Começando uma carreira Java

11 respostas
E

Olá amigos, preciso de algumas dicas de quem já está no mercado java…

Trabalho com sistemas de ERP de empresas de software house desde 2001.

Sou formado em técnico de contabilidade e em Bacharel de sistemas de informação.

Desde o 3º ano da faculdade estudei e pesquisei bastante sobre php e java.

Estou estudando agora mais direcionado para tirar a certificação SCJP.

Após tirar esta certificação e enviar algumas centenas de currículos, acham que minhas changes de conseguir uma colocação neste mercado são boas ?

O que ainda faltaria para chegar lá ?

Obrigado.

11 Respostas

LPJava

como estagio pode rolar algumas propostas… porem nao eh a certificacao que vai dizer isso, sua tragetoria na area de T.I vai influenciar muito, o conteudo da SCJP é focado em fundamentos java ele nao foca nada de WED por exemplo, a maioria das vagas em java q vc ver pedem no minimo:

• servlet, jsp, ejb, struts etc…
E

Sobre estágio sei que seria uma possibilidade o problema é já sou formado…

O mercado valoriza auto didatas ?

O que tenho pensado em fazer é desenvolver algum projeto real para demonstrar na prática o que posso fazer…

ou seria melhor fazer cursos em escolas conveniadas com empresas e utilizar o serviço de indicação…

Realmente não sei por onde chamar atenção de quem contrata para esta área…

bsl.lacerda

Minha opinião é a seguinte.
Como você já é formado, eu aconselharia você a tirar a SCJP sim pois seria um diferencial já que você não terá o período como estagiário para adquirir um pouco de experiência.
Depois ou paralelamente você estudaria so componentes específicos de JEE como servlets e JSPs + frameworks como Spring ou EJB3, Hibernate, Struts2 pra começar.

Depois de um certo conhecimento das tecnologias mencionadas acima acho que não seria difícil uma vaga de júnior não.

Aconselho fazer tutoriais de revistas como Mundo Java e Java Magazine para ficar por dentro de tudo que está rolando no mercado Java atualmente.

LPJava

um detalhe mais importante, se quiser ganhar tempo, ingles, aprenda o ingles que vc consegue entrar no mercado o mais rapido o quanto vc imagina… porem vc tera que investir alto, como curso particular e se dedicar ao idioma de verdade, sonhar, almocar tudo em ingles, com um bom profissional em 1 ano vc está preparado para atender o mercado brasileiro como low intermediate. ja que a carencia eh grande de profissionais com o segundo idioma com foco na comunicacao. tudo que falei é ingles para comunicacao, saber apenas ler e escrever nao empolga mais a galera de RH nao…

essa foi minha saida que comecei quando estava no 7 setimo semestre da facul… para quando saiasse ter boas oportunidades e por minha felicidade aconteceu antes de eu concluir a graduacao, mas devido ao ingles…

para vc ter ideia do investimento, eu investir antes de vim trabalhar na area, somente no ingles media de uns 6 mil no curso particular, isso diretamente com a escola, ai compra um livro ali,e outras coisa que aparece. Enfim valeu apena pq conseguir tirar o investimento com 2 meses no novo trabalho. Bem em 1 ano de estudo intensivo de ingles (comecei jan/2008) eu conseguir chegar a um nivel de entender e mim comunicar, claro que comentendo o erros, mas a empresa estava ciente, pq qdo recebi a proposta foi em outubro/08 entao de jan/08 é muito pouco tempo. Mas passei nos testes de speaking deles e com os americanos.
Bem a cerca de 1 ano atras tive que decidir parte tecnica ou ingles? foi uma decisao dificil, mas escolhi o ingles, pq na minha visao nao dava para eu unir os dois, pois tinha N coisas na epoca Mono, certificacao etc. Ai larguei tudo e fiquei so TCC e ingles. Alguns dizem que nao precisa separar, porem no meu caso eu achei que sim, pois eu usava qualquer tempo que tivesse livre para o ingles, ou era para assitir filmes, praticar conversacao sozinho, ler revistas fora da area tecnica, participar de foruns… etc. entao nao ia sobrar tempo para eu estar mim dedicando a estudar um frameworks por exemplo.

Entao colega veja qual sua situacao, e veja aonde investir. resolvi contar minha experiencia para vc, pode pode ajuda-lo. Aqui na IBM estamos sempre procurando profissionais porem o ingles intermediario é pre-requisito, o cara nao pode nem ter certificacao, nem saber N frameworks, pois isso é mais facil dele aprender, damos um treinamento, e afinal de conta se ele vai ser programador aprende a cada dia de trabalho.

flw, abraco

moacirjava

Olá pessoal!

Bom, gostei do que nosso colega disse logo acima. E aproveitando o post, queria tirar umas dúvidas.

Me formei em Ciencia da Computação ano passado, me cadastrei em vários sites de empregos e até agora nada. Meu conhecimento é acadêmico, não tenho experiência na área por isso tenho estudado pra tirar a scjp, estudo também alguns frameworks como o hibernate, jsf, alguns plugins como o icefaces, richfaces e coisas do gênero, ou seja, tudo voltado para a área.

Porém meu inglês é técnico, leio vários docs em inglês com uma ajudinha de dicionário e tradutores. Logo, me vem a pergunta: estou no caminho certo ou deveria meio que, largar “tudo” e agarrar no inglês? Se sim, como voltar a pegar o jeito das coisas posteriormente?

bsl.lacerda

Acho que uma grande falha de quem faz um curso de nível superior é não procurar um estágio durante o curso.
Depois de formado é muito mais difícil ser contratado sem experiência.
Se tivesse se dedicado um período pelo menos a uma LP como java, estudando e aprendendo de verdade não só os fundamentos mas se aprofundando um pouquinho nos frameworks, com certeza conseguiria um estágio rápido, depois era só aguardar a conclusão do curso e ser contratado como PJ ou CLT.
Lógico que comprovando ser capaz de crescer durante o período de estágio.

