mas é que PHP eu já cansei de usar, queria inovar e partir pra uma linguagem nova e OO!

Até porque acredito que o sistema do TCC, não deverá ser tão complexo!

Mas legal, obrigado pelas opiniões, vou pensar no assunto!

PS: Obrigado pela dica chamuska! Vou dar uma olhada melhor neste!

faz em php5, usando OO, PDO, smarty e algum framework(codeigniter).

nada de mysq_query() rsrs