Começando um Sistema WEB

boa tarde
preciso fazer este sistema:

Um sistema que é util para se fazer e que professores em particular gostariam é um gerador automático de avaliações.
Permitir:
-Cadastro de Disciplinas
-Cadastro de Temas
-Cadastro de bimestre (número de aula quem sabe)
-Cadastro de dificuldade
-Cadastro de tipo de Questão

-Cadastro de Avaliação onde o professor escolhe por exemplo:
– Quero uma prova de 10 questões com a matéria de Sistemas Operacionais I até a aula 10, com 4 questões de V ou F, 4 de múltipla escolha e 2 dissertativas (onde ele pode escolher o nível de dificuldade para cada uma).

como poderei começar?
que tecnologias eu poderia usar?
valeu
agradeço desde já :smiley:

Olá,

Minha opinião: use tecnologias que você domine ou se não domina escolha as que você conhece melhor, afinal pode ser um sistema complexo.
Eu provavelmente usaria JSF com o richfaces, JPA/Hibernate e daí o resto é modelagem, o que não quer dizer que é pouca coisa rs

Já vai pensando nessa parte, na modelagem, pelo menos na parte de persistência daí você terá uma idéia legal do tamanho da coisa e quando escolher a tecnologia já terá bastante noção =)

Obas,

Acrescentando ainda mais o que o colega paquino informou, hoje com a experiencia que tenho, na camada de view, eu usaria Facelets e PrimeFaces, pois já tem suporte para JSF 2.0 e isso viabiliza bastante para menos xml e mais annotations.

Hibernate (com annotations), JPA.

Tomcat (projeto pequeno)
Glassfish (projeto grande) - Engloba EBJ, JMS, e outras siglas mais.

Eu usaria Ruby on Rails ou então VRaptor + JQuery

Caso se interesse pelo Java EE 6, nesse link tem uma sequencia de postagens que pode te ajudar:
http://javasemcafe.blogspot.com/p/4tads.html