LPJava

moacirjava:
Olá pessoal!

Bom, gostei do que nosso colega disse logo acima. E aproveitando o post, queria tirar umas dúvidas.

Me formei em Ciencia da Computação ano passado, me cadastrei em vários sites de empregos e até agora nada. Meu conhecimento é acadêmico, não tenho experiência na área por isso tenho estudado pra tirar a scjp, estudo também alguns frameworks como o hibernate, jsf, alguns plugins como o icefaces, richfaces e coisas do gênero, ou seja, tudo voltado para a área.

Porém meu inglês é técnico, leio vários docs em inglês com uma ajudinha de dicionário e tradutores. Logo, me vem a pergunta: estou no caminho certo ou deveria meio que, largar “tudo” e agarrar no inglês? Se sim, como voltar a pegar o jeito das coisas posteriormente?

bem se for agarrar o ingles tem que ser para a nivel de speaking/conversacao se agarrar com o foco em write e read, esqueça que isso nao vai mudar sua vida, ue depois que vc aprende o idioma tipo nivel intermediate fica tudo mais facil, emprego, estudar nova tecnologia, aumenta a sua biblioteca, eu mesmo agora faco cursos aqui na IBM dos produtos da empresa, quanto de java todos em ingles pq é o padrao, a empresa tem um centro educacional para isso, treinamento constante para os funcionarios de acordo com sua funcao, porem é em ingles, observe o livro que coloquei nesse topico para desenvolvedores bem completo. mas em ingles. eu fiquei 1 ano fora da area tecnica em questao de aprender algo novo, de estudar para certificacao, de ficar meus finais de semana fazendo um programinha para testar o framework X. Mas valeu apena pq hj tenho tempo a vontade para fazer isso e recuperar o tempo que fiquei off, pois faco os cursos citados.

Bem eu recomendo vc investir no ingles, agora a nivel de conversacao no inicio será duro “sair” da area tecnica, mas será por uma boa causa…
So a nível de informacao, aqui na empresa recebemos milhoes de curriculos, muito cara bom tecnicamente nao há o que falar, com vasta experiencia, enfim bons tecnicamente mesmo, porem nao podemos contratar por causa do ingles, infelizmente niguem consegue aprender o idioma em curto tempo, e para as empresas curto tempo seria 1 mes por exemplo, agora vc consegue capacitar um cara em 1 mes na tecnologia X, é bem mais facil e rapido. Vamos dizer que vc nao sabe nada de java, se a empresa ti matricular em um curso intensivo na caelum por exemplo, com aulas todo dia, no final do mes concerteza vc saberá muito sobre java nao é? e em ingles dar para ter o mesmo resultado ? claro que nao…
Eu mesmo quando comecei aqui fiquei os dois primeiros meses somente em treinamento constante, tudo que sabia o basico tive que pular para o intermediario e ir a fundo, tive treinamentos de domingo a domingo, quando nao era presencial era os on-lines todos com provas etc… so comecei exercer a funcao na metade do terceiro mes e ainda com algumas restriçoes, o importante para compania é vc ter o ingles e ela poder ti capacitar… isso que é fundamental, la na frente vc traz resultado…

flw, abraco, espero que minha pouca experiencia tenha ajudado vc…

bsl.lacerda

LP, no caso da IBM o inglês é fundamental, mas vale lembrar que nem todas as empresas que atuam no Brasil são Multinacionais, logo, inglês ou experiência será um diferencial dependendo do caso.
É o que eu acho.

LPJava

Bruno Lacerda:
LP, no caso da IBM o inglês é fundamental, mas vale lembrar que nem todas as empresas que atuam no Brasil são Multinacionais, logo, inglês ou experiência será um diferencial dependendo do caso.
É o que eu acho.

é falo isso para quem que trabalhar em multinacionais, nas empresas nacionais nao sei qual é a realidade delas, ate pq nem toda empresa nacional exige ingles avançado, raramente, eles focam na experiencia e conhecimento. Exceto aquelas que tem cliente fora do pais.

Bem eu desde a minha graduacao sempre quis trabalhar em uma multi, pois queria respirar um ar diferente das empresas diferente e por curiosidade, e realmente é bem diferente de uma empresa nacional em aspectos positivos e negativos, sao completamente diferente a experiencia pessoal e profissional está sendo boa.

moacirjava

E vocês conhecem algum curso de inglês bom, online? Procurei no CCAA aqui da mnha região, mas não tem esse tipo de serviço. Moro no sul de minas.

LPJava

on-line? vc tem certeza que quer um curso assim? alias vai iniciar com o idioma, se vc nao tem disciplina para aprender auto didata recomendo fazer em uma escola. Aprender lingua nao é como aprender “hello java”. Tb nao sei qual é seu proposito em aprender se é para speaking, read, write.

o englishexperts é um maior blog brasileiro que ensina ingles de gratis via internet, tem de tudo la um pouco, expressoes, grammar e o link que postei nesse topico do professor Natan eh show tb, entao há muito materiais para vocabulario e leitura disponivel agora speaking e listening depende mais de vc…

Criado 25 de fevereiro de 2009
Ultima resposta 27 de fev. de 2009
Respostas 11
Participantes 4