moacirjava:
Olá pessoal!
Bom, gostei do que nosso colega disse logo acima. E aproveitando o post, queria tirar umas dúvidas.
Me formei em Ciencia da Computação ano passado, me cadastrei em vários sites de empregos e até agora nada. Meu conhecimento é acadêmico, não tenho experiência na área por isso tenho estudado pra tirar a scjp, estudo também alguns frameworks como o hibernate, jsf, alguns plugins como o icefaces, richfaces e coisas do gênero, ou seja, tudo voltado para a área.
Porém meu inglês é técnico, leio vários docs em inglês com uma ajudinha de dicionário e tradutores. Logo, me vem a pergunta: estou no caminho certo ou deveria meio que, largar “tudo” e agarrar no inglês? Se sim, como voltar a pegar o jeito das coisas posteriormente?
bem se for agarrar o ingles tem que ser para a nivel de speaking/conversacao se agarrar com o foco em write e read, esqueça que isso nao vai mudar sua vida, ue depois que vc aprende o idioma tipo nivel intermediate fica tudo mais facil, emprego, estudar nova tecnologia, aumenta a sua biblioteca, eu mesmo agora faco cursos aqui na IBM dos produtos da empresa, quanto de java todos em ingles pq é o padrao, a empresa tem um centro educacional para isso, treinamento constante para os funcionarios de acordo com sua funcao, porem é em ingles, observe o livro que coloquei nesse topico para desenvolvedores bem completo. mas em ingles. eu fiquei 1 ano fora da area tecnica em questao de aprender algo novo, de estudar para certificacao, de ficar meus finais de semana fazendo um programinha para testar o framework X. Mas valeu apena pq hj tenho tempo a vontade para fazer isso e recuperar o tempo que fiquei off, pois faco os cursos citados.
Bem eu recomendo vc investir no ingles, agora a nivel de conversacao no inicio será duro “sair” da area tecnica, mas será por uma boa causa…
So a nível de informacao, aqui na empresa recebemos milhoes de curriculos, muito cara bom tecnicamente nao há o que falar, com vasta experiencia, enfim bons tecnicamente mesmo, porem nao podemos contratar por causa do ingles, infelizmente niguem consegue aprender o idioma em curto tempo, e para as empresas curto tempo seria 1 mes por exemplo, agora vc consegue capacitar um cara em 1 mes na tecnologia X, é bem mais facil e rapido. Vamos dizer que vc nao sabe nada de java, se a empresa ti matricular em um curso intensivo na caelum por exemplo, com aulas todo dia, no final do mes concerteza vc saberá muito sobre java nao é? e em ingles dar para ter o mesmo resultado ? claro que nao…
Eu mesmo quando comecei aqui fiquei os dois primeiros meses somente em treinamento constante, tudo que sabia o basico tive que pular para o intermediario e ir a fundo, tive treinamentos de domingo a domingo, quando nao era presencial era os on-lines todos com provas etc… so comecei exercer a funcao na metade do terceiro mes e ainda com algumas restriçoes, o importante para compania é vc ter o ingles e ela poder ti capacitar… isso que é fundamental, la na frente vc traz resultado…
flw, abraco, espero que minha pouca experiencia tenha ajudado vc…