Começando!

Boa tarde pessoal!!
não sei se é o lugar adequado mais, eu estou começando agora a programa em java não sei muitas coisas mais faço algumas coisas…
O que tenho que saber para programa em java?? por onde começar…

Blz?

Qual sua experiência em programação?

Se já tiver alguma experiência, pode ser aprofundar mais em Orientação a Objeto e iniciar a fazer programas simples usando o bloco de notas e executando no console mesmo.

Se puder colocar quais seus objetivos tbm acho que ajuda a gente a te dar algumas dicas.

flw…

[quote=thiagomont]Blz?

Qual sua experiência em programação?

Se já tiver alguma experiência, pode ser aprofundar mais em Orientação a Objeto e iniciar a fazer programas simples usando o bloco de notas e executando no console mesmo.

Se puder colocar quais seus objetivos tbm acho que ajuda a gente a te dar algumas dicas.

flw…[/quote]
Blz, se não tiver noções nenhuma comece com Algoritmo, Lógica de programação, Orientação a Objetos e em fim JAVA!

vlw
abs

Se estiver começando na programação em geral, pode baixar no apostilando.com uma apostila de lógica de programação, e no google você pode achar bastante coisa sobre o conceito de OO (Orientação a Objetos) tendo fixado isso, ja pode se aventurar pelo java… lembrando que para isso (Para começar) você deve instalar o JDK que você pode baixar no site da Sun e aqui mesmo no forum poderá achar VÁRIOS tutoriais ja feitos para este tipo de configuração ok? qquer dúvida estamos ai! :slight_smile: :slight_smile: :slight_smile:

Olá ysnafy.

Bem, também estou iniciando em java, acho que uma boa opção e você baixar apostilas de Lógica de Programação e Algoritmo.
Depois pode ler a apostila da FJ-11.
E pode ler alguns livros para iniciantes como:

• Use a cabeça Java
  • Java como programar.

E também pode dar uma olhada em alguns artigos do GUJ.

Sempre que tiver uma duvida pode vir ao GUJ tirar sua duvida.

Dá uma olhada nesse artigo

http://www.javaframework.org/portal/2010/03/16/entendendo-a-plataforma-java-para-leigos/

Aprenda Lógica de Programação + Orientação a Objetos + Java + Modelagem de Dados + SQL
E claro que todo o material está disponível na Internet.
Aqui no Fórum tem indicações de livros (Use a Cabeça! Java) e apostilas (da Caelum).

Boa sorte!

[quote=mspereira]Aprenda Lógica de Programação + Orientação a Objetos + Java + Modelagem de Dados + SQL
E claro que todo o material está disponível na Internet.
Aqui no Fórum tem indicações de livros (Use a Cabeça! Java) e apostilas (da Caelum).

Boa sorte!

[/quote]

Acho besteira ele se preocupar com SQL agora…

Olha, tanto faz.
Mas realmente não precisa de SQL imediatamente.
Importante agora é lógica e OO.
Por outro lado, se considerarmos select, insert, update, delete, where, joins, group by, having e as funções de grupo (count, avg, sum, max, min…) podemos concluir que não é tanta coisa assim.
Uma apostila/tutorial da Internet, algumas horas de leitura e um banco de dados instalado já dá pra brincar com SQL.
Se começar a estudar SQL hoje, na balada de sexta já vai “selecionar” utilizando where :smiley:

Boa sorte!

Olha, tanto faz.
Mas realmente não precisa de SQL imediatamente.
Importante agora é lógica e OO.
Por outro lado, se considerarmos select, insert, update, delete, where, joins, group by, having e as funções de grupo (count, avg, sum, max, min…) podemos concluir que não é tanta coisa assim.
Uma apostila/tutorial da Internet, algumas horas de leitura e um banco de dados instalado já dá pra brincar com SQL.
Se começar a estudar SQL hoje, na balada de sexta já vai “selecionar” utilizando where :smiley:

Boa sorte!

[/quote]

Bom quando ele se referiu a SQL ele quis dizer o conhecimento necessário para se começar ou se integrar na linguagem java em “ponto de bala”, tipo… ja bem preparado mesmo, mas isso só é valido se a pessoa for fazer algum curso envolvendo alguns módulos antes de se ter o curso de java… agora se for aprender sozinho a coisa fica frustrante… compensa mais ir pra lógica, OO e depois java… em conjunto com isso vale MUITO a pena dar uma lida sobre diagramação em UML (nesse caso o livro JAVA - COMO PROGRAMAR, Deitel é indispensável) e algo a respeito de SQL, afinal você vai ter de aprender de qquer forma…
:wink:

valeu galera pela dica…
já baixei o livro como programa em java vou baixar o outro…
não tenho conhecimento em programção, mais já estou estudo algoritmo e etc…
vlw… obrigado pelas dicas…

Não baixe apostilas da Caelum, são imcompletas, eles não passam material que vc precisa para estudar.

Por exemplo eles fazem assim na apostila:

“Pegue o arquivo ABC que está na sua área de trabalho e coloque no projeto”.

Aí vc vai dizer: “Eu não tenho o arquivo ABC como vou estudar?”.

Pois é eles dão a apostila mas o material não então não perca seu tem e compre um bom livro de Java, não precisa ser o Deitel.

Oi pessoal

Quem precisar do material zipado, por favor nos envie um email que vamos em breve disponibiliza-lo no site. Em algumas apostilas ha apendices de passo a passo de como criar esses zips.

Essa informação eu não tinha, se é assim então o pessoal pode ir em frente.