Pessoal onde trabalho iremos portar a nossa intranet para Java, até aqui iremos usar Java para Web isso está acertado e caminhando tranquilo, a minha dúvida é que após esse processo iremos portar nosso sistema interno para Java também (hoje usamos Forms da Oracle) e qual tipo de tecnologia J2EE devemos usar? EJB? Outra coisa? Precisamos fazer algo para conseguir uma boa integração entre Intranet (Java para Web) e o nosso sistema interno?
Começar desenvolvimento J2EE
6 Respostas
para a parte web e sempre recomendo Java (para fazer a parte de negócios) + Struts (para utilizar o pattern MVC, q na minha opinião eh o melhor) + o banco de dados qualquer… como vc falou q eh em Oracle jah… intaum use o próprio… hehehhehehe
[]'s
cara existem muitas alternativas…
desenvolver utilizando scriptlets, servlets ou algun(s) framework(s).
Recomendo estudar servlets e mvc e depois conhecer alguns frameworks.
O ebook de Java Web da caelum é bem legal também, baixa e dá uma olhada. www.caelum.com.br
Sistema legado com sistema novo conversando em linguagens diferentes?
Isso é um caso para se usar WebServices.
Acedito que EJB é mais uso quando é Java com Java pra sistemas realmente
grandes com muitas requisições simultaneas…
Bom se for apenas isso ta respondido. Se for optar por utilizar
WebServices use o Apache Axis. Ele te da uma boa ajuda…
Boa sorte! :thumbup:
Se vocês não tem expertise em Java, correm um grande risco de fazerem M**** 
O legal seria se você fizessem projetos-piloto em Java para testar alternativas possíveis e até para a equipe ganhar conhecimento.
E o efeito colateral disso é que você mesmo poderá responder as suas perguntas e vai saber melhor o que está fazendo, verá as soluções possíveis com muito mais clareza 
Abraços,
Guilherme
Pessoal valeu pela dica, mas uma coisa ainda me incomoda. A Intranet vai ser desenvolvida em Java, isso está definido e também como será já está resolvido, o problema agora é quando formos portar o sistema legado (daqui a uns 2 anos +/-) também para Java, que caminhos deveremos seguir, Java é muito amplo, a idéia de projetos pilotos é muito boa, tanto que uma parte da equipe irá portar a Intranet e outra parte irá desenvolver um novo módulo do nosso sistema em Java para testar e é nisso que estou pensando qual caminho seguir, pois não temos tanto tempo disponível para ficar testando isso. Mas valeu pelas dicas, já deu uma clareada legal.
:roll: tá…
uhmru…
EJB / RMI / WebServices
Se você agora vai ter que “conversar” com o sistema legado
WebServices é a solução pra ligar duas linguagens diferentes.
Mas se depois vai ser tudo Java ai não seria necessario WebServices
com RMI ou EJB você conseguiria fazer as chamadas de metodo.
Modele bem a arquitetura do sistema que muito pode ser
aproveitado quando migrar de WebServices -> EJB / RMI.
:thumbup: