Começar com banco de dados

Aê GujNautas…

Seguinte, eu ja programo a um tempinho em C/C++ na faculdade, mas sempre fiquei frustado por não utilizar banco de dados, afinal agente alimenta um programa e talz, e acaba tendo que fazer tudo novamente quando fecha/abre ele, tem a possibilidade de arquivos(mas confesso também que não sou muito fã não!).

Com o C eu sei que é muito complexo a conexão com banco de dados, mas com JAVA me parece que é muito mais simples, e como sou iniciante em JAVA, eu ja queria iniciar pelo menos “tentando” fazer a conexão com banco de dados e etc…

Mas também nunca trabalhei com BD e gostaria que me indicassem artigos, apostilas ou até sites que vocês conheçam que possa me ajudar nesse aprendizado, não conheço muito bem, mas pelo que ouço o firebird ou mySQL seria uma boa opção para iniciar. E precisaria também de uma ajudinha para fazer a conexão entre os dois JAVA/BD.

Desde ja muito obrigado a todos, to na espera !

Pra começar você pode ler o artigo do GUJ:
Artigo JDBC GUJ

Não tem muito segredo em como usar JDBC. Cada banco de dados pode pedir parâmetros diferentes ao criar a conexão com o banco, por isso você sempre vai ter de dar uma olhada na documentação do próprio banco.

No mais, se tiver dúvidas ou dificuldades posta aí